LuizB 0 Denunciar post Postado Fevereiro 9, 2008 Sou Webdesigner e estou desenvolvendo um site que deve exibir as logomarcas dos bancos que fazem o financiamento dos produtos. Acho que não há problema, pois os próprios bancos serão beneficiados com a divulgação. Por questão de educação, tentei entrar em contato com os bancos para pedir o uso da marca numa área do site. Alguns entenderam que eu estava vendendo espaço no site (em momento nenhum eu sugeri isso) outros me responderam com mensagens automáticas (de programas ou de funcionários) que não diziam nada. E aí, tem algum problema mostrar essas marcas no site? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
douglas_sw 0 Denunciar post Postado Fevereiro 9, 2008 Acho que o correto seria você enviar um e-mail para o Depto. MKT ou Jurídico desses bancos pra enviarem um e-mail autorizando você a colocar os logotipos, assim você teria uma prova documental também. Acho que por telefone não é tão indicado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Matheus.D 0 Denunciar post Postado Fevereiro 10, 2008 Luiz, O ideal seria seguir o que fora dito acima pelo Douglas, tendo como exemplo o Banco Santander, que nas suas cláusulas incube um parágrafo destinado à isso: PROPRIEDADE INDUSTRIAL E INTELECTUAL Todos os nomes, projetos e/ou logotipos oferecidos e refletidos neste site da Web são marcas comerciais registradas pelo Banco, por suas Empresas Subsidiárias e/ou por terceiros. Qualquer uso indevido disso por uma pessoa, excetuando o seu proprietário legítimo, pode ser objeto de ação judicial de acordo com a legislação atual. Os direitos de propriedade intelectual e das marcas registradas de terceiros estão devidamente destacados e devem ser respeitados por qualquer pessoa que acessar este site da Web. Os conteúdos que podem ser descarregados e qualquer página deste site da Web somente podem ser copiados ou impressos para uso pessoal e privado. É proibido reproduzir, transmitir, modificar ou suprimir as informações, conteúdos ou avisos deste site da Web sem a autorização prévia, por escrito, do Banco. Bom você quer saber se é permitido, pela Lei, não é permitido reproduzir de qualquer forma, modificar ou suprimir informações sem o consentimento da empresa detentora de tal projeto, logotipo ou marca. Mas como estamos no Brasil, basta você realizar uma busca no Google e encontrará centenas, milhares de páginas com o logotipo dos mais variados bancos, um exemplo prático, são os provedores de hospedagem, basta realizar uma busca e visualizará diversos logotipos, estes são publicados em quase 98% das vezes, até mesmo pelas grandes empresas do ramo,sem o consentimento da Empresa responsável pela obra. Conclusão, por ineficiência, talvez, de nossa Legislação ou aplicação das Leis vigentes, isso praticamente passa despercebido por muitos, o ideal seria realizar o contato com os Bancos, solicitando uma autorização, mas publicando os logotipos, exceto que estes, estejam sendo utilizados com alguma forma de dirimir a imagem da instituição, creio que não lhe acarretará em problemas no futuro, aliás é Brasil. Abraços. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Ted k' 126 Denunciar post Postado Fevereiro 11, 2008 Movido de Dúvidas Gerais http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Brainstorm Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites