Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Danpanda

[Resolvido]  sobre DPI's

Recommended Posts

Ola galera do forum!

Fui realizar um trabalho, a principio um "banner" com medidas de 20X15cm, feito o trablho me deparei com a pergunta do cliente:

"Caso queira trabalhar com a imagem em tamanho maior eu perderia qualidade?"

Eu disse convictamente que sim, e surgiu uma dúvida...com quanto DPI's é aconselhado trabalhar, para um banner, outdoor e outras artes?

Nesse "banner" feito por mim em 20X15cm eu coloquei com 200 DPI's....

Abraços

Danilo H Siqueira

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom.. oq importa nesse caso nem é exatamente estar em 300dpi ou 200dpi.... é a distância que seu impresso será visto...

se você imprime um outdoor você deve primeiro se preocupar a que distância os observadores estarão dele... se estiver longe ele poderá ter menos pontos por polegada... se a observação for próxima ele deverá ter mais dpi e com isso mais qualidade!!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

então sua pergunta é:

"Caso queira trabalhar com a imagem em tamanho maior eu perderia qualidade?"

sim!! certamente você perderá qualidade de impressão... mas essa qualidade pode ser compensada com diversos fatores como esse da distância!! cada caso é um caso.. e a melhor solução é fazer um modelo pra ver como fica.

ps: isso tudo se aplica a imagens em bitmap (fotos, arquivos do photoshop e etc), se você estiver usando vetores (arquivos do corel e illustrator) você pode aumentar e diminuir sem perder qualidade nenhuma pois esses programas trabalham com cálculos matemáticos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas em relação a 200 dpi, como que ficaria a qualidade desse arquvivo?

Teria uma boa vizualização para outdoors?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

olha 20 por 15 cm é bem pequeno... menor que uma folha A4 entaum certamente o cara vai ver de perto. Eu usaria 300 Dpis, mas 200 só perceberá mesmo quem é da área ou apreciadores de arte que tem o olho bem apurado, leigos nao verão a menor diferença.

Entaum acho que nao precisa se preocupar NESTE caso.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

é como o Pantoja disse.. neste caso, onde o arquivo é pequeno deve-se usar uma resolução alta 300dpi é ideal.... mas se você vai criar um banner de 5X8metros e este será colocado em um topo de um prédio onde será visto pelas pessoas que passarem pela rua... você pode usar uma resolucão menor pois a distância não faz perceptível a distancia ente os pontos http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

No caso desse Outdoor de 5X8m mezy,

se eu tivesse no caso de fazer um outdoor nessas medidas, como que eu poderia trabalhar essas medidas photoshop?

exemplificando:

- Como eu poderia criar no photoshop um outdoor para essa dimensão de 5X8m?

Nao iria criar um arquivo no photoshop com 5X8m...ou iria?

Abrass

Compartilhar este post

Link para o post

sim!! se você for usar o photoshop pra criar todo o arquivo é aconselhavel que você trabalhe com o tamanho e resolução final.

banner de 8X5metros... arquivo de 8X5metros e 200 ou 300 dpi de acordo com a sua necessidade.

isso se for photoshop... se for usar um programa vetorial (corel, illustrator)... em um banner sem fotografias... você pode fazer em um tamanho menor e equivalente que na hora de fechar o arquivo não haverá problemas.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

tdo bem q ja ta resolvido, mas só pra constar: para banners gigantes ou outdoors, a grafica aconselha fazer um arquivo com 1/10 do tamanho do original em 300 DPI's.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal ver a galera discutindo sobre problemas mais técnicos da profissão. =D

Compartilhar este post

Link para o post

tdo bem q ja ta resolvido, mas só pra constar: para banners gigantes ou outdoors, a grafica aconselha fazer um arquivo com 1/10 do tamanho do original em 300 DPI's.

depende do banner e da impressão né?

ou isso é regra?

Compartilhar este post

Link para o post

To falando isso por experiencia propria de alguns bons anos... toda grafica que se preze para impressões gigantes como outdoor ou banners mto grandes sugerem trabalhar com 1/10 do tamanho... ou seja, se você for fazer um banner de 8 x 5m, faça entao com 80 x 50 cm com 300 dpis, te garanto que a qualidade vai se manter. É totalmente desnecessario fazer o tamanho original com 300dpis.

Se tiver com medo por trabalhar com fotos, é só mandar uma pasta avulsa com as fotos recortadas e com seus devidos efeitos, e mandar junto com o arquivo aberto.

Compartilhar este post

Link para o post

Pow galera sem palavras,

todas as respostas me ajudaram muito, alem do que eu imaginava..

Entao estaria correto um Outdoor com as dimensões 8X5m, eu trabalhar com ele em 300 dpi, com as medidas de 80 X50cm?

era essa a minha duvida...

Abração a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Está correto sim, vai em frente que eu garanto que não terá problemas... Se a parte central do outdoor for uma foto, é só fazer do jeito que eu sugeri no post anterior.

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiver com medo por trabalhar com fotos, é só mandar uma pasta avulsa com as fotos recortadas e com seus devidos efeitos, e mandar junto com o arquivo aberto.

mas ai que está o problema.... dando o arquivo aberto pra gráfica e as imagens separadas você corre o risco de seu trabalho não sair como planejado... :wacko:

mas eu não tenho mesmo muita experiência com gráfica pra formatos grandes... se você diz que fazem em 1/10 em 300dpi como é feita essa impressão? há uma interpolação de pixels ou coisa parecida?

Compartilhar este post

Link para o post

Ja fiz bastante outdoors.. e Mezy, por isso se pede uma prova pra grafica.. pra certificar que saiu do jeito que você quer. Mas olha, da pra contar nos dedos as vezes q mandei um arquvio aberto... normalmente fecho com 1/10 do tamanho em 300dpi e boa... nunca deu problema

Compartilhar este post

Link para o post

Um Folder 2 páginas, tamanho de A5, ficaria um exagero utilizar 300 dpi?

DPI muito alto em trabalhos pequenos podem prejudicar o trabalho?ou nao?

Abraços

Danilo H. Siqueira

Compartilhar este post

Link para o post

Ao contrario Danilo, em trabalhos pequenos como folder é recomendado trabalhar com 300dpis sim, pq o folder vai na mão do consumidor, e este pode analisar minuciosamente, ou seja, qualquer pixelado deixa seu trabalho feio.

Compartilhar este post

Link para o post

Um Folder 2 páginas, tamanho de A5, ficaria um exagero utilizar 300 dpi?

DPI muito alto em trabalhos pequenos podem prejudicar o trabalho?ou nao?

Abraços

Danilo H. Siqueira

Amigo a regra é clara(Arnaldo César Coelho), quanto mais Pixels por Plegada(DPI) melhor a definição de uma impressão, porém se você imprimir um trabalho a 600 DPIs ou a 2.000 DPIs pouco perceberá a diferença a olho nú. E isso obviamente leva-se em conta pois se nao faz diferença pra que exagerar tanto certo?

Seu PC iria "sofrer" a toa. Tudo que se faz em Arte/Design tem que ser préviamente estudado para nao haver retrabalho ou para não haver desperdício tanto de tempo quanto de material.

Abração e boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.