Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marostegan

gerar automatico

Recommended Posts

bom dia pessoal... tem mais uma duvida aqui que o bixo tah pegando e eu nao to conseguindo fazer...

seguinte...

eu tenho aqui em meu sistema um cadastro de clientes e o valor que ele paga mensal...

o que eu preciso é que dia 1º de cada mês ele gere automaticamente numa DBGrid de um outro form uma relação de todos os clientes , o valor que cada um paga mensal e a data de vencimento [pq cada cliente tem datas diferentes para pagar]. para que assim, conforme eles forem pagando, eu vá dando baixa lá...

pela logica axo que funcionaria assim: (meu BD é access)

tenho a tbl_clientes que é aonde fica todas as informações de meu cliente

quando chegar dia 1º automaticamente o nome da empresa, o valor mensal [de todos os clientes cadastrados] e suas respectivas data de vencimento seja jogado num outro form dentro de uma DBGrid... e essa DBGrid estaria ligada com o tbl_mensalidades_clientes...

porém tem que funcionar assim tb, se o cliente não pagou no mes passado fica 2 entradas (ou seja, a entrada do mes passado com o vencimento para o dia 15/04 que ainda nao foi pago e + a mensalidade desse mes 15/05...]

* acredito que essa parte seja simples, pq se ele só gerar os dados e adicionar na DBGrid [sem apgar os que estão já la...] não terei problema quanto a isso...

e pra finalizar, preciso que o DBGrid organize automaticamente essas informações, ou sej,a que ele coloque em ordem por mes [do menor para o maior]

eu vou ser sincero, nao faço ideia de como fazer esas coisas ai...

rsss...

obrigado pessoal!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, estude SQL, acesse o www.apostilando.com e puxe umas apostilas. Com certeza você encontrará respostas a este e outros problemas...

Para executar consultas SQL, utilize o componente ADOQuery (acredito que você esteja utilizando ADO, afinal, o DB é access...)

Compartilhar este post

Link para o post

valew amigo...

+ consulta eu sei fazer...

eu queria uma força pra fazer a parada gerar sozinho os valores de pagamento e os dias...

o0''

alguem pode dar uam força?

valews!

Compartilhar este post

Link para o post

O que pode fazer é criar um procedimento que todo dia 1° um usuário clica em um botão e faz estes lançamentos, se você utilizasse um BD com mais recursos como o SQLServer, poderia otimizar alguns processos, mas no caso do Access vai precisar fazer o desenvolvimento. Sendo que quando o usuário listar pode fazer com que o sistema pegue tudo os clientes, faz um while e vai lançando na tabela, mas antes de lançar faz nova busca por valores em aberto, soma este valor ao valor que deve de ser lançado e então efetua o lançamento.

Compartilhar este post

Link para o post

dexa eu ve se entendi...

no caso eu criaria em meu BD uma outra tabela (tbl_mensalidades)

ai faria um button que ao clicar ele pega o nome das empresas, a data de vencimento e o valor da mensalidade, joga pra a tbl_mensalidades... (isso quando eu clico em um botão GERAR MENSALIDADES) certo?

tpw...

tem como fazer o DBGrid organizar as informações, ou seja, ao invés de ficar por ordem de cadastro, ele organizar por tada?

ex: das recentes para as antigas? (eu queria que as antigaz ficasem por ultimo)

você poderia me ajudar nessa parte de organizar no DBGrid?

brigadao!!! =DD

Compartilhar este post

Link para o post

Seria isso mesmo a geração.

A ordenação é você quem define usando o ORDER BY sobre a query, usando o comando DESC sobre o campo data.

hummm... certo...

mais, você teria um exemplo de como eu faço pra ordenar por data das anteriores para as recentes? usando esse comando ai que você me passou?

obrigado! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.