CE80 0 Denunciar post Postado Abril 23, 2008 Boa tarde, Trabalho numa BD 10R1 em RAC em Windows... Estou a iniciar-me nestas andanças de DBA e por isso estou a precisar de alguma ajuda. Q tipo de backups devo implementar na minha empresa? O q é mais seguro RMAN ou EXPDP? Devo implementar backups incrementais? Se me poderem ajudar com alguma documentação e exemplos de scripts agradeço. Obrigado CE Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
alphamek 2 Denunciar post Postado Abril 23, 2008 Vamos lá: Q tipo de backups devo implementar na minha empresa? R: backups COLD, HOT e DMP. Essênciais. O q é mais seguro RMAN ou EXPDP? R: Ambos, o RMAN pode controlar todo o seu backup, se utilizar catálogo de recuperação, assim, como realizar os backups cold (offline - nível 0) e hot (online - nível 1,2). E permitir duplicação de banco, recuperação de tablespace e backup dos ARCHIVES. Devo implementar backups incrementais? R: Se o banco de dados é 24x7, COM CERTEZA!!! Deverá utilizar os backups nível 0, nivel 1 e 2 de acordo com a sua janela de backup e dispositivos para armazenamento. Abraços, :lol: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
CE80 0 Denunciar post Postado Abril 23, 2008 Ok, Devo então ter os 3 tipos... Alguém tem alguns exemplos para eu me basear na implementação? Cump, CE Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
alphamek 2 Denunciar post Postado Abril 24, 2008 Segue algumas referências: iMasters: RMAN - Introdução RMAN - Preparação de ambiente RMAN - Ambiente de backup Backup e recover FULL Recuperação de Datafiles e tablespaces Backup gerenciado por usuário. DataPump - Parte 2 DataPump - Parte 1 Outros: InfoMax - Recovery manager Oracle-base - RMAN AskTom - RMAN backup Oracle Documentantion - Backup & Recover Users Guide Se precisar de mais links, poste aí. Abraços, :lol: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
CE80 0 Denunciar post Postado Maio 7, 2008 Boa tarde, Digam-me se os scripts abaixo estarão ou não com algum sentido... HOT run { allocate channel ch1 type disk format 'd:\oracle\backup%d_DB_%u_%s_%p'; backup database; backup archivelog all; release channel ch1; } COLD replace script 'ORCL_daily_backup' { shutdown immediate; startup mount pfile=c:\Oracle\Admin\ORCL\pfile\init.ora; allocate channel ch1 type disk format 'C:\Oracle\Backup\ORCL\%d_DB_%u_%s_%p'; backup database include current controlfile tag = 'ORCL_daily_backup'; release channel ch1; alter database open; sql 'ALTER SYSTEM ARCHIVE LOG CURRENT'; allocate channel ch1 type disk format 'C:\Oracle\Backup\ORCL\%d_ARCH_%u_%s_%p'; backup archivelog until time 'Sysdate-2' all delete input; release channel ch1; allocate channel ch1 type disk format 'C:\Oracle\Backup\ORCL\%d_ARCH_%u_%s_%p'; backup archivelog all; release channel ch1; } Cump, CE Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
alphamek 2 Denunciar post Postado Maio 7, 2008 Bom, todos os scripts estão corretos sim, somente o SEGUNDO se excuta atráves de script armazenado dentro do catálogo de rman, se colocar ele para executar desse jeito, lhe emitirá erros. Tu pode fazer alguns ajustes como: HOT run { allocate channel ch1 type disk format 'd:\oracle\backup%d_DB_%u_%s_%p'; backup database plus archivelog all include current controlfile tag 'BKP_HOT'; release channel ch1; } COLD run { shutdown immediate; startup mount pfile=c:\Oracle\Admin\ORCL\pfile\init.ora; allocate channel ch1 type disk format 'C:\Oracle\Backup\ORCL\%d_DB_%u_%s_%p'; backup database include current controlfile tag 'BKP_COLD'; release channel ch1; sql 'alter database open'; sql 'ALTER SYSTEM ARCHIVE LOG CURRENT'; allocate channel ch1 type disk format 'C:\Oracle\Backup\ORCL\%d_ARCH_%u_%s_%p'; backup archivelog until time 'Sysdate-2' all delete input; release channel ch1; allocate channel ch1 type disk format 'C:\Oracle\Backup\ORCL\%d_ARCH_%u_%s_%p'; backup archivelog all include current controlfile; release channel ch1; } Abraços, :lol: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
CE80 0 Denunciar post Postado Maio 8, 2008 Obrigadão... Vou experimentar... Cump, CE Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
CE80 0 Denunciar post Postado Maio 8, 2008 Outra coisa. Estes bcks devem-se fazer tipo o cold semanalmente, mensalmente, ... e o outro todos os dias? Cump, CE Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
alphamek 2 Denunciar post Postado Maio 18, 2008 CE80, Isso varia de banco de dados, recursos de infra-estrutura e disponibilidade. O que eu sempre recomendo para meus bancos de dados, é: Domingo - Backup cold (Consistente) Segunda - Backup Hot Incremental Level 1 (Incremental) (Somente os blocos de dados alterados) Terça - Backup Hot Incremental Level 1 e 2 (Blcos alterados e Acumulativo para algumas tablespaces) Quarta - Backup Hot Incremental Level 0 (FULL - Todos os blocos de dados, sem excesão) Quinta - Backup hot Incremental Level 1 Sexta - Backup incremental Level 1, 2 Sábado - backup Incremental Level 0 Sempre utilizando o catálogo de recuperação do RMAN. e em todas as ocasiões com INCLUDE CURRENT CONTROLFILE e SPFILE. As chances de perder alguma coisa são MUITO pequeno mesmo, e sua janela é bem menor para recuperação e as opções são diversas. Abraços, :lol: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites