Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Couder

[Resolvido] Photoshop como aprender

Recommended Posts

Olá boa noite,

Não sei se estou postando na área devidamente correta, pois bem, caso eu esteja errado por favor movam meu tópico.Eu sou Programador com ênfase a web há três anos, e hoje busco ampliar mercado através do WebDesign e Design Gráfico, porque hoje, deixo de conquistar clientes que já me conhecem por não ser WebDesign, sempre eles me questionam pedem recomendações...

Para isso há praticamente seis meses comecei a mexer no Fireworks ferramenta que até então achei mais amigável que o Photoshop, hoje sei o básico, mas não o suficiente para me considerar WebDesign e sair vendendo sites, para os clientes, os quais prezo meu nome e a qualidade dos serviços prestados.

Portanto hoje me sinto na necessidade de aprender photoshop, sei que um WebDesign não se faz apenas pelo domínio desta ferramenta, mas para mim já seria um grande começo, já que a parte conceitual, não vejo como problema.

Para isso, busquei cursos na Infnet, WOC, ambas cobram mais de R$700,00, por um curso com duração de três dias, decidi então tentar a sorte no Iped, comprei o curso de photoshop e não fiquei satisfeito, hoje pesquisei vários livros e não encontrei tambpem algo que fosse suprir minhas necessidades.

No próprio iMasters, temos um material excelente a disposição eu sei, já li diversos tutoriais mas sem conhecer a barra de ferramentas e a maioria dos componentes disponíveis, não obtive sucesso ao executá-los, mas devido a não possuir muito tempo disponível, eu pretendo iniciar os estudos de forma organizada, por isso estou postando aqui, depois de muita pesquisa, busco uma solução, dicas, de como iniciar, bons cursos, até mesmo online, apostilas.

Caso aqui tenhamos algum bom instrutor de photoshop interessado a ministrar um curso, me envie uma MP, também tenho interesse. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Eu pretendo investir, mas em algo que me seja vantajoso e que realmente me fará dominar esta ferramenta.

Agradeço pela compreensão de todos e peço desculpas pelo extenso texto.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Couder,

Me chamo Fabio Pantoja, atuo na área de arte e design a 3 anos aproximadamente. Tenho uma galeria onde ponho meus trabalhos no deviantART caso tenha interesse em ver aqui está o link.

Além de dominar o photoshop, ferramenta que tem interesse em aprender, ministro aulas a mais de 5 anos em um curso de informática aqui no Espírito Santo de Photoshop, Corel, Windows, word, excel, powerpoint, Delphi, logica de programação e autoCAD.

Atualmente tenho feito aulas personalizadas de acordo com a necesidade do meu cliente. Como funciona? Bem, a pessoa vê um efeito interessante na internet e quer reproduzí-lo, me contrata e eu refaço o efeito em vídeo para ela e a pessoa aprende a técnica e a usa em seus trabalhos.

Ou a pessoa quer saber como funciona uma ferramenta em especial, as vezes até um programa especial como Apophysis que é um gerador de fractais( esse fiz semana passada por exemplo) e eu crio toda uma aula personalizada para a pessoa de como tudo funciona e no fim os clientes tem ficado satisfeitos.

Possuo alguns tutoriais em minha galeria no deviantART também caso queira dar uma olhada.

Por falar em tutorial irei fazer um em breve muito legal que ja me cobraram faz tempo. mas isso já seria ouuutra história.

Bem, é isso amigo. Caso precise realmente de mim basta contactar-me em: artpantoja@gmail.com

Abraços,

Fabio Pantoja

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por responder Pantoja, aliás parabéns pelos trabalhos, você realmente é um artista, bom tenho interesse sim, se você possuir msn seria melhor ainda, poderiamos combinar agora mesmo, quanto as aulas basicamente o que almejo é mais voltado a área de webdesign e criação de layouts, posso até desejar aprender efeitos, mas como desejaria sem nem ao menos os conhecer.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

é realmente naum é nada fácil de aprender PhotoShop

digo isso pq eu tbm tou suando pra aprender, por isso fico enchendo o saco do Pantoja perguntando cosasinhas básicas, mas o que eu sei foi apredendo sozinho pela internet... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

eu sei mexer muito bem no corel, difícilmente encontro algum rpoblema que naum possa resolver, mas aprendi Corel tbm sozinho pela net e com primos meus, qu tbm sabiam mexer, desde pequeno eu mexia em corel draw, claro, por que meu primo trabalhava com corel aqui com meu pai, (até photoshop de vez em quando), como eu era curioso eu fuçava tudo, a cada segundo perguntava alguma cois pra alguém que sabia, hehe.. até hoje me lembro (de quando eu tinha 7 anos mais ou menos(hoje tenho 13)) que eu copiei um logotipo daqueles ovos de chocolate que esqueci o nome... ^^

enfim, fui aprendendo enquanto fazia algumas artes de gráfica para o meu pai... e com a ajuda de meus primos...

isso aew..

Tbm existem vários livros ótmos de PS, por exemplo, a Bíblia do PhotoShop, pelo o que eu sei, a mais completa. Tem outros livros menores tbm, tava falando com um primo hoje no msn, ele falou sobre um livro de dicas para experts, ele disse que é ótimo, qualquer dia vou numa livraria ver como é, e levar um bloco de papel pra copiar alguma coisa legal ^^

Compartilhar este post

Link para o post

O PS inicialmente foi criado mais para arte-finalistas de fotos do que para quem quer "criar arte do zero", então fica essa coisa de o que tem haver o PS com webdesing. O PS tem mais vantagens sobre o FWorks porque é bem mais amplo. No PS você faz o layout e edita as fotos lá mesmo! O que no FW não e mt legal.

Fora os processamento de vários arquivos com scripts bem complexos, usando Java Script e os efeitos atraves de filtros, os pinceis editaveis, formas vetoriais,etc

Não mais tenho interesse em webdesing mas cheguei a aprender bastante por conta própria. Eu pegava um screenshot de um Layout que gostava (vide os webdesigner do TemplateMonster que pra mim, são ótimos) e depois estudava seus elementos. Como ainda não sabia nada sobre as ferramentas, procurava how-tos de cada elemento, tipo: um menu em degrade, eu procurava como fazer o menu ou o degrade, e dai o aprendido no menu tb servia pra se fazer botões por exemplo. No PS nada é isolado, sempre que você fizer alguma coisa vai aprender algo q sirva para muitas outras coisas.

• Se você quer fazer um estudo sistemático, primeiro você tem que saber o básico sobre o Ambiente do PS. Onde fica o que. Pq cada vez q ler um tutorial não vai saber onde fica, em que lugar fica tal paleta de ferramentas, pq no seu não tem tal opção, o seu arquivo tá diferentes etc coisas q stressam e desanimam.
  • Além dos livros, a Bíblia do PhotoShop que o Felix Designer disse, leia a Ajuda do PS.. A maioria dos livros contém as mesmas coisas q a Central de Ajuda, só q bem explicada. Um curso de 3 dias também não vai além de exertos, traduzidos, ilustrados. Pra mim, ler a Ajuda funcionou e funciona!
  • Praticamente tudo o que é design pode ser feito no PS, a não ser coisas mt avançadas do tipo ambientes 3D...Da uma olhada no TemplateMonster eles vendem layouts que são feitos totalmente em PSD.
  • No meu site, tem alguns tutoriais, inclusive do Área de Trabalho do PS. Amanhã vou dispor outros bem básicos só das ferramentas, tudo em flash comentado, não é video nem texto puro!

Se você tem os conceitos, o conhecimento de programação, não vai ser dificil aprender. No inicio parece que não evolui nada, e com o tempo você percebe que lembra de todos os menus, todos os filtros, como se faz esse efeito ou aquele, só de olhar para ele. Tenha algum conhecimento teórico antes de praticar, sem ler nada, sem referencias, você demora o dobro de tempo para aprender. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/excl.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Se você tem os conceitos, o conhecimento de programação, não vai ser dificil aprender. No inicio parece que não evolui nada, e com o tempo você percebe que lembra de todos os menus, todos os filtros, como se faz esse efeito ou aquele, só de olhar para ele. Tenha algum conhecimento teórico antes de praticar, sem ler nada, sem referencias, você demora o dobro de tempo para aprender. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/excl.gif

Verdade Pura!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

VocÊ também aprende muito fuçando, tipo, cria um novo arquivo e vai testando as ferramentas, os efeitos e de tudo um pouco, assim você tem uma idéia das coisas do Photoshop.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz os dois cursos de Photoshop na WOC, e é um ótimo curso, porém acho mais legal ir "fuçando" mesmo, do jeito que nosso amigo peshe disse aí em cima.

