m0rt4l 0 Denunciar post Postado Março 14, 2008 Olá, sou novo em flash. Gostaria de fazer um Xadrez online em flash.. Gostaria de saber se tem como fazer um tabuleiro em matriz.. ou se tem outra forma de fazer isso? aalgum me ajuda.. abraaço! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Weverton N 0 Denunciar post Postado Março 14, 2008 Amigo, eu estou fazendo um jogo de dama, e criei o tabuleiro todo em AS. Segue o código: //por Weverton Naves http://wevertonn.wordpress.com //vars iniciais var Yini = 35; var Xini = 155; var tam = 60; var tamap = 1; var corQd = "0x000000"; var qtdLin = 8; var excTabu = 2; var tamTabu = qtdLin*tam+excTabu; var time = 2000; var ArrayQuads:Array = new Array(); //cria matriz dos quadrados for (a=0; a<qtdLin; a++) { ArrayQuads[a] = new Array(); for (b=0; b<qtdLin; b++) { ArrayQuads[a][b] = ""; } } //desenhando tabuleiro //faz o contorno do tabuleiro var contTabuleiro = this.createEmptyMovieClip("contTabuleiro", 0); contTabuleiro.beginFill(); contTabuleiro.lineStyle(10, 0x999999, 100); contTabuleiro.moveTo(0, 0); contTabuleiro.lineTo(tamTabu, 0); contTabuleiro.lineTo(tamTabu, tamTabu); contTabuleiro.lineTo(0, tamTabu); contTabuleiro.lineTo(0, 0); contTabuleiro.endFill(); contTabuleiro._x = Xini-(excTabu/2); contTabuleiro._y = Yini-(excTabu/2); //desenhando linhas for (i=0; i<qtdLin; i++) { //troca a cor corQd = trocaCor(corQd); var Xini = 155; //desenho celula for (j=0; j<qtdLin; j++) { //cria um mc var qd = this.createEmptyMovieClip("qd"+i+"_"+j, this.getNextHighestDepth()); //desenhando quadrado qd.beginFill(corQd); qd.moveTo(0, 0); qd.lineTo(tam, 0); qd.lineTo(tam, tam); qd.lineTo(0, tam); qd.lineTo(0, 0); qd.endFill(); //posicionando qd._x = Xini; qd._y = Yini; //cria mapa dentro var map = qd.createEmptyMovieClip("map", this.getNextHighestDepth()); //desenhando quadrado map.beginFill("0x0000ff"); map.lineStyle(0); map.moveTo(0, 0); map.lineTo(tamap, 0); map.lineTo(tamap, tamap); map.lineTo(0, tamap); map.lineTo(0, 0); map.endFill(); //posicionando map._x = (tam-tamap)/2; map._y = (tam-tamap)/2; map._alpha = 0; //parametros if (corQd == "0x000000") { qd.Mov = true; ArrayQuads[i][j] = "free"; } else { qd.Mov = false; ArrayQuads[i][j] = "blank"; } //passando vars Xini += tam; corQd = trocaCor(corQd); } Yini += tam; } function trocaCor(corQd) { if (corQd == "0x000000") { corQd = "0xffffff"; } else { corQd = "0x000000"; } return corQd; } Se quiser parceria para desenvolver esse jogo aí.. entra em contato comigo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
m0rt4l 0 Denunciar post Postado Março 17, 2008 muito bom esse código que você fez.. só uma dúvida, como eu faço pra saber em qual quadrado a peça está? tiipo, na dama, as peças só podem ir pra diagonal, como eu sei, se só tá indo pra diagonal mesmo? se o jogador tentar ir pra frente, anula a açãão.. abraço! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Weverton N 0 Denunciar post Postado Março 19, 2008 Bom amigo.... O código aí de cima é só o desenho do tabuleiro. Daí tem codigo de posicionamento das peças, e uma par de classes e actions para fazer o xadrez funcionar...sr Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites