jck 3 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2004 B) Fala galera, faz tempo que não venho aqui (muito trabalho), estou voltando e com uma duvida dos diabos. ;) :huh: Desenvolvi um site para e-comerce bem simples para vender pequenos artigos.So que a pessoa que me contratou vendeu a loja e o novo dono não que mais os meus serviços e está querendo o código fonte. O dono antigo me pagou para desenvolver e pagava uma manutenção mensal.Eu posso vender o codigo para o novo dono ou devo dar sem cobrar nada. Tenho duvidas pois não entendo muito dessa area juridica, pois o php eh codigo aberto isso quer dizer o que? O cogido do linguagem eh gratuito ou o que eu desenvolvo eh que eh.Algem sabe o que eu posso fazer ou sabe onde posso pesquisar.Valeuz.!?.:JCK:. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
walace 1 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2004 Opinião minha (primeira):Tá e se você resolver não vender os fontes, vai tirar o site do ar ?!?Deixe quieto, dê o site para o cara e deixe claro que não dará mais nenhuma manutenção, deixe claro de de agora em diante você não é mais responsável pelo sistema e se possível documente isso, quando ele precisar terá de procurar outra pessoa.Não sei se legalmente há alguma coisa que te dê maiores direitos, mas você também não pode tirar o site do cara do ar certo ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alisson Rodrigues 3 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2004 Eu deixaria do jeito que está, se o site estiver no ar, beleza, mas se ele quiser o código fonte eu não daria de graça não, só se pagasse, é o que eu faria hehe. ;) ^_^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
walace 1 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2004 ... se o site estiver no ar, beleza, mas se ele quiser o código fonte eu não daria de graça não...é, mas ele pode baixar facilmente os fontes já que terá as senhas, isso qualquer um faz para ele. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
wxkj 0 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2004 eu faço assimUm cliente contrata meus serviços e desenvolvo um website dinâmico e no contrato deixo bem claro que o cliente não terá acesso ao código fonte.Desse modo o valor é por exemplo: 2000 reais + correções de bugs gratuitas. Se o cliente quiser modificar algo do sistema tem que pagar uma taxa de acordo com o trabalho que vou ter na modificação.Agora se o cliente quer o sistema completo com o código fonte, os algoritmos e tudo mais, o preço pula pra 25 mil reaisPor quê? Porque tem cliente que é malandro, quer o código fonte pra revender ou te dar um pé na bunda e contratar outro mané pra fazer a manutenção por preço bem mais barato.O sistema que você desenvolve é de propriedade intelectual sua.Dê o seu preço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcusc 0 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2004 Agora, uma pergunta ... como vcs protegem o código fonte se o PHP não é compilado?Se esse milagre existir, por favor comuniquem-me :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
walace 1 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2004 Concordo plenamente com você wxkj, mas e o problema do cara "entrar" no site e baixar tudo ? Pois lembrem que ele é o dono do espaço e deve ter também as credenciais para acesso. O problema maior que vejo é esse, o cliente ter acesso aos fontes querendo ou não. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcusc 0 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2004 justamente...ou seja, não tem como protegero que você fazer é qdo for fazer qualquer projeto, é ter no contrato o seguinte:O site é seu, você só aluga ao cliente, ou seja .. você hospeda num servidor "seu" ode você tem a senha do FTP e do BD ... você só aluga o site ao cara, caso ele não queira mais seus serviços, beleza .. você tira o site do ar, e eles não tem acesso aos fontes, ao cliente só pertence o dominio.É a unica forma q você tem de proteger isso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
walace 1 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2004 (a discussão está boa)Pois é marcusc, mas você ficar "responsável" pelo domínio é meio complicado... isto também terá um custo.E se o cara já tiver o provedor pago ?Estou chegando a conclusão que corremos o risco de "perder" os fontes e não tem outro jeito.Nem todo programador se habilita a pegar um sistema pronto e começar a alterar.Já vi pessoas que fizeram isso e deram com os burros na água, clientes não tiveram o resultado esperado e perderam dinheiro e desenvolvedores que tiveram seu nome colocado em jogo por nada. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcusc 0 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2004 Eu dei o exemplo, pq no caso minah emrpresa faz isso, pq a gente faz agenciamento aos clientes, pra freela é mais complicado, mas é uma possibialidade ... o cara só nao teria acesso ao dominio, isso ficaria da empresa, mas hospedagem ficaria com ele. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
felipe maricato moura 0 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2004 simples cara clipitografa o código fonte e pronto ou confundi o codigo fica com uma versao para ti do cogido bonitinho e tira todos os espaços meche na tabulação etc Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
wxkj 0 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2004 walace, no contrato já incluo também uma nota dizndo que o valor da hospedagem não é o cliente que paga, mas eu. E que o cliente não terá acesso ao FTP onde estão os fontes. Mas para o caso do cliente exigir ter uma conta FTP é criada uma conta específica para ele com restrições de acesso aos diretórios onde estão os fontes.Nem me preocupo em criptografar nada.O grande negócio é o contrato.Você citou no caso do cliente já ter um host para hospedar.Bom, nesse caso não tem negócio, passo o cliente pra outro colega programador que estiver precisando. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Gabbay 0 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2004 Se for para confundir eu tenho uma dica ótima que o pessoal usa para sistemas desenvolvidos para bancos que é o seguinte...você sempre usa aquelas variaveis que da para associar do tipo: $nome_do_usuario, $codigo_do_produto, etc.A cópia q vai ficar no servidor você abre no DW ou no bloco de notas e substitui todas essas variavies para: $ABG1224552GB, $ABG1224552DA, e assim por diante mudando apenas algumas letras do meio dessas variaveis deixando qqr um louco! hehehehe ... faço isso direto e reto.Mas eu fecho em contrato que o site é dele, mas o código é meu ou seja eu dou a ele a licença de uso assim como a microsoft faz com a gente, não compramos o windows e sim a licensa de uso. Isso é completamente normal e garantido pela constituição.Ele pegar o seu codigo e dar para outra pessoa administrar sem o seu consentimento é crime e seria como alguem pintar um quadro ou escrever um livro e outra pessoa assinar a obra. isso não pode.Espero ter ajudado.Abraços. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alisson Rodrigues 3 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2004 Era isso que eu pensava, fazer um contrato não pra hospedar o site num server seu, mas sim pra que o código seja seu e ninguém mais possa usa-lo, sei lá, fazer um registro ou coisa do tipo, o problema seria se ele pegasse o código e modificasse, isso seria f***. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
walace 1 Denunciar post Postado Janeiro 28, 2004 wxkj Ah bom, já que você tem estas cláusulas no contrato, então minha opinião é: NÃO VENDA ! MANDE O CARA DORMIR ! Ou então venda por um preço muito alto. Olha pessoal é minha opinião pessoal, me desculpem, mas ficar alterando os codigos fonte para "confundir" o cliente é inviável... prá quem tem tempo tudo bem né. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
jck 3 Denunciar post Postado Janeiro 29, 2004 Fala galera! :D Resolvido, no nosso contrato há uma clausa que diz que fomos contratados para desenvolver e damos o direito de concessao de uso - sendo o codigo eh nosso e então posso cobrar por ele. :lol: O meu cliente não tem acesso ao Ftp, este que esta no nome dele, mas se ele solicitar mando o ftp e tiro o codigo de lá. B) Bom como foi postado aqui muita gente trabalha como nós, faz um contrato que da direito de uso do site mas não ao codigo. Era isso tb que eu queria saber.Valeuz Galera..:JCK:. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites