Fabyo 66 Denunciar post Postado Abril 29, 2008 Zend Framework - Templates para quem não viu os tutoriais anteriores segue os links: << Introdução << O Inicio << Exemplos Basicos I << Plugins Vamos ver um pouco do sistema de templates do Zend, e ver como é pratico de usar,só vou dar um exemplo e explicação basica, pois depois iremos entrar no esquema de Layout que ficou muito mais pratico. ja viram sites com centenas de paginas em html, e todas com o mesmo conteudo? ou seja o cara não fez um conteudo dinamico, então ele copiou todas as paginas e só mudava o que precisava, mas para manutenção ele tem um trabalho muito grande, pois se quer uma um simples link ou titulo de uma pagina tem que mudar em todas, alguem ja viu sites desse tipo? bom eu ja vi, então a ideia de templates é não ter esse trabalho todo, uma que separamos o HTML da codificação, e outra que usamos a mesma pagina varias vezes, ou seja criamos por exemplo 1 pagina com o cabeçalho do site, em vez de escrevermos o cabeçalho em todas as paginas apenas incluimos o arquivo cabeçalho, com isso quando precisamos mudar alguma coisa no cabeçalho, apenas mecheremos em 1 arquivo e pronto. bom no nosso exemplo criei um arquivo header.phtml e footer.phtml, que serão nosso cabeçalho e rodape do site dai basta incluirmos ele nas outras paginas, por exemplo vamos incluir esses 2 arquivos na index.phtml: index.phtml <?php echo $this->render('header.phtml'); ?> Conteudo do INDEX <?php echo $this->render('footer.phtml'); ?> facil nao é mesmo? na hora de testarem só olhar o codigo fonte da pagina e verão o conteudo completo do index com o cabeçalho e rodapé agora só baixarem o exemplo e testarem, qualquer duvida só postarem aqui. Zend_Template.zip OBS: Pasta Library vazia. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
David Ramires 1 Denunciar post Postado Abril 29, 2008 Parabéns Fabyo, seus Tutoriais sobre o Zend Framework estão sendo muitos bons, até hoje não tinha visto nada parecido. está ficando show.... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alaerte Gabriel 662 Denunciar post Postado Abril 29, 2008 Beleza pura, por enquanto nenhuma dúvida de minha parte :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ABF_Jr 0 Denunciar post Postado Maio 8, 2008 Experts colegas!! rss Estou iniciando em programação visual ja fiz cursos de PHP e agora JAVA. Mas nao foi suficiente... Inicialmente desejo programar em PHP utilizando uma IDE + Zend e gostaria da ajuda de vcs. Gostaria de indicação de livros, tutoriais e com as dicas postadas por vcs aqui no forum, tenho a certeza que conseguirei... Poderiam me ajudar? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Leandro Barral 1 Denunciar post Postado Outubro 10, 2008 Sobre livros faz uma busca no fórum, tem va´rios tópicos sobre isso.. e sobre os tutoriais só ficar ligado na área de artigos do forum e do site! Abraço. Qualquer dúvida ja sabe.. GRITA! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
eeshomsheekhaa 0 Denunciar post Postado Outubro 24, 2008 Muito show os tutoriais. Muito bons mesmo. Mas eu estou com uma tremenda duvida. No seu exemplo de templates, ficou facil porque o template usado é super simples também. Mas imagina que eu fizesse um template bem loko no photoshop, todo moderno, e então tenho que colocar o codigo dentro desse template. Eu teria que dividigo em varios arquivos .phtml? Não há uma forma de eu ter uma pagina template, e vou incluindo areas de codigos, tipo no centro do template vai abrindo todos os views e tal? Esta clara minha duvida? É que as vezes não sei exprimila. Abraços E muito obrigado de qualque forma, pelos tutoriais. E pela galera ae, é nóis..rsrs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Leandro Barral 1 Denunciar post Postado Outubro 24, 2008 sim.. onde você quer tenham as saídas das suas views você coloca : <?php echo $this->layout()->content; ?> e se quiser renderizar parte por parte faz como o Fabyo citou no fim do post: <?php echo $this->render('NOME-DO-ARQUIVO.phtml'); ?> Espero ter ajudado. Att, Leandro Barral []'.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eduardo Lagares 0 Denunciar post Postado Janeiro 23, 2009 Cara e se eu precisar incluir uma pagina dinamica ou um metodo de um controller: <? echo $this->render('estatica.phtp'); ?> mais para uma pagina dinamica? oe qu faço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marlon Souza 0 Denunciar post Postado Março 9, 2009 Fabio, Muito obrigado, seu tutorial me ajudou muito, poderiam ter colocado mais tutoriais assim, ja que na internet ta meio phoda encontrar um tutorial passo a passo decente. desde ja agradeco a todos que colaboram com as duvidas aqui no imasters e em outros forum. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
P3rukao 0 Denunciar post Postado Junho 23, 2009 Aí Fabyo.. eu denovo... Eu vi que nos modelos dos templates dá pra inserir código php, como algumas variaveis e talz... mas dá pra usar uma programação mais avançada "in-line" também?? Para ser mais específico: Eu costumo utilizar o lado direito do site para mostrar alguns aplicativos do site... como listagem de noticias (por exemplo)... Como eu poderia fazer isso no meu template lateral??? Utilizo os famosos includes para conexão com o banco e faço a seleção dos dados normal ou utilizando o zend fica diferente isso?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabyo 66 Denunciar post Postado Junho 23, 2009 Opa entao utilizando o Zend fica um pouco diferente porque ele segue o padrao MVC ou seja separação de camadas resumindo a grosso modo : Controller é onde se processa tudo, loops, seta variaveis pega valores de cookie, session, get/post etc... Model é onde se faz a conexao com o banco de dados View é onde fica os html e templates, suas paginas com variaveis esperando seus valores vir da controller resumidamente é isso, e com as 3 camadas M, V, C trabalhando junto é que sai o resultado da sua pagina. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
P3rukao 0 Denunciar post Postado Junho 23, 2009 Eh eu lembro disso Fabyo... está no seu post no inicio do Tutorial... o que estou precisando entender mesmo eh em forma de código... já estou saturado de tanto ler documentação e tutoriais sobre o assunto... e sempre que me arrisco a ir pro código sozinho... me bate uma dúvida e eu volto as pesquisas... =/ Não lembro se naquele modelo que te mandei tem uma estrutura completa ou soh uma index... mas o que eu preciso eh ver scripts prontos... com os prinsipais pontos da montagem de um site usando o ZEND... tipo: um modelo que aborde a montagem dos sites ultilizando os templates... com umas duas ou tres páginas mesmo, com algum exemplo usando conexão com o banco de dados... fazendo uma listagem simples (de usuarios, por exemplo) sem nenhum caprixo... somente algo que aborde os principais pontos que você mostrou ao longo desse tutorial... e que são e essenciais para a montagem de um site simples... Não sei se estou pedindo muito, ou já sendo abusado... mas pra todo mundo que está começando... ter um script básico pra começar a mexer pra lá e pra cá.. fazer testes e talz... ajuda muito mais do que só pinceladas no assunto... ;) Isso não significaria de TER O NEGOÇO PRONTO! mesmo que o código já esteja previamente pronto... e façamos o velho "COPY e PASTE"... ainda seria necesário muito estudo e pesquisa pra poder dizer: enfim "FIZ UM SITE" ;) intaum... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabyo 66 Denunciar post Postado Junho 23, 2009 Eu entendo voce e sei como é dificil no começo, ainda mais sem exemplos assim que der eu posto um exemplo simples de um site com Zend. t+ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
P3rukao 0 Denunciar post Postado Junho 23, 2009 Ta ok Fabyo..... eu te agradeço pela força... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif inté + Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Adelar Tiemann jr 0 Denunciar post Postado Julho 28, 2009 Olá, eu baixei o ZF do site da ZEND ai ele deu problema dizendo que não achava o library/Zend/Loader.php e não faço a menor ideia porque esta certo os arquivos talz as pastas... Se tiver uma luz ae Abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabyo 66 Denunciar post Postado Julho 28, 2009 voce copiou a pasta library pro seu projeto? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Adilson_Web_2007 0 Denunciar post Postado Agosto 12, 2009 Parabéns pelas dicas! Eu só ouvi falar de Zend, quando uma mulher de uma empresa me perguntou se eu tinha conhecimento. Eu fui sincero numca ouvi! E fui atrás para saber o que era. Depois do que eu le, para mim é fantastico. fiquei um pouco confuso, mas vou continuar pesquisando lendo até chegar aonde eu quero. gosto de frameworks, resume bem o nosso trabalho, porque criar algo, se já está pronto. Funciona bem! Isso é o mais importante. Estou pensando em até comprar um livro. Mais uma vez obrigado pelo conteúdo. Pois, conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar! heeeeeee http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabio Paixao 0 Denunciar post Postado Janeiro 11, 2010 Olá Fabyo, bom dia! Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelos seus tutoriais sobre ZF, pois tem me ajudado a aprender. Estou com uma pequena dúvida: Quando executo a página aparece o conteúdo da index, porém, quando clico sobre o link para a página2, aparece o "HTTP 404 - Arquivo não encontrado". OBS: Coloquei os arquivos na mesma sequência do download. Abraços. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites