Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bicas

[Resolvido] SNMP + PHP

Recommended Posts

Olá a todos, o meu problema é um seguinte, estou tentando fazer uma aplicação para gerenciar uma rede. Gostaria de desenvolver essa aplicação em PHP utilizando SNMP, porém, já tentei de diversos jeitos e não consigo fazer uma consulta SNMP. Um script simples como o abaixo:

<?php

$syscontact = snmpget("localhost", "public", "system.SysContact.0");

?>

Retorna a seguinte mensagem:

Fatal error: Call to undefined function snmpget() in W:\www\snmp.php on line 2

Já tentei habilitar o SNMP no Windows (uso o Vista), instalei o NET-SNMP e nada também, já não sei mais o que tentar. Alguém tem alguma idéia, ou um tutorial explicando os passos para habilitar o SNMP, seja no Windows ou no PHP?

Sei que existem outros programas (bons por sinal) para fazer o gerenciamento da rede, como o MRTG, Cacti e outros, mas eu gostaria de desenvolver minha própria aplicação.

Obrigado a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O link me parece ser bem interessante, ainda não olhei com calma. O trabalho parece ser muito bem escrito, mas, não vi nada a respeito de configuração, apenas conceitos. Vou dar uma olhada com bastante calma nele amanha.

Obrigado pela dica.

Compartilhar este post

Link para o post

na documentação do php diz que está disponível somente sistemas com arquitetura NT.

adicione a variável "MIBDIRS" nas variáveis de ambiente do windows.

verifique também se o seu SO está com os componentes de recurso de rede e monitoramento instalados e ativados

mas de segundo a mensagem de erro que aparece para você o erro é a falta de instalação.

o php nao está conseguindo carregar a biblioteca.

você está usando apache ou iis ?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu desinstalei o pacote NET-SNMP, os recursos de monitoramento do SO (eu uso o Windows Vista) estão habilitados, tanto o serviço SNMP, quanto o SNMP TRAP. Procurei me certificar que o serviço está funcionando através do seguinte programa http://www.ireasoning.com/download/mibfree/mibbrowser.zip, que é um MIB BROWSER bem legal, e funciona perfeitamente. Quanto ao servidor web, estou usando o Apache, mais precisamente um WAMP chamado Uniform Server, na versão 3.3, que vem com o Servidor Web Apache 2.0.55, PHP 5.1.1, SGBD MySQL 4.1.7 e phpMyAdmin 2.6.4-pl4. No php.ini eu "descomentei" a linha php_snmp.dll e coloquei a dll (que achei em http://www.dlldll.com/php_snmp.dll_download.html) na pasta extensions do php.

Mas ainda sim não dá. Quando eu inicio o sistema (o servidor web e o mysql iniciam automaticamente) aparecem 2 mensagens de erro, uma dizendo que não foi possivel achar o arquivo php4ts e assim que eu dou OK na mensagem aparece a outra dizendo que na foi possível achar o php_snmp.dll na pasta extensions.

Quanto a essa variavel de ambiente eu não mexi, teria como você me explicar melhor como eu posso setar essa variavel?

Compartilhar este post

Link para o post

olá Bicas.

pelo que entendi há outras pendências na configuração.

sugiro que desinstale tudo inclusive apache.

e faça a instalação manualmente.

quanto à dll que você baixou de um site terceiro não entendi. O mais sensato a fazer é baixar do próprio site do php.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá hinom, na verdade eu desinstalei tudo e desisti de tentar mexer com isso no Windows, estou partindo pro Linux, até porque eu preciso saber configurar isso em Linux, para o Windows basta que o agente esteja habilitado, o que eu já fiz aqui.

De toda forma, gostaria de agradecer a todos que se propuseram a ajudar, em especial você hinom. Pelo que eu vi a tarefa é bem complexa e tem pouca coisa sobre o assunto na internet.

Obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.