Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcos Vinícius

aula 4

Recommended Posts

AULA 4 - ILUMINAÇÃO E AS CORES

Como a luz afeta as cores

A fotografia só é possível se houver iluminação, pois é ela que cria a imagem. E nem sempre a luz é a mesma. Diferentes horas do dia produzem fotografias diferentes. Uma fotografia é praticamente única. Se você for ao mesmo lugar, na mesma hora, usar a mesma câmera com as mesmas configurações que outro fotografo utilizou e tirar uma foto, a possibilidade de que a foto saia igual é muito pequena. O efeito que uma luz produz na fotografia depende de inúmeros fatores e produz uma gama muito grande de variações. A posição do sol, a estação do ano, a localização geográfica, o ângulo, o brilho, as condições atmosféricas. Há tantos fatores que uma foto dificilmente será repetida em todos os seus aspectos.

A luz do sol é refletida no céu e diretamente sobre o objeto. Como a luz do céu é azul, quanto mais luz do céu houver, mais azul será a imagem.

Quando há nuvens no céu, essas funcionam como filtros, além de 'espalhar' a luz. Por isso, quanto mais nuvens, menos sombras, pois a luz é dissipada em todas as direções.

Temperatura das cores e Balanço de branco

Diferentes tipos de luz produzem diferentes cores. Esse fenômeno é chamado de 'temperaturas das cores' e é medido pela escala Kelvin.

Assim, a luz de uma lâmpada comum é diferente da luz emitida por uma lâmpada fria e diferente da luz emitida pelo sol. A câmera tenta ler essa fonte emissora de luz e ajusta a câmera pra ela (se estiver na opção pra isso, ou seja, automático), de maneira a tentar reproduzir de maneira mais fiel possível as cores. A isso chamamos de 'balanceamento de branco' ou 'white balance'. Caso você não queira que a câmera faça isso automaticamente ou caso ela não consiga fazê-lo, você terá que alterar suas configurações de forma que a câmera consiga ler corretamente as cores.

As opções mais comuns são 'sol', 'nuvens', 'fluorescente', 'tungstênio' e 'manual'. Pode acontecer de você estar tirando uma foto sob uma luz fluorescente e a câmera não ler corretamente a luz. Você vai perceber isso especialmente nos brancos, mas também em outras cores. Neste caso, mude a configuração, até achar uma que reflita melhor as cores. O modo manual é sempre uma boa opção, pois a câmera faz o balanceamento com você apontando a câmera para uma superfície branca.

Apesar de chamarmos comumente de 'balanço de branco', é claro que não é só branco que é ajustado, mas todas as cores, como o azul, o vermelho e o verde, que são as cores básicas.

As cores e seus efeitos

As cores são os elementos mais poderosos de uma fotografia, pois despertam nossa atenção e alteram as percepções da imagem. Algumas cores têm efeitos relaxantes, outras nos estimulam, algumas se complementam, enquanto outras se repelem. Por isso, a escolha da imagem tem que levar em grande consideração as cores que transmitem.

Cores primárias

As cores primárias (em fotografia), são o amarelo, o azul e o vermelho. Essas cores são sempre capazes de chamar a atenção, mesmo quando usadas individualmente. Especialmente o amarelo e o vermelho. Ao usá-las, você pode compor a imagem de forma que elas ou uma delas apareça numa área pequena contra um fundo mais calmo, como preto ou verde.

Cores complementares

Ao contrário do que o nome sugere, são cores contrastantes. As cores complementares são cores que quando aparecem juntas na fotografia, de imediato chamam atenção, pelo contraste que elas têm. Opostas uma à outra. Como por exemplo, o vermelho e o verde. Amarelo e violeta, azul e laranja. Pra saber quais as cores complementares, usa-se uma imagem como a abaixo:

Imagem Postada

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cores_complementares

Cores quentes

As cores vermelhas são consideradas cores quentes, pois chamam muita atenção e tem forte poder emocional. Sempre que tiver vermelho em alguma foto, mesmo em pequenas áreas, nossa atenção será desviada pra essa área.

Cores frias

Os tons de azul são cores frias, e induzem à sensação de calma e tranqüilidade. Além disso, invocam céu e água. O verde, apesar de não tão fria, também traz sensação de calma.

Cor brilhante

O amarelo normalmente é uma cor que se destaca na fotografia e dá a sensação de alegria, sol, brilho e atrai o olhar.

Qual a finalidade de estudar as cores. Saber quais as cores frias, quentes, brilhantes, complementares e que sensações elas causam? É óbvio. Trabalhar as sensações nas fotos. Pense na sensação que quer passar na foto e depois disso, escolha a cor mais adequada. São detalhes como esse que separam aquela foto de cair o queixo das fotos comuns. É claro que não é fácil. É pra alguns poucos privilegiados que têm essa percepção no sangue. Pensar nisso já é um começo. Tire fotos e tente identificar as sensações que ela transmite e tente associar essas sensações às cores acima.

Eu poderia sugerir um monte de exercícios, mas considerando a última aula, vou deixar só pra discussão. Ainda há muito assunto sobre cores e iluminação. Se render alguma discussão, eu continuo a colocar aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa.

