Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

flavioavilela

dbexpress ou odbc?

Recommended Posts

galera, é o seguinte:

estou programando baseado em odbc, mas me disseram que dbexpress é melhor, mais seguro, menos sugeito a erros e etc???

alguém poderia me tirar essa dúvida e pq um é melhor q o outro??? e quais programas eu usaria para gerenciar no dbexpress???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Flavioavitela.

O nosso amigo Bdexterholland está com a razão. O BDE (Borland Database Engine) foi uma espécie de ODBC que a Borland criou para o seus bancos de dados, especialmente para o Paradox, entretanto, há outros drivers para outros bancos, tais como o Interbase. O BDE já está obsoleto, isto porque foram criados uma gama de componentes que já incorporam drivers específicos para cada banco de dados, tal qual os componentes da palheta Interbase, que conecta aos bancos Interbase e Firebird.

Entretanto cabemos resaltar a importância do DBExpress, que é mais versátil, onde o componente SQLConnection permite voce conectar a vários outros drivers, fazendo o mesmo papel do BDE, só que uma diferença primordial, O BDE criava um alias para o Banco, já o SQLConnection incorpora no código fonte do componente o caminho e toda a configuração do Driver do banco de dados, onde ao compilar o projeto, toda essa configuração é compilada junto ao executável, não necessitando criar este aliás em cada máquina onde o executável será instalado.

Experimente arrastar um SQLConnection para dentro do Form e click duas vezes dentro dele, lá voce verá que ele funciona como se fosse uma espécie de ODBC, tal como o BDE e ou ODBC do Windows, só com toda versatilidade já mencionada acima.

Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

beleza... já me deu ótimas dicas...

tipo assim... me disseram pra utilizar InterBase como banco... baixei instalei e tudo mais... e qual programa eu poderia utilizar para gerencia-lo? criar as tabelas e td mais??? o IBExpert faz isso???

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Flavioavitela.

Neste caso, eu sugiro que voce baixe também o Firebird, que é um banco nativo do Interbase, é tão bom quanto o mesmo, só que há um diferença, o Firebird é gratuíto e o Interbase não é.

Voce deve ter baixado um cópia do Interbase versão 6 que é gratuíta, porém já está também obsoleta, as novas versões do Interbase são pagas. O Firebird é um banco open source e já está na versão 2.3 se não me falhe a memória, existe uma nova versão para entrar no ramo, a versão 3 que terá o codinome Vulcan.

Respondendo a pergunta quanto ao DBExpress, a resposta é sim, e o driver para conectar o Firebird pode ser também o driver Interbase, isto porque como disse antes, o Firebird é nativo da versão 6 do Interbase. O Firebird nasceu de um reunião de engenheiros de software da Borland que decidiram fazer um correção de bugs que havia no Interbase 6, fazendo um nova versão com o codinome Firebird.

Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola, sou eu de novo.

Eu confundi IBExpert com DBExpress.

DBExpress é a palheta de componentes (VCL) do Delphi que voce utiliza para conexão com o Banco de Dados, isto dentro do Delphi,

Já o IBExpet, software este que também recomendo, é um console que voce manipula tanto o Interbase quanto o Firebird.

Como assim ?

E no IBExpert que voce vai montar a estrutura do seu banco de dados, criando as tabelas, os relacionamentos entre elas, vai criar triggers e tudo mais, ou seja, vai gerenciar o seu banco de dados com instruções SQL. Tanto o Interbase quanto o Firebird também tem os seus consoles, é só voce procurar por um arquivo chamado IBConsole.exe dentro da pasta de instalação dos mesmos. Entretanto, eu recomendo mesmo o IBExpert que é mais completo.

Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

entendi perfeitamente... só uma coisa:

eu utilizo atualmente sql server como banco e o microsoft sql server management studio express para manipulação do banco e como já lhe disse, utilizo ODBC32 e os componentes da paleta BDE...

queria fazer o seguinte: continuar utilizando meu banco sql server pois gostei mto dele e continuar utilizando o microsoft sql server management studio express para manipulação de dados mas estar utilizando agora os componentes para deixar meu sistema baseado em dbexpress, como sqlconection, sqldataset, clientdata set???

conclusão: continuar utilizando o mesmo banco e o mesmo gerenciador e apenas mudar de odbc32 coma paleta bde para dbexpress????

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Flavioavitela.

Sem problemas, voce pode utilizar o SQL Server que também é bom, só que ele é um banco pesado na instalção, porém robusto na performance.

Já o Interbase e o Firebird são leves na instalação e robustos também na performance.

Porém gosto não se discute, entretanto devo alertá-lo que para conexão com o SQL Server, os componentes mais recomendados são os componentes ADO da palheta ADO, isto é, se a versão do seu Delphi for a versão 7. Se for Delphi versão 2007, então a palhata é a dbGo.

Mas porque ADO ? ADO (ActiveX Data Objects), é um objeto criado pela Microsoft e portanto ele é melhor para os bancos de dados da mesma Empresa (Access e SQL Server).

Neste caso, voce não precisa utilizar o ODBC, ao arrastar um componente ADOConnection, voce verá que a conexão e feita de maneira diferente, na sua propriedade ConnectionString click nas reticências e depois click no botão Build e selecione o Driver do banco que é Microsoft OLE DB Provider for SQL Server, click em avançar, na caixa de texto Insira o nome do Servidor, digite o nome do Servidor ou seu endereço de IP, voce pode especificar em fazer o logon com o banco utilizando o logon do Windows ou uma senha de um usuário específico criado dentro do banco, e no terceiro item, voce seleciona o nome do banco de dados no Servidor. depois é só conectar os demais componentes (ADOTable, ADOQuery) ao ADOConnection, através da suas propriedades Connection. O curioso é que estes componentes (ADOTable e ADOQuery) também tem a suas propriedades ConnectionString e isto permite-lhes fazer uma conexão independente de ADOConnection com o banco, entretanto isto só é viável caso voce utilizar apenas um ou dois no máximo de ADOTable ou ADOQuery, já imaginou ter que ficar configurando ConnectionString de 350 componentes, é para isto que existe o ADOConnection.

Pronto, voce vai reparar que o ODBC também foi incorporado no ADOConnection, tal como o SQLConnection, isto não é uma maravilha.

Um abraço.

Olá, sou eu de novo.

Se o Microsoft sql server management studio express for um console tal qual o IBExpert, voce também pode utilizá-lo sem problemas, só não precisará mais do ODBC.

Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.