Dá pra aprender muita coisa sem pagar nada, mas talvez aprender "fuçando" demore mais do que aprender em um curso. Bom, cabe a você decidir: Fuçar exige mais tempo de treino e curso exige mais dinheiro na conta... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que, se agente pode ter alguem do nosso lado dando todos os macetes e dicas em algo é perfeito. Aprendemos rápido, temos um norte e seguimos no caminho certo.

Dá para aprender sem ninguem nos auxiliando? sim. Muitos são exemplo disso. Mas eu prefiro muito mais pagar a alguem para me ensinar algo e eu aprender em tempo recorde algo do que esperar alguns anos para sacar como funciona uma ferramenta ou efeito.

Exemplo mesmo fui eu com a ferramenta caneta do photoshop. No inicio nao saia nem uma reta direito qto mais uma curva. Apanhei messsssmo. Quase desisti dela. Mas ouvia falar muito bem. Depois de treinos, treinos, etudos e mais estudos hoje a domino. Faço o que quiser com ela. Mas vocês sabem qto tempo levei para domina-la?

1 ano. um ano de estudo duro. Agora quando passo meus conhecimentos adiquiridos com ela passo tudo que aprendi em alguns minutos de video aula.

Ai pergunto. Se alguem pudesse te passar um ano de conhecimento em alguns minutos de ensinamento você nao iria querer?

Bem eu respondo por mim.

EU iria querer sim.

isso é que penso.

Abração,

Fabio Pantoja

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom Pantoja, mas na minha opinião, MUITOS cursos pagos por aí (fora o PS) não prestam muito, mais vale você adiquirir um pouco de experiencia (pra ninguém te passar a perna [como dizem]) pra depois fazer um curso pago, pq, é chato ficar explicando e achando uma forma de explicar algo para alguém que não sabe quase nada (sem noção disso ou aquilo), porque assim não é tão fácil, pra explicar alguma coisa, o aprendiz seria bom que tivesse uma base, se não fica difícil, tem que explicar do 0...

Na minha opinião, não é tão nescessário pagar um curso, (a menos que ele seja muito bom), mas tbm é muito ruim aprender só fuçando, sem nenhum tuto pra ter uma idéia...

Por mim digo, que se eu for num curso pago, não vou ficar só esperando o professor ensinar as coisas, vou rodar a net atrá de algo...

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

É, com curso é melhor de aprender, mas não ficar só no curso, dar uma pesquisadinha antes é bom tbm.

Pelo menos para ter uma base da ferramenta, assim é mais fazer um curso...

Compartilhar este post

Link para o post

Cursos são úteis no momento que o oferecido atenda ao que você precisa. Antes de fazer um curso, pergunte bem sobre o que vai ser ensinado e se oferecem feedback.

O que acontece muitas vezes é os cursos serem muito superficiais a medida que a pessoa que o procura não tem nenhum conhecimento do é preciso saber para o que ela precisa/faz. Dai você vai num "Curso de Photoshop", eles te ensinam a instalar o programa, abrir pastas, instalar Plug-ins e pronto. É só isso?!

Claro q não. Do mesmo jeito q desenho 3D não é só pra fazer animações pra sites, o PS não é só pra "retocar fotos". E quanto a quem faz impressos? E apresentações em slide? E design web? E arte-final? A base, o Uso do programa é o mesmo, mas o tipo de trabalho não.

Não é questão de limitar, é questão que o curso seja claro. Primeiro descubra o que você precisa, depois onde encontrar.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Couder, fiz aqui uma organização dos tópicos que abordarei em seu estudo caso realmente tenha interesse.

Abordagem completa do Curso Personalizado em Vídeo do Pantoja:

1. Dica de onde pegar sites semi-prontos (Templates)

2. New Document (explicação dos parâmetro)

3. Salvar / Abrir (em PSD e vários formatos para web)

4. Aumentar Canvas e Redimensinar

5. Fatiar Documento (Slice Tool)

6. Salvar para Web (já com código HTML e Fatiado)

7. Ajustes

a. Desaturate (desaturar)

b. Invert (inverter)

c. Brigthness and Contrast (brilho e Contraste)

d. Hue / Saturation (Matiz e Saturação)

e. Levels (Níveis)

f. Variations (Variações)

8. Régua

9. Grades

10. Linha Guia

11. Shapes

a. Retângulo

b. Retângulo arredondado

c. Ellipse

d. Poligono

e. Linha

f. Forma Personalizadas

12. Pen tool ( do básico ao avançado)

13. Camadas

a. Nova em branco

b. Duplicar

c. Duplicar mesclado

d. Clipar

e. Selecionar

f. Agrupar (set de camadas)

14. Noções de máscara de camada

15. Efeitos de Camadas

a. Drop Shadow

b. InnerShadow

c. Inner Glow

d. Outer Glow

e. Bevel adn Emboos

f. Satin

g. Color Overlay

h. Gradient Overlay

i. Pattern Ovelay

j. Stroke

16. Smart Object

17. Filtros

a. Blur

i. Blur

ii. Blur More

iii. Gaussian Blur

iv. Blur Box

v. Radial Blur

vi. Shape Blur

vii. Surface Blur

b. Distort

i. Glass

ii. Ocean Riple

iii. Spherize

iv. Twirl

c. Noise

i. Add Noise

ii. Despeckle

iii. Dust and Scratches

iv. Median

v. Reduce Noise

d. Pixelate

i. ColorHalftone(Efeito Coca Cola)

ii. Cristalize

iii. Facet

iv. Fragment

v. Mosaic

vi. Pontillize

e. Render

i. Clouds

ii. Diference Clouds

iii. Fibers

iv. Lens Flare

f. Sharpen

i. Sharpen

ii. Sharpen Edges

iii. Sharpen More

iv. Smart Shapen

v. Unsharpen Mask

g. Sketch

i. Grafic Pen

ii. Reticulation

h. Stylize

i. Difuse

ii. Extrude

iii. Tiles

i. Texture

i. Grain

ii. Pacthwork

iii. Stained Glass

iv. Texturizer

18. Smart Filter (filtro inteligente)

19. Re Aplicar Filtro

20. Text Tool

21. Menu Window > Character ( e todas opções)

22. Menu Window > Paragrath (e todas opções)

23. Ferramentas para Tratamento de Imagem

a. Spot Healing Brush Tool

b. Healing Brush Tool

c. Pacth Tool

d. Red Eye Tool

e. Clone Stamp Tool

f. Blur Tool

g. Sharpen Tool

h. Smudge Tool

i. Dodge Tool

j. Burn Tool

k. Sponge Tool

24. Ferramentas de Design

a. Gradient Tool

b. Paint Bucket Tool

25. Criação de um mini layout com o “efeito coca cola”

26. Noções de diagramação (montagem do Layout)

Abraços e ficarei aguardando contato seu,

Fabio Pantoja

Compartilhar este post

Link para o post

Olá boa noite, Pantoja, estou interessado no curso mas preciso acertar alguns aspectos com você e combinar algo relativo ao valor e pagamento dos módulos.No mais, entrarei em contato contigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba Pantoja, tbm quero ter aulas com você.

(sério, mas não com tanta certeza).

Abraços, e conversemos por MP.

Será um prazer amigo Felix poder te ajudar a aprender Arte/Design.

^^

Tem uma amostra grátiz aí??

haUhaUaH

Já tenho vários tutors na internet que são amostras grátis do que ensino amigo Peshe.

^^

Olá boa noite, Pantoja, estou interessado no curso mas preciso acertar alguns aspectos com você e combinar algo relativo ao valor e pagamento dos módulos.No mais, entrarei em contato contigo.

Acabei de reponder seu e-mail amigo Couder.

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Só um perguntinha, o que é feedback? :mellow:

É quando você mantém contato com os instrutores/professores mesmo depois de terminar o curso. Nos EUA, na Europa isso é comum até na universidade. Tipo surge uma dúvida,´você tem a quem recorrer.

Compartilhar este post

Link para o post

Feedback não é manter contato com intrutor, feedback é ao pé da letra uma "resposta" a alguma ação. Exemplo: você fez uma arte bacana, ai o público e o cliente te dão um feedback positivo, quer dizer que eles gostaram do que foi feito. O governo faz uma nova emenda que diz que os designers ganharão menos, aí ele com certeza vai ter um feedback negativo haha. Acho que deu para ter uma idéia :)

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw Thomé e Edkc.

Bom é melhor mantermos o assunto do tópico, errei ao perguntar o que era o feedback, isso fez com que saisse do assunto do tópico.

Vou pedir para fazerem um limpeza aqui http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.