Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fabyo

Zend Framework

Recommended Posts

ola fabio sou novo aqui no forum mas estou pegando bem seu tutorial, o q esta acontecendo é o seguinte :

quando eu vou em

http://localhost/zend_inicio/

onde esta o seu segundo zip q baixei do tutorial beleza aparece :

Index

pagina2

como era pra acontecer, porem quando eu clico no link ele me redireciona para :

http://localhost/index/pagina2

ate ai beleza, pelo q vi no tutorial era realmente para aontecer isso , mas da como pagina não encontrada, seria alguma configuração do apache o meu é a verção 2.0 não a 2.2 e esta habilitado o .htaccess

da pagina não encontrada pq não tem nada lá, era pra ele pegar por exemplo da pagina2.phtml correto? voce saberia me dizer o q esta acontecendo?

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim esse modulo esta habilitado no Apache

LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so

no local ond esta o zend

"C:\Arquivos de programas\Apache Group\Apache2\htdocs\Zend_Inicio"

esta esse .htaccess

# RewriteEngine on

# RewriteRule !\.(js|ico|gif|jpg|png|css)$ index.php

# Rewrite rules for Zend Framework

RewriteEngine on

RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f

RewriteRule .* index.php

# Security: Don't allow browsing of directories

Options –Indexes

# PHP settings

php_flag magic_quotes_gpc off

php_flag register_globals off

php_flag short_open_tag on

tudo normal imagino ?

Compartilhar este post

Link para o post

quando você clica no link se tivesse funcionando o mod rewrite nao apareceria "index" ficaria so

http://localhost/pagina2

se seu servidor for a locaweb o erro pode estar no proprio .htaccess porque na locaweb eles nao aceitam nenhum parametro que mecha com o php.ini

entao se esse for o caso deixe seu .htaccess so com isso:

RewriteEngine on

RewriteRule !\.(js|ico|gif|jpg|png|css)$ index.php

Compartilhar este post

Link para o post

.

desculpa eu sei q ja esta ficando chato, mas eu ja tinha alterado o .htaccess para o q ja tinha no tutorial, como voce acabou de postar, mas o erro persiste,

quando eu fui instalar o servidor na minha maquina eu não ultilizei o XAMPP, eu instalei um por um , apache o 2.0 , o php 5 , o mysql(q ate então não vem ao caso), e configurei tudo que preciseva na mão, inclusive o php so esta carregando 3 .dll

php_gd2.dll

php_mbstring.dll

php_mysql.dll

que foi o necessario ate agora para minhas atividades aqui no pc, sera q talvez o xampp no caso carrege, ou tenha alguma configuração diferente disso q possa talvez esta fazendo a diferença, caso msm assim o erro continuar irei instalar ele para ter certeza q não é isso, porem imagino q não ira resolver

Compartilhar este post

Link para o post

.

:clap:

descobri o que ocorreu é o seguinte:

no apache o

LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so

não estava comentada , OK , porem o:

AllowOverride None

estava "None" quando setei para "All" , deu varios erros de PHP , fatal error bla bla bla...

procurei na internet o que poderia ser e achei

http://devzone.zend.com/article/119-Bluepr...trapping-part-2

"q aconselho a verem "

e tbm percebi q quandu eu usava

RewriteEngine on

RewriteRule !.(js|ico|gif|jpg|png|css)$ index.php

esse dois comandos juntos não funcionava ai troquei por :

RewriteEngine on

RewriteBase /zend_inicio

RewriteRule .* index.php

php_flag magic_quotes_gpc off

e todos os diretorios da pasta do tutorial estão passando pela index.php

Imagem Postada

vlw pela ajuda msm assim vou continuar como o tutorial q parei na part 3 por causa desses pequenos problemas

.

Compartilhar este post

Link para o post

Dexa eu ver se entendi...

sempre que eu precisar de uma página nova em meu site, eu preciso adcionar uma nova função no arquivo meu IndexController.php e também uma pasta e um arquivo index dentro de application\views\scripts???

Eh assim mesmo???

Tem mais alguma coisa???

Compartilhar este post

Link para o post

como ficaria um exemplo de url dinamicas, tipo, tenho algumas noticias no banco de dados, e quero colocar o link pelo titulo

ex:

Meu Titulo de Noticia

<a href="/meu-titulo-de-noticia"

como ficaria isso no ZF

Compartilhar este post

Link para o post
Dexa eu ver se entendi...

sempre que eu precisar de uma página nova em meu site, eu preciso adcionar uma nova função no arquivo meu IndexController.php e também uma pasta e um arquivo index dentro de application\views\scripts???

Eh assim mesmo???

Tem mais alguma coisa???

basicamente sim, cada pagina é um action da controller e na views voce só cria a pagina se precisar, porque nem sempre uma action precisa de uma view.

Compartilhar este post

Link para o post

1- tah... eu vi que nos arquivos de exemplo que tu disponibilizou, as páginas (em .phtml) estão todos dentro da pasta application\views\scripts\index. Dentro dessa pasta views, tem uma pasta index com todos os arquivos dentro... mas é sempre assim??? Todos as minhas páginas de navegação ficariam nesta pasta... ou eu criaria uma pasta pra cada página??? (axo isso mto desnecessário)...

2- e quanto a subpastas no site? Como eu montaria a estrutura??

tipo, muitos dos sites que faço têm área restrita para gerenciamento do conteudo... e, assim, é como se fosse um OUTRO site dentro do principal... (outro estilo, formato de montagem e layout)... ???

3- e na questao dos links nas páginas:

eu sempre defino no início de todas as páginas uma variável contendo o endereço do ROOT,

<?$servidor ="http://".$_SERVER['SERVER_NAME']."/";?>

assim, eu consigo ajustar o caminho correto a todos os links do site...

no ZEND, quando eu quizer referenciar um arquivo que está em tal pasta do meu site... como eu faço isso???

Compartilhar este post

Link para o post

Então to correndo agora, mas vou responder a primeira duvida

referente a estrutura MVC é questao de organização e é necessaria sim, mas se você analisar nao muda muito

sem o Zend se você tinha 5 paginas com o Zend você tera 5 paginas claro que separando você tera as 5 paginas só com html

mas fora isso é tudo igual, agora referente as pastas dentro da view é outra questao de organização

por exemplo se eu tenho uma pagina usuarios todos os metodos e ações referente a usuario eu posso ter ou nao um html pra ele, mas na view fica dentro da pasta referente ao "usuarios" assim fica mais organizado

mas como falei é tudo questao de saber trabalhar com o metodo MVC e costume, eu por exemplo meu metodo de trabalhar com sistemas Zend + extjs eu crio apenas views da index nao precisando de mais nada

só resumindo você nao vai criar uma pasta para cada pagina e sim para cada modulo

Compartilhar este post

Link para o post

eh... está clareando um pouco mais... mas ainda sim eu preciso ver exemplos pra fixar direitinho... Imagem Postada

estou só fazendo perguntas bestas... mas axo que são necessárias para o entendimento completo... [se todo tutorial tivesse uma opção para ver essas partes básicas, creio eu que não haveriam tantas dessas perguntas bestas por aí... ^^ ]

e... Fabyo... em questão desse extjs...

eu me lembro de ja ter lhe perguntado coisas sobre ele em outro momento... mas recentemente achei um blog [não me lembro qual], de um cara que dizia trabalhar especificamente com esse framework a um certo tempo na empresa dele... e que ele tinha abolido o uso do EXT por ele ser muito difícil e trabalhoso de manipular, e que com um jQuery da vida dava pra fazer praticamente tudo o que ele fazia... só perdendo para o apelo visual do EXT...

-> O que eh que tu acha desse framework e... tem como manipular a inteface gráfica desse EXT... tipo tamanho dos objetos... o conteudo que vai aparecer... da mesma forma como costumamos fazer com nossos formulários normais (html e css)???

Compartilhar este post

Link para o post

e ai galera beleza?

estou começando com zend agora mas tenho experiência em php com OO e MVC mas seguinte esse tutorial deu erro, primeiro eu fiz na mão mas deu erro ai resolvi baixar seu arquivo em anexo e da erro, os erros foram o seguinte.

obs: to usando o xampp e o modulo_rewrite ta habilitado, e o alowoverride ta em all e tentei fazer a mesma coisa que o usário qplok e não deu certo e o zend to usando a versão 1.8.4

1 - se deixar o seu .htaccess na pasta ele da esse erro:

Fatal error: Uncaught exception 'Zend_Controller_Dispatcher_Exception' with message 'Invalid controller specified (zend_inicio)' in C:\Arquivos de programas\xampp\htdocs\Zend_Inicio\library\Zend\Controller\Dispatcher\Standard.php:241 Stack trace: #0 C:\Arquivos de programas\xampp\htdocs\Zend_Inicio\library\Zend\Controller\Front.php(945): Zend_Controller_Dispatcher_Standard->dispatch(Object(Zend_Controller_Request_Http), Object(Zend_Controller_Response_Http)) #1 C:\Arquivos de programas\xampp\htdocs\Zend_Inicio\index.php(23): Zend_Controller_Front->dispatch() #2 {main} thrown in C:\Arquivos de programas\xampp\htdocs\Zend_Inicio\library\Zend\Controller\Dispatcher\Standard.php on line 241

2 - tirando o .htacess a página inicial funciona e aparece o "index e o link pra página 2" porém clicando no link página 2 ele da objeto não encontrado e o link fica "http://localhost/zend_inicioII/index/pagina2" tentei acessar como "http://localhost/index/pagina2" e também da objeto não encontrado.

o que fazer?!

valeu e muito obrigado por compartilhar seu conhecimento com o povo Fabyo

Compartilhar este post

Link para o post

eh... está clareando um pouco mais... mas ainda sim eu preciso ver exemplos pra fixar direitinho... wink.gif

estou só fazendo perguntas bestas... mas axo que são necessárias para o entendimento completo... [se todo tutorial tivesse uma opção para ver essas partes básicas, creio eu que não haveriam tantas dessas perguntas bestas por aí... ^^ ]

e... Fabyo... em questão desse extjs...

eu me lembro de ja ter lhe perguntado coisas sobre ele em outro momento... mas recentemente achei um blog [não me lembro qual], de um cara que dizia trabalhar especificamente com esse framework a um certo tempo na empresa dele... e que ele tinha abolido o uso do EXT por ele ser muito difícil e trabalhoso de manipular, e que com um jQuery da vida dava pra fazer praticamente tudo o que ele fazia... só perdendo para o apelo visual do EXT...

-> O que eh que tu acha desse framework e... tem como manipular a inteface gráfica desse EXT... tipo tamanho dos objetos... o conteudo que vai aparecer... da mesma forma como costumamos fazer com nossos formulários normais (html e css)???

P3rukao os 2 frameworks sao muito bons, ambos da pra fazer de tudo, mas na minha opniao o extjs é muito superior e muito mais completo, e sem contar que datagrid, datapiker do extjs é imbativel, nao existe outro framework que chegue aos pés do extjs, e fora outros recursos que só tem no extjs.

e sobre trabalhar com eles com zend, nao tem problema nenhum pode usar normal

Compartilhar este post

Link para o post
e ai galera beleza?

estou começando com zend agora mas tenho experiência em php com OO e MVC mas seguinte esse tutorial deu erro, primeiro eu fiz na mão mas deu erro ai resolvi baixar seu arquivo em anexo e da erro, os erros foram o seguinte.

obs: to usando o xampp e o modulo_rewrite ta habilitado, e o alowoverride ta em all e tentei fazer a mesma coisa que o usário qplok e não deu certo e o zend to usando a versão 1.8.4

1 - se deixar o seu .htaccess na pasta ele da esse erro:

Fatal error: Uncaught exception 'Zend_Controller_Dispatcher_Exception' with message 'Invalid controller specified (zend_inicio)' in C:\Arquivos de programas\xampp\htdocs\Zend_Inicio\library\Zend\Controller\Dispatcher\Standard.php:241 Stack trace: #0 C:\Arquivos de programas\xampp\htdocs\Zend_Inicio\library\Zend\Controller\Front.php(945): Zend_Controller_Dispatcher_Standard->dispatch(Object(Zend_Controller_Request_Http), Object(Zend_Controller_Response_Http)) #1 C:\Arquivos de programas\xampp\htdocs\Zend_Inicio\index.php(23): Zend_Controller_Front->dispatch() #2 {main} thrown in C:\Arquivos de programas\xampp\htdocs\Zend_Inicio\library\Zend\Controller\Dispatcher\Standard.php on line 241

2 - tirando o .htacess a página inicial funciona e aparece o "index e o link pra página 2" porém clicando no link página 2 ele da objeto não encontrado e o link fica "http://localhost/zend_inicioII/index/pagina2" tentei acessar como "http://localhost/index/pagina2" e também da objeto não encontrado.

o que fazer?!

valeu e muito obrigado por compartilhar seu conhecimento com o povo Fabyo

é alguma configuração que nao ta deixando funcionar direito o Mod Rewrite, tem que funcionar com o .htaccess

Compartilhar este post

Link para o post

E em relação ao visual dele... tem como mudar o layout dele.... usando algum template ou algo do tipo??

Pq eu já me peguei muitas vezes com a necessidade de implementá-lo nos meus sites... mas sempre esbarro nesse problema...

"Não tenho como uzar o ext porque ele eh redondo... enquanto o site eh quadradão, não posso usar por que ele eh azul e o meu site eh vermelho e amarelo.... etc..."

Deu pra entender???

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o extjs existe diversos themas prontos só linkar o css e pronto

http://extjs.com/forum/showthread.php?t=15989

http://extjs.com/forum/showthread.php?p=74687

http://extjs.com/forum/showthread.php?t=15377

e nada impede de você fazer seu proprio tema

t+

Compartilhar este post

Link para o post

quando você clica no link se tivesse funcionando o mod rewrite nao apareceria "index" ficaria so

http://localhost/pagina2

se seu servidor for a locaweb o erro pode estar no proprio .htaccess porque na locaweb eles nao aceitam nenhum parametro que mecha com o php.ini

entao se esse for o caso deixe seu .htaccess so com isso:

RewriteEngine on

RewriteRule !\.(js|ico|gif|jpg|png|css)$ index.php

Olá novamente,

bom consegui fazer o zendo funcionar o link porém quando eu clico na página inicial para ir pra página 2 ele aparece la no endereço http://localhost/zend_inicio/index/pagina2 , só que você disse ali em cima Fabyo se tivesse funcionando não apareceria o index então ainda está errado?! apesar de estar funcionando?!

att

Compartilhar este post

Link para o post

testando assim da esse erro aqui:

Fatal error: Uncaught exception 'Zend_Controller_Dispatcher_Exception' with message 'Invalid controller specified (pagina2)' in C:\Arquivos de programas\xampp\htdocs\Zend_Inicio\library\Zend\Controller\Dispatcher\Standard.php:241 Stack trace: #0 C:\Arquivos de programas\xampp\htdocs\Zend_Inicio\library\Zend\Controller\Front.php(945): Zend_Controller_Dispatcher_Standard->dispatch(Object(Zend_Controller_Request_Http), Object(Zend_Controller_Response_Http)) #1 C:\Arquivos de programas\xampp\htdocs\Zend_Inicio\index.php(23): Zend_Controller_Front->dispatch() #2 {main} thrown in C:\Arquivos de programas\xampp\htdocs\Zend_Inicio\library\Zend\Controller\Dispatcher\Standard.php on line 241

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.