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Mário Monteiro

Como evitar o uso exagerado (e ruim) das redes sociais

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Como evitar o uso exagerado (e ruim) das redes sociais

 

Especialistas indicam que ferramentas virtuais devem ser usadas como complemento do networking no mundo real

Por Redação da CIO

 

Você tomou a decisão de expandir e melhorar seus relacionamentos profissionais? Então, tome cuidado: relacionamento online, sozinho, não é suficiente. Ao mesmo tempo que a internet tornou a manutenção dos contatos muito mais simples, os CIOs agora correm o risco de exagerar no uso da ferramenta — e de apenas se relacionarem com pessoas que também usam as redes sociais virtuais. "Se você não tomar cuidado, corre o risco de se relacionar apenas com pessoas muito parecidas com você", alerta Ivan Misner, guru de relacionamentos e escritor.

 

As melhores redes de relacionamento são baseadas na diversidade: se sua rede inclui não apenas CIOs, mas também pessoas de outras áreas, experiências e culturas, você encontrará pessoas que podem te apresentar a outros grupos. Nesse caso, você passará a conversar com pessoas que sequer conheceria e passará a ter acesso a novas oportunidades. As pessoas estão, cada vez mais, usando a internet para construir relacionamentos. Sozinho, o LinkedIn conta com mais de nove milhões de profissionais. "Um dos principais benefícios dos relacionamentos virtuais é que posso manter o contato com pessoas que são importantes para mim", diz David Guzm, ex-CIO da distribuidora de produtos médicos Owens & Minor. "A comunicação online é um complemento fantástico."

 

"Complemento" é, aliás, a palavra-chave para o sucesso das redes virtuais. O relacionamento online não substitui o cara-a-cara.

 

A seguir, alguns mitos do relacionamento profissional que você deve prestar atenção:

 

Você tem de ser uma pessoa expansiva para ter um bom círculo de contatos. Errado. Pessoas extrovertidas geralmente são péssimos ouvintes, diz Misner. "Bons 'networkers' têm dois ouvidos e uma boca e usam essas ferramentas proporcionalmente", brinca o especialista.

 

Grupos de profissionais são cheios de jovens. Mentira. Na verdade, apenas 10% dos participantes de redes de relacionamento físicas (e não as virtuais) têm 29 anos ou menos, de acordo com um estudo recente da Universidade de St. Thomas.

 

Ter bons relacionamentos depende de quem você conhece. Mais ou menos. Na verdade, tem a ver com o quanto bem você conhece. "Quando alguém dá uma referência, está dando, junto, um pouco de sua reputação", explica Misner. Ou seja: não dê referências casualmente. E construa credibilidade com qualquer pessoas que possa te indicar no futuro.

 

Algumas pessoas são 'networkers' naturais. Talvez. Mas isto não significa que você não possa aprender a fazer isto, ou que pessoas possam desenvolver essa habilidade. Para praticar, ganhe visibilidade, envolva-se em vários grupos e tente crier "esferas de contatos" em mercados que sejam simbióticos mas não concorrentes.

 

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/carreira/2...-redes-sociais/

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