Que otimo esse material.

Obrigado por compartilhar marcos. Cor é algo incrível mesmo. Tenoh q parar e estuda-las melhor. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa.

Que otimo esse material.

Obrigado por compartilhar marcos. Cor é algo incrível mesmo. Tenoh q parar e estuda-las melhor. Abraços

Obrigado, Pantoja.

Dê uma olhada nesse livro:

'O Novo Manual de Fotografia' de John Hedgecoe:

http://books.google.com.br/books?id=rxqN0MMCysEC

No link dá pra ler bastante. Não tem todas as páginas, mas dá pra ter uma boa idéia. Esse livro tem muita coisa sobre esse assunto. É que resumi muito, senão o tópico seria gigante.

Compartilhar este post

Link para o post

A-D-O-R-E-I amigo Marcos.

Nossa, que otimo. Obrigado!

Queria muito comprar uns livros bons nesse nivel ai de fotografia para estudar composição. Percebo que se eu souber composiçao fotografica bem me ajudara em minhas artes digitais e Design.

Vou ver se acho alguns livros legais para adquirir.

Obrigado novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

estou estudando bastante essa parte de iluminação e cores.....

cara.... iluminação é uns 80% da foto, o restante é enquadramento e fotometria

eu não sabia o quão importante era o 'white balance' até algum tempo atrás.... uma 'balanço de branco' bem feito é como foi dito difere uma foto daquelas que você nem olha e aquelas outras que você fica 10 minutos olhando cada detalhe e depois de alguns dia pega para ver a foto denovo e encontra mais detalhes ainda.

lembrando que a luz do dia (branca) é de aproximadamente 5500º K e para estudios com quartzo halogeno aproximadamente 3.200º K

essa parte das cores complementares é bem interessante, para quem quiser aprofundar o estudo aconselho ler sobre Processo Aditivo e Subtrativo das cores.

a parte da iluminação é bem abrangente, pois temos desde a luz incandescente comum, a luz do dia (natural), halogenas, fluorescente e todas podem ser usadas para compor uma bela foto, basta saber como usá-las, ai sim é a FORMA de como trabalhar e não o MATERIAL, é preciso entender o compartamento da Luz, como cada tipo de luz reflete sobre o um objeto, não é apenas apontar e pronto.

Lembrando sempre: a luz caminha em linha reta, ela poderá sofrer distorções como por exemplo a luz solar que é filtrada pela atmosfera depois refletida nas casas, predios.... mais a incidencia dela inda é reta....saber por exemplo reflexão dessa luz, como usar um rebatedor para suavizar as sombras, como usar um difundir essa luz, acho bacana se tivesse mais exemplos principalmente na parte de reflexão e difusão de iluminação, pois a maioria (que esta começando) trabalha com luz direta o que ocasiona aquele tipo de sombra seca... dura...... e dicas rapidas como uma que o Paulinho disse de colocar uma simples folha de sulfite à frente do flash já suaviza bastante a foto.

se iluminação é 80% de uma foto... quem não tem o domínio dela terá composições simples comuns.. é preciso um doinio da luz, onde usar , como usar e quando usar, como disse um professor meu de fotografia : "um fotógrafo nunca deve fazer fotos acidentalmente, tudo na fotografia deve ser dosado à sua vontade, seu gosto e sua arte."

acho que iluminação é um ótimo tema para se discutir, luz direta, indireta, ataque, filtrada, intensidade, compensação, contraluz, transmissão, refração, difusão..... uffa... é coisa que não acaba mais.

só não vai dar pra postar exemplos ... pq estou sem câmera, mais a galera ai poderia participar mais dos estudos

Compartilhar este post

Link para o post

estou estudando bastante essa parte de iluminação e cores.....

cara.... iluminação é uns 80% da foto, o restante é enquadramento e fotometria

eu não sabia o quão importante era o 'white balance' até algum tempo atrás.... uma 'balanço de branco' bem feito é como foi dito difere uma foto daquelas que você nem olha e aquelas outras que você fica 10 minutos olhando cada detalhe e depois de alguns dia pega para ver a foto denovo e encontra mais detalhes ainda.

lembrando que a luz do dia (branca) é de aproximadamente 5500º K e para estudios com quartzo halogeno aproximadamente 3.200º K

essa parte das cores complementares é bem interessante, para quem quiser aprofundar o estudo aconselho ler sobre Processo Aditivo e Subtrativo das cores.

a parte da iluminação é bem abrangente, pois temos desde a luz incandescente comum, a luz do dia (natural), halogenas, fluorescente e todas podem ser usadas para compor uma bela foto, basta saber como usá-las, ai sim é a FORMA de como trabalhar e não o MATERIAL, é preciso entender o compartamento da Luz, como cada tipo de luz reflete sobre o um objeto, não é apenas apontar e pronto.

Lembrando sempre: a luz caminha em linha reta, ela poderá sofrer distorções como por exemplo a luz solar que é filtrada pela atmosfera depois refletida nas casas, predios.... mais a incidencia dela inda é reta....saber por exemplo reflexão dessa luz, como usar um rebatedor para suavizar as sombras, como usar um difundir essa luz, acho bacana se tivesse mais exemplos principalmente na parte de reflexão e difusão de iluminação, pois a maioria (que esta começando) trabalha com luz direta o que ocasiona aquele tipo de sombra seca... dura...... e dicas rapidas como uma que o Paulinho disse de colocar uma simples folha de sulfite à frente do flash já suaviza bastante a foto.

se iluminação é 80% de uma foto... quem não tem o domínio dela terá composições simples comuns.. é preciso um doinio da luz, onde usar , como usar e quando usar, como disse um professor meu de fotografia : "um fotógrafo nunca deve fazer fotos acidentalmente, tudo na fotografia deve ser dosado à sua vontade, seu gosto e sua arte."

acho que iluminação é um ótimo tema para se discutir, luz direta, indireta, ataque, filtrada, intensidade, compensação, contraluz, transmissão, refração, difusão..... uffa... é coisa que não acaba mais.

só não vai dar pra postar exemplos ... pq estou sem câmera, mais a galera ai poderia participar mais dos estudos

coxão,

Gostei disso tudo que você escreveu.

Nessas aulas eu tô me baseando especialmente nesse livro:

'O Novo Manual de Fotografia' de John Hedgecoe

Eu tenho ele em casa, mas nesse link dá pra ver uma boa parte do livro:

É só ir navegando.

Nele tem muita coisa sobre iluminação e cores. É que eu não quero postar aulas muito grandes, mas esse assunto daria tema pra muita discussão. Quem sabe abrimos tópicos específicos sobre esses temas. Um pra luz direta, outro pra indireta... especialmente porque você tem alguma base sobre esse assunto. A minha é mais teórica.

Compartilhar este post

Link para o post

Marcos, fotografia por si só é muito extenso mesmo. nao adianta querer por tudo num topico. Concordo com você quando diz que seria legal criar um topico sobre cada parte em especial.

Ai é com você amigo.

Abração e valew denovo.

Ahhh Coxa, concordo com você tb meu velho. E sempre que você fala sobre a faculdade me dá uma vontade enoooooooooooooooorme de fazer tb. Puts. Quem sabe um dia ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

coxão,

Gostei disso tudo que você escreveu.

Nessas aulas eu tô me baseando especialmente nesse livro:

'O Novo Manual de Fotografia' de John Hedgecoe

Eu tenho ele em casa, mas nesse link dá pra ver uma boa parte do livro:

É só ir navegando.

Nele tem muita coisa sobre iluminação e cores. É que eu não quero postar aulas muito grandes, mas esse assunto daria tema pra muita discussão. Quem sabe abrimos tópicos específicos sobre esses temas. Um pra luz direta, outro pra indireta... especialmente porque você tem alguma base sobre esse assunto. A minha é mais teórica.

vou dar uma lida nesse livro.... parece ser muito bom

tem um filme que me recomendaram sobre fotografia "Blow Up: Depois Daquele Beijo" e também um outro livro "50 Anos Luz, Camera e Ação" (Edgar Moura)

concordo.... posts extensos demais cançam.... se o pessoal nem comenta nessas breve aulas quem dirá topicos longos, minha base é teória ainda também sei muito mais na teoria que prática.

acho que poderia ter mais exemplos nos topicos. no livro tem mais alguns ?

Compartilhar este post

Link para o post

...acho que poderia ter mais exemplos nos topicos. no livro tem mais alguns ?

No livro tem bastante exemplo. É que eu não quis copiar o livro. Até por conta de direitos autorais.

Eu teria que pesquisar na net. No momento, não estou com tempo, mas aos poucos vou colocando alguns.

Compartilhar este post

Link para o post

Tranquilo Marcos, sabemos que tem q se preocupar mesmo com os direitos do autor.

E vamos que vamos em busca do conhecimento.

^

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Marcos, muito legal as aulas, estou tentando ler o máximo apesar do pouco tempo, mas continue firme. Também quero ler o livro.

Abç

Compartilhar este post

Link para o post

bom galera, só faltava essa area de fotografia para eu penetrar hahaha.. ja vim muitas vezes aqui ver materias do pessoal, agora com essas aulas ae, resolvi participar mais efetivamente, como meu amigo pantoja diz Oh eu em todo lugar do forum hahaha to te perseguindo XDD

mais então.. essa materia fotografia irá me ajudar demais com minhas artes digitais, uma coisa liga a outra não tem geito, vou tentar tirar o maximo de proveito dessa seção tb, estou começando a estudar iluminação e ja peguei essa aula ae.. mto boomm msm!

parabens a todos

e me veram com mais frequencia aqui hehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Minha mulher tava precisando de um computador pra loja dela e então 'comprou' o meu. Por isso, tive que comprar um outro pra mim. Estou fazendo a cópia dos arquivos e configurações para o novo computador. Eu estava com intenção de postar a nova aula nesse último final de semana, mas tive que atrasar um pouquinho. Vou tentar postar essa semana.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que poderiamos ter uma aula de composição, enquadramento, prop. aurea...etc..etc.....seria bem interessante para os novatos que estão entrando no mundo da fotografia

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.