Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thcb2

com dimensões, gradiente e Pen Tool

Recommended Posts

Boa noite,

Sou iniciante em Photoshop e coisinhas simples, para mim se tornam complicadas, ainda mais pelo vício com outros programas como Flash e Fireworks.

A minha primeira dúvida é: seguindo alguns tutoriais do site, muitos diziam "coloque um quadrado (shape) de 23px por 23px", por exemplo. ONDE EU VEJO AS DIMENSÕES DO MEU QUADRADO PARA COLOCAR 23X23? Eu vi várias opções, mas nenhuma em que eu pudesse colocar os valores exatos do meu quadrado =/

Outra dúvida que apareceu foi em relação ao gradiente. COMO COLOCAR O GRADIENTE DENTRO DE UM QUADRADO?

E uma última dúvida surgiu quando eu tentava passar a caneta Pen Tool em uma foto (tipo vetorizar). Eu queria fazer contornos do nariz, covinhas, e etc, mas não sabia como deixar o traço da Pen Tool como um simples contorno com uma determinada cor. Como se fosse um risco com o lápis mas com a Pen Tool.

Se alguém puder me ajudar eu agradeceria mto.

Desde já muito obrigada e desculpe as dúvidas beeem de iniciantes mesmo.

Thais

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Thais,

1- você poe as dimensoes na barra de propriedade. Porem nao é como no corel que fica ali e você pode mudar a qquer momento. Esse é um prob do PS.

2- Gradiente é assim:

* Crei uma forma

* de dois cliques na camada da forma que quer colocar o gradiente( nao pode ser nem no nome nem no Icone)

* procure GRADIENT OVERLAY)

* divirta-se

3- Voce deve cirar SEMPRE formas fechadas com a pen tool. Conheço gente q vetoriza usando STROKES nas linhas do nariz e tal mas nao recomendo.

Se rpecisar de algo a mais é so ligar para meu telefone: 3389-9999 que atenderei com todo prazer...

Abraços, Fabio Pantoja

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Thais,

1- você poe as dimensoes na barra de propriedade. Porem nao é como no corel que fica ali e você pode mudar a qquer momento. Esse é um prob do PS.

2- Gradiente é assim:

* Crei uma forma

* de dois cliques na camada da forma que quer colocar o gradiente( nao pode ser nem no nome nem no Icone)

* divirta-se

3- Voce deve cirar SEMPRE formas fechadas com a pen tool. Conheço gente q vetoriza usando STROKES nas linhas do nariz e tal mas nao recomendo.

Se rpecisar de algo a mais é so ligar para meu telefone: 3389-9999 que atenderei com todo prazer...

Abraços, Fabio Pantoja

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Thais,

2- Gradiente é assim:

* Crei uma forma

* divirta-se

Abraços, Fabio Pantoja

Compartilhar este post

Link para o post

A minha primeira dúvida é: seguindo alguns tutoriais do site, muitos diziam "coloque um quadrado (shape) de 23px por 23px", por exemplo. ONDE EU VEJO AS DIMENSÕES DO MEU QUADRADO PARA COLOCAR 23X23? Eu vi várias opções, mas nenhuma em que eu pudesse colocar os valores exatos do meu quadrado =/

Usando a opção Fixed Size na barra de Opções da Ferramenta, logo abaixo do menu:

Imagem Postada

Informe os valores e é só isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Se precisar de algo a mais é so ligar para meu telefone: 3389-9999 que atenderei com todo prazer...

Hummm, será que o propósito do Pantoja em passar o tel pra Thais foi somente ensinar Photoshop?!.... :blink:

Menino esperto, hein... E ainda postou 3 vezes, para garantir... huahuaehue http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Compartilhar este post

Link para o post

1. para por um gradiente dentro de um quadrado tem 3 maneiras

2. arba um novo documento

2.1. crie uma seleção retangular com a Rectangular Marquee Tool Imagem Postada

2.2. agora com a ferramenta Gradiente Tool Imagem Postada faça o preenchimento na direção que deseja

3. na barra de opções existem várias configurações diferenciadas para seu gradiente

Imagem Postada

4. Gradient Picker: seu 'banco' de gradients, o photoshop já possui alguns default, mais você pode criar seus degradês e salvar para usar posteriormente

5. Opções de Degradê: Linear Gradient / Radial Gradient / Angle Gradient / Reflected Gradient / Diamond Gradient / Blending Mode

6. Mode: é possível definir o modo de blend para o degradê

7. Opacity: aonde será definido o valor da transparência em que seu degradê terá após ser aplicado

8. Reverse: muda a direção do degradê de forma inversa ao ser clicado

8.1. Dither: suaviza a transição de cores, por mais imperceptível que seja é sempre aconselhável que esta opção sempre esteja ativada

8.2. Transparency: define a transparencia através das cores usadas no degradê

---

a outra maneira é

9. crie um retângulo com a Rectangle Tool Imagem Postada, não esqueça de deixar marcada a opção Shape Layers Imagem Postada para que seja um shape com preenchimento

10. na janela dos Layers vá até na opção Create New Fill or adjustment layer Imagem Postada

10.1. e escolha Imagem Postada

10.2. irá surgir a seguinte tela Imagem Postadaque basicamente tem as mesmas funções do primeiro modo que eu mostrei, se você clicar sobre as cores do degradê irá aparecer uma tela com opções mais avançadas:

Imagem Postada

Este modo não é muito recomendado, porque você não pode escolher a direção em que o degradê será aplicado e nos tipos só exitem duas opções: Solido (solid) e Ruído (noise)

11. O 3º modo de fazer um degradê, repita o passo 9 e em seguida clique em Add a Layer Style Imagem Postadae escolha a opção http://img169.imageshack.us/img169/1193/overlayzo5.png

12. Na próxima tela são as configurações do seu degradê, basicamente são as mesmas do primeiro modelo que citei, só que nesse modo diferente do exemplo 2 você pode escolher o ângulo que deseja aplicar o degradê, a intensidade, escala e o mudar também o estilo.

http://img404.imageshack.us/img404/3871/stylebm4.png

A vantagem de usar esse ultimo modo é que se você precisar mudar a cor do degrdê futuramente não precisará criar o objeto novamente e aplicar um novo degradê como no exemplo 1..... pois ele salva o degradê como um Estilo de Camada, ficando dessa maneira:

http://img165.imageshack.us/img165/3264/layersbh0.png

Basta um duplo clique na marcação em verde para editar o degradê a qualquer momento.

Na questão da PEN TOOL para fazer somente um contorno no Photoshop a forma não é parecida como vetorizar no COREL ou ILLUSTRATO aonde basta fazer um traço e escolher sua espessura, no photoshop como é uma ferramenta que simula o vetor você tem que desenhar esse contorno, desenha a parte de fora do traço e de dentro para poder fazer o preenchimento:

http://img444.imageshack.us/img444/2549/exemploci6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Se precisar de algo a mais é so ligar para meu telefone: 3389-9999 que atenderei com todo prazer...

Hummm, será que o propósito do Pantoja em passar o tel pra Thais foi somente ensinar Photoshop?!.... :blink:

Menino esperto, hein... E ainda postou 3 vezes, para garantir... huahuaehue http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Acredito que naum http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

huahua, e ainda postou 3 vezes... huahauu essa boua...

êêêê Panta, triple post... txo txo, isso aoctece quando o server fica lento...

---------------------------------------------------

Caraca, o que deu em você Coxa????

fez um super mini-tuto oO :blink:

parabéns coxa, muito bom!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

de vez em quando baixa o santo do tutorial hehehehe + ócio no trampo pré-carnaval

--- edit --

ps.: caracas, nem tinha visto que era mulher.. via agora !.. panta sapequenha !

Compartilhar este post

Link para o post

Meninos mto obrigada meeesmo pelas ótimas respostas :D

o mini-tutorial ficou realmente ótimo :D

obrigada mesmo,

mas me decepcionei com a Pen Tool =( achava que dava pra por uma corzinha de contorno e já era =(

ah só uma última perguntinha,

na barra de opções no lugar que digita o valor exato pra criação do desenho (shape) não tem como colocar em px ao invés de cm?

Obrigada mais uma vez :D:D:D

Compartilhar este post

Link para o post

mas me decepcionei com a Pen Tool =( achava que dava pra por uma corzinha de contorno e já era =(

infelizmente não, até da ...da maneira que o pantoja disse, com stroke path... mais ai já não é um shape e você perderá qualidade

na barra de opções no lugar que digita o valor exato pra criação do desenho (shape) não tem como colocar em px ao invés de cm?

tem sim..... habilite a régua (ctrl+r)... clique com o botão direito sobre ela e escolha pixels... pronto sua medida padrão agora é PX ... se quiser centimetros, polegada, milimetro, porcentagem .. só fazer o mesmo.

a maneira mais rápida é do jeito que o Rodrigo disse.

Mas Panta e Coxa, num tem mesmo jeito de mudar o padrão de contorno, para outra cor?

e se o que tah vetorizando for bem pretão, como faz?

para mudar a cor do contorno você terá de usar o stroke mesmo, ou então fazer uma linha mais fina contornando a forma que você fez.....

por isso não gosto do PS para vetorizar...

como assim se o que ta vetorizando for preto ?? nao entendi

eu geralmente jogo a camada dos shapes abaixo da mada original e fico somente com as linhas guias do shape sem preenchimento

só depois que termino é que coloca uma cor nele

seria isso sua duvida ?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Panta e Coxa, num tem mesmo jeito de mudar o padrão de contorno, para outra cor?

Amigo, sua dúvida é normal para quem ainda noa sabe como funciona a teoria de vetor. Regra básica de vetor: "nunca use contorno pronto" Nas minhas aulas de Corel primeira coisa que ensino meus alunos é isso, trabalhar SEMPRE com formas fechadas. É muito ccomum o aluno tentar faer linhas soltas para desenahr como se tivessem trabalhando com papel e lapis.

Tendo isso em mente tudo funciona melhor com vetor. Logo nao se atente aos contornos. você deficnitivamente NAO precisará deles.

^^

ai você se pergunta: ta mas como desenham sem contornos? bem, ai que entra a teoria de criação de vertor.

De uma estudada nessa parte para clarear sua mente.

Sr. Miagí:

"Lixe o assoalho, duas para a esquerda... duas para a direita... circulos Danile San, círculos"

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigada mais uma vez... :D td solucionado :D

Mas o que é Strokes Path?

stroke path... seria ele traçar o caminho feito com o shape

por exemplo... você pega a pen tool e faz uma linha com curvas vai em stroke path ele irá traçar esse caminho de acordo com o pincel da Brush Tool

sendo assim mais fino, mais grosso, redondinho ou de estrelinhas

exemplo:

Imagem Postada

usei um brush de estrelas no prieiro exemplo fiz usando o Simulate Pressure e no segundo sem simular pressão

o que aconteceu foi que o brush se repetiu pela linha que eu tinha feito, isso é o stroke path.

Amigo, sua dúvida é normal para quem ainda noa sabe como funciona a teoria de vetor. Regra básica de vetor: "nunca use contorno pronto" Nas minhas aulas de Corel primeira coisa que ensino meus alunos é isso, trabalhar SEMPRE com formas fechadas. É muito ccomum o aluno tentar faer linhas soltas para desenahr como se tivessem trabalhando com papel e lapis.

ta.. la vai você falar "la vem o coxa do contra".... mais o que eu digo é "nunca diga nunca"...... primeiro não estamos falando de Corel.. não pode querer comparar duas ferramentas opostas como Corel x Photoshop....... falando de Photoshop em si apoio isso que você disse, sempre trabalhe com preenchimento

...

a 2 tipo de "contornos" e acho que estão misturando....... há o contorno que você desenha este... e a a linha que você coloca um STYLE e uma espessura nela

tem que tomar muito cuidado com isso, principalmente no caso de fazer um traço colocar 12 pt de espessura e um estilo no stroke para simular pressão, pode não ficar muito bom senão souber fazer... então recomendo o mesmo que o pantoja para quem esta começando...

além disso há uma outra forma de fazer um contorno, sobreposição de layers..... você pode fazer trabalhar com formas 'cheias' e com outras menores e ir dando forma sobrepondo com as cores, eu não aconselho muito pois você acaba criando um número muito grande de layers para criar um simples objeto, por exemplo este olho que eu fiz, olha qntas layers apenas para criar um unico olho que poderia ter sido feito em um numero bem menor se somente com 1 ou 2 formas preenchidas:

Imagem Postada

faça sempre a parte de fora e a parte de dentro do contorno:

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.