Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DaniloDantas

asp.net

Recommended Posts

Olá!

Atualmente, desenvolvo meus sites em PHP + MySQL. Porém, eu estava lendo sobre a plataforma .NET da Microsoft e fiquei bastante interessado.

Queria a ajuda de vocês, por onde começo no ASP.NET? Recomendam algum livro, apostila, tutorial ou algo assim?

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Danilo o material parace ser muito bom, principalmente pra quem ta iniciando. Referente a linguagem, é algo muito pessoal, hoje eu conheços as duas, se possível estude as duas também, o VB com certeza é bem mais fácil de aprender, mas eu acredito que o C# é mais utilizado, mas isso é apenas uma opnião, eu to saindo do VB e indo pro C# por se tratar de uma linguagem de baixo nível se comparada com o VB e espero quem sabe ter melhor performance.

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo o material parace ser muito bom, principalmente pra quem ta iniciando. Referente a linguagem, é algo muito pessoal, hoje eu conheços as duas, se possível estude as duas também, o VB com certeza é bem mais fácil de aprender, mas eu acredito que o C# é mais utilizado, mas isso é apenas uma opnião, eu to saindo do VB e indo pro C# por se tratar de uma linguagem de baixo nível se comparada com o VB e espero quem sabe ter melhor performance.

Abraços...

Vou baixar o Visual Studio 2008 Trial aqui pra dar uma olhada. Eu instalei o Microsoft Expression Web aqui e tem umas opções de ASP.NET que geram código como esse:

<form id="form1" runat="server">
<asp:CreateUserWizard runat="server" id="CreateUserWizard1">
	<WizardSteps>
		<asp:CreateUserWizardStep runat="server" />
		<asp:CompleteWizardStep runat="server" />
	</WizardSteps>
</asp:CreateUserWizard>
</form>

Tem como eu criar minhas próprias tags <asp:...>?

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo esse código gerado é somente o HTML, você pode criar suas tags asp no meio do HTML. Mas o Visual Studio separa em camadas diferentes o HTML e o Código de Programação. O ideal seria programar separado do código HTML.

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo esse código gerado é somente o HTML, você pode criar suas tags asp no meio do HTML. Mas o Visual Studio separa em camadas diferentes o HTML e o Código de Programação. O ideal seria programar separado do código HTML.

Abraços...

No PHP, uso o Smarty, um sistema de templates, pra separar o HTML do PHP. No ASP.NET o Visual Studio faz isso sem precisar de anda extra?

Compartilhar este post

Link para o post

No PHP, uso o Smarty, um sistema de templates, pra separar o HTML do PHP. No ASP.NET o Visual Studio faz isso sem precisar de anda extra?

Sim Danilo, independente da linguagem que utilizar o Visual Studio separa em dois arquivos, por exemplo, ele cria o arquivo Default.aspx e o Default.aspx.vb. Só que quando você abre seu projeto eles ficam amarrados um ao outro, pois no código HTML existe essa linha:

<%@ Page Language="VB" AutoEventWireup="true" CodeFile="Default.aspx.vb" Inherits="_Default" %>

Ele determina qual o arquivo que esta o CodeFile dele, além disse tem o Inherits (herança) e no seu código VB fica assim:

Partial Class _Default
End Class
Repare que o _Default esta sendo herdado no seu código HTML.

Espero que eu tenha sido claro Danilo.

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Danilo, independente da linguagem que utilizar o Visual Studio separa em dois arquivos, por exemplo, ele cria o arquivo Default.aspx e o Default.aspx.vb. Só que quando você abre seu projeto eles ficam amarrados um ao outro, pois no código HTML existe essa linha:

<%@ Page Language="VB" AutoEventWireup="true" CodeFile="Default.aspx.vb" Inherits="_Default" %>

Ele determina qual o arquivo que esta o CodeFile dele, além disse tem o Inherits (herança) e no seu código VB fica assim:

Partial Class _Default
End Class
Repare que o _Default esta sendo herdado no seu código HTML.

Espero que eu tenha sido claro Danilo.

Abraços...

Ah, entendi. Baixei um livro sobre ASP.NET aqui e já comecei a ler :)

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá DaniloDantas,

Eu também era programador PHP, agora estou aprendendo .net.

Eu prefiro o C#, acho inclusive que é melhor para vem do PHP. Se você trabalhava com PHP estruturado e orientado a objeto, logo vai pegar as manhas do C#.

A principal mudança é que os formulários são processados no servidor e devolvem para a mesma pagina sua resposta, economizando código e tornando ele mais legível.

Outra vantagem é que muita coisa que você usaria javascript você pode usar no próprio codefile para fazer. Isso facilita muito.

Eu fui lendo sobre .net, principalmente no site do msdn e macoratti e em um mês consegui fazer um sistema em 3 camadas com acesso a banco e algumas outras coisas de livél um pouco mais avançado. Não é dificil, é so acotumar.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.