cgonzalez 0 Denunciar post Postado Abril 2, 2008 Boa tarde.... Como faço para alterar o título de uma coluna em um DBGrid ????? Grata Cris Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LHAlmeida 0 Denunciar post Postado Abril 2, 2008 Olá cris abra a lista de campos q está retornando na sua consulta cada campo tem a propriedade DisplayLabel ela vem preenchida com o nome real do campo, exemplo se o campo no banco chama "CLI_NOME" vai estar setado como "CLI_NOME" alterere ela para o que você quiser que seja mostrado no titulo da coluna. uma outra ideia: se você clicar duas vezes no seu DBGrid vai aparecer uma lista de colunas que você vai mostrar clique em cada uma delas e sete o FIELDNAME para o q você quer mostrar exemplo "CLI_NOME" se o nome estiver certo ele jah vai mostrar o tamanho da coluna pelo que você definiu no banco. criando assim manualmente te permite manipular melhor os detalhes como largura, alinhamento e outros. em Title você pode definir um nome para a coluna tambem, o que você definir em title sobrepoe o q você usou em DisplayLabel abraço Lucas Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
cgonzalez 0 Denunciar post Postado Abril 2, 2008 Olá cris abra a lista de campos q está retornando na sua consulta cada campo tem a propriedade DisplayLabel ela vem preenchida com o nome real do campo, exemplo se o campo no banco chama "CLI_NOME" vai estar setado como "CLI_NOME" alterere ela para o que você quiser que seja mostrado no titulo da coluna. uma outra ideia: se você clicar duas vezes no seu DBGrid vai aparecer uma lista de colunas que você vai mostrar clique em cada uma delas e sete o FIELDNAME para o q você quer mostrar exemplo "CLI_NOME" se o nome estiver certo ele jah vai mostrar o tamanho da coluna pelo que você definiu no banco. criando assim manualmente te permite manipular melhor os detalhes como largura, alinhamento e outros. em Title você pode definir um nome para a coluna tambem, o que você definir em title sobrepoe o q você usou em DisplayLabel abraço Lucas Oi Lucas.... Como estou usando apenas 1 (um) ADOQuery para acessar todas as tabelas do sistema, pois estou colocando a instrução SQL no código fonte. Ex.: ADOQuery.SQL.Add('Select campo1 from tab1'); Eu achei que não poderia usar o FieldName. Mas fiz um teste colocando a instrução SQL na propriedade do ADOQuery e liguei cada coluna a um FieldName. Depois excluir a instrução SQL da propriedade e executei .... por enquanto está funcionando. Vou implementar a outra funcionalidade que usa uma outra tabela..... espero que não haja nenhum conflito. Obrigada... Cris Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LHAlmeida 0 Denunciar post Postado Abril 2, 2008 Oi Lucas.... Como estou usando apenas 1 (um) ADOQuery para acessar todas as tabelas do sistema, pois estou colocando a instrução SQL no código fonte. Ex.: ADOQuery.SQL.Add('Select campo1 from tab1'); Eu achei que não poderia usar o FieldName. Mas fiz um teste colocando a instrução SQL na propriedade do ADOQuery e liguei cada coluna a um FieldName. Depois excluir a instrução SQL da propriedade e executei .... por enquanto está funcionando. Vou implementar a outra funcionalidade que usa uma outra tabela..... espero que não haja nenhum conflito. Obrigada... Cris Cris acho que vai dar problema sim, já que você usa uma query apenas. Faz a minha segunda ideia, adicionando as colunas no DBGrid e depois setando qual campo você deseja que apareça em cada coluna, aih muda o title dele para o q você quiser mostrar abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites