Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Isaac Sampaio

retornar valor dependendo da condição de uma segunda tabela

Recommended Posts

Olá amigos do imasters, mas uma vez estou aqui com uma dúvida que esta me tirando o sono, o problema é o sequinte:

(server)

id_server(PK)

nome_server

(inter_alias)

id_server (FK)

id_alias(FK)

(alias)

valor_alias

id_alias(PK)

Bom, ai estão as 3 tabelas. O propósito é o seguinte cada servidor(server) pode ter quantos alias(alias) quiser, mas o valor dos alias, nunca pode se repetir para o mesmo servidor, pensando nisso temos que (1 servidor pode ter vários alias e 1 alias pode pertencer a vários servidores, temos portanto um relacionamento de muitos para muitos, dai a necessidade da tabela "inter_alias". O que eu preciso montar é uma instrução que pesquise na tabela "alias" os campos "id_alias, valor_alias", mas que o "id_alias" não esteja presente na "inter_server" para o servidor em questão.

Resumindo seria: pegar um alias que ainda não esteja sendo usado pelo servidor em questão.

Se alguem puder ajudar fico muito grato.

Abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok Galera, consegui resolver o problema através de meu amigo o Java Man "Eder Baum". A instrução é a seguinte:

SELECT * FROM alias WHERE id_alias NOT IN ( SELECT id_alias FROM inter_alias WHERE id_server=2 )

Valeu a todos.

Olá amigos do imasters, mas uma vez estou aqui com uma dúvida que esta me tirando o sono, o problema é o sequinte:

(server)

id_server(PK)

nome_server

(inter_alias)

id_server (FK)

id_alias(FK)

(alias)

valor_alias

id_alias(PK)

Bom, ai estão as 3 tabelas. O propósito é o seguinte cada servidor(server) pode ter quantos alias(alias) quiser, mas o valor dos alias, nunca pode se repetir para o mesmo servidor, pensando nisso temos que (1 servidor pode ter vários alias e 1 alias pode pertencer a vários servidores, temos portanto um relacionamento de muitos para muitos, dai a necessidade da tabela "inter_alias". O que eu preciso montar é uma instrução que pesquise na tabela "alias" os campos "id_alias, valor_alias", mas que o "id_alias" não esteja presente na "inter_server" para o servidor em questão.

Resumindo seria: pegar um alias que ainda não esteja sendo usado pelo servidor em questão.

Se alguem puder ajudar fico muito grato.

Abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.