Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marostegan

[Resolvido] lista para cada cliente

Recommended Posts

olá pessoal, mais uma duvida aqui que surgiu agora que estou desenvolvendo um siteminha aqui...

Meu BD é Access....

seguinte, eu fiz uma tabela de cadastro de empresa e talz.. até ai tudo bem... cadastrei as empresas, só que agora surgiu a necessidade de para cada empresa ter uma DBgrid que nela todo mes eu vou cadastrar o pagamento efetuado pela empresa... mas eu nao sei como fazer essa lista dentro de um cadastro... sera que vou ter que usar relacionamento? se sim, como faço?

em fim, nao faço idéia de como fazer isso...

para representar melhor minha dúvida, estou postanto aqui uma imagem que peguei na net, veja a lista de filmes que a pessoa alugo, e cada pessoa tem sua lista com vario itens cadastrados e que pode cadastrar mais...

Imagem Postada

valews pessoal!

[]´sss

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Humm .... kra, de uma pesquisada sobre Mestre/Detalhes ....

Pois você vai ter uma tabela mestre (Empresa) e outra que vai ser a tabela detalhes (Movimentacao) ...

Isso é muito simples, de uma pesquisada que você encontra muita coisa...

Qualquer duvida volte a postar .

Compartilhar este post

Link para o post

belezinhaa... vou pesquisar então sobre esse tópico que você me falou, depois posto o resultado aqui!

obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

olá pessoal...

poxa... procurei aqui mais não achei uma explicação assim que ensina montar...

eu tenho BD em Access c/ 2 tabelas com os seguintes campos [vou colocar só alguns como exemplo]:

tbl_cliente

codigo ------ aquitem chave primaria

empresa

telefone

celular

valor_mensal

info_extra

tbl_relatorio_clientes

codigo ------- aqui tem chave primaria

dia

mes

ano

valor

numero_parcela

eu queria que p/ cada cliente cadastrado na tb_cliente fosse feito uma lista com os respectivos pagamentos que efetuam... porém não faço idéia de como linkar isso, como o Delphi vai saber quais informações mostrar para cada lista de cliente... ele busca isso na mesma tablea do access?

alguem poderia me ajudar? queria mto aprender isso....

obrigado pessoal! :wacko:

Compartilhar este post

Link para o post

Entaum vamos lah. Vou lhe ensinar passo a passo:

1º) Imagine que você tem em seu form uma Query1 ligado DataSource1 e uma Table1 ligado com DataSource2. A Query1 (tbl_cliente) vai ser sua tabela mestre, e a Table1 vai ser sua tabela detalhes ...

2º) Na propriedade SQL de Query1 monta um select pra selecionar todos os registros da tabela clientes

SELECT * FROM tbl_cliente
3º) Agora da duplo clique na Query1 e Adiciona todos os fields lah (CTRL + F)...

4º) Na Table1, Ligue TableName com a tabela tbl_relatorio_clientes. MasterSource ligue com DataSource1. Agora de duplo clique nos (...) tres pontinhos da propriedade MasterFields.

5º) Vai aparecer uma janela: Field Link Designer. Ligue agora o campo codigo da tabela tbl_relatorio_clientes com o campo codigo de tbl_clientes e pra finalizar clique Add e logo Ok.

Prontinho .... Ative Query1 e Table1 e rode o projeto ....

PS: Ah.... coloca 2 dbgrid, e liga um com DataSource1 e outro com DataSource2 ...

Compartilhar este post

Link para o post

belezinhaa amigo... valew pelo passo-a-passo...

esse final de semana vou testar aqui e segunda-feira posto o resultado...

valeww...

abraçoss e bom final de semana!!!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

vixiiiii....

brigadaooo parceerooo!!!

entendi agora como faz... nem acreditei que é tãoooo fácilll assimm!!!!

segui a explicação acima e deu certinhoo!!! era isso msm que eu estava precisando aqui!!

valewsss!!!!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

bom diaa!!!

poxa... olha que coisa mais estranha...

eu segui seus passos acima e funcionou belezinha, porém agora percebi um probleminha...

se eu abrir a tela de clientes e no primeiro ir direto no lista de pagamento (tbl_pagamento que está relacionado com a tbl_clientes) ele não lista só o que cadastrei pra esse cliente, ele lista tudo.... ai se eu ir pra qq outro cliente e voltar, dai ele organiza certinho... mas na primeira vez que abro fica listado pra todos..

como resolver isso?

Outro problema:

- eu tenho a tbl_clientes e relacionada com ela tenho a tbl_pagamento...

depois surgiu a necessidade de relacionar mais uma tablea com a clientes, a tbl_vendas_clientes

só que se eu faço esse relacionamento (seguindo os mesmos procedimentos) esse relacionamento não funciona de jeito nenhum....

porque? a tbl_cliente não pode relacionar dessa forma com 2 tabelas diferentes?

PS.: BD em Access

Obrigado pessoal!!!

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal... deu certo a paradinha aqui!!!

deletei todos os ADOs de conexão... zerei todos os dados das tabelas e refiz novamente... ai está funcionando tudo certinho agora!!

Compartilhar este post

Link para o post

Entaum vamos lah. Vou lhe ensinar passo a passo:

1º) Imagine que você tem em seu form uma Query1 ligado DataSource1 e uma Table1 ligado com DataSource2. A Query1 (tbl_cliente) vai ser sua tabela mestre, e a Table1 vai ser sua tabela detalhes ...

2º) Na propriedade SQL de Query1 monta um select pra selecionar todos os registros da tabela clientes

SELECT * FROM tbl_cliente
3º) Agora da duplo clique na Query1 e Adiciona todos os fields lah (CTRL + F)...

4º) Na Table1, Ligue TableName com a tabela tbl_relatorio_clientes. MasterSource ligue com DataSource1. Agora de duplo clique nos (...) tres pontinhos da propriedade MasterFields.

5º) Vai aparecer uma janela: Field Link Designer. Ligue agora o campo codigo da tabela tbl_relatorio_clientes com o campo codigo de tbl_clientes e pra finalizar clique Add e logo Ok.

Prontinho .... Ative Query1 e Table1 e rode o projeto ....

PS: Ah.... coloca 2 dbgrid, e liga um com DataSource1 e outro com DataSource2 ...

olá...

existe algum outro jeito de fazer relacionamento de tabelas com BD access?

-- poxa.. jah usei esse modelo em um projeto meu e funcionou muito bem.. agora estou fazendo um novo projeto e nao funciona por nada... jah refiz as ligacoes de todo jeito, jah fiz e refiz um monte de vez o Bd... mas nada de funcionar... o que pode ser?

obigado!

Compartilhar este post

Link para o post

bom pessoal... resolvi aqui...

é estranho isso (não sei se só comigo acontece)

tem hora que esse relacionamento nao funciona por nada...

ai deleto todos os componentes de ligação, mudo o nome da tabela do meu BD, faço toda a conexão e relacionamento novamente... ai funciona! que estranho...

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/closedeyes.gif

bom, mas pelo menos é uma solução (esquisita) mas que resolve!! rsss...

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, isso é algo estranho, pois não deveria acontecer... talvez seja necessário uma analise mais profunda nos códigos da sua aplicação para detectar o problema, pois talvez possa haver algum código conflitante em algum trecho da sua aplicação que cause esse efeito (ou algum problema de configuração de acesso talvez).

De qualquer forma, quando tiver algum problema, crie um tópico novo ao invés de usar um marcado como já resolvido... facilita a todos para localizar os posts onde os membros estão com problemas e agiliza o processo de auxílio ok? ;)

E parabéns por encontrar a solução do problema.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

ok amigo, pode deixar que crio novo sim! Desculpe! hehe..

é que achei que como já tinha algo sobre esse assunto deveria postar nele... mas agora já sei!

valew!! abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.