Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Procon: 65% dos consumidores desconhecem novas regras do celular

Recommended Posts

Procon: 65% dos consumidores desconhecem novas regras do celular

Por Redação do IDG Now!

 

São Paulo - Mais de 54% dos consumidores tiveram algum problema com operadoras após a entrada em vigor da nova regulamentação, diz Procon-SP.

 

As novas regras da telefonia celular estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em fevereiro, ainda não estão claras para 65,04% dos consumidores brasileiros, revela uma pesquisa da Fundação Procon-SP divulgada nesta terça-feira (27/05).

 

De acordo com a apuração feita pelo órgão de defesa do consumidor com 758 usuários, 54,62% afirmaram que tiveram algum problema com a prestadora após a entrada em vigor da nova regulamentação, sendo 22,46% envolvendo a cobrança para desbloquear o aparelho.

 

Na avaliação dos técnicos do Procon-SP, os resultados da pesquisa demonstraram a

dificuldade que os usuários dos serviços de telefonia móvel possuem para

obter informações sobre a legislação que regula o setor.

 

Dentre as pessoas que tinham conhecimento sobre as novas regras, 76,98% ficaram sabendo do assunto pela imprensa e apenas 5,66% foram comunicadas pela operadora.

 

No entanto, 79,25% dos consumidores que tomaram conhecimento das mudanças acreditam que as novas regras garantem mais direitos aos usuários e podem acarretar

melhorias no mercado.

 

O contrato de fidelização é considerado pelo órgão como um dos pontos polêmicos das novas regras. A partir de 13 de fevereiro ficou proibida a estipulação de prazo de carência para mudança de plano. No entanto, a prestadora pode estabelecer prazo de permanência, de no máximo 12 meses, quando oferecer vantagens aos usuários – aparelhos com preços menores aos praticados no mercado, por exemplo.

 

"Apesar dessa brecha regulamentar, o Procon-SP considera prática abusiva a imposição de período mínimo de permanência em contrato", argumenta o Procon-SP, em seu comunicado.

 

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2008/05/2...elefonia-movel/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noticia Relacionada

 

Regras sobre desbloqueio de celulares ainda causa confusão entre consumidores, diz Procon-SP

 

São Paulo, 27 de maio de 2008 - As novas regras de telefonia móvel colocadas em vigor no dia 13 de fevereiro deste ano não estão claras para a maioria dos consumidores, de acordo com pesquisa do Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania.

 

Em torno de 65% dos usuários de telefone celular desconhecem os direitos criados com a regulamentação, como expansão da validade dos créditos do celular pré-pago e a revalidação dos créditos expirados, a partir de uma nova recarga. O ponto mais polêmico, de acordo com a pesquisa, está relacionado a cobrança para desbloquear os celulares.

 

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) diz que a quantidade de reclamações recebidas em relação ao desbloqueio de celulares reduziu em abril em relação aos dois meses anteriores. Em fevereiro, foram contabilizadas 3.503 queixas e em março, 5.887. Já em abril, esse número caiu para 3.712. Apesar da queda, o número ainda é alto, uma vez que desbloqueio de aparelhos é o terceito item mais reclamado em telecomunicações. O primeiro e o segundo são cobrança e atendimento, respectivamente. O total de reclamações em abril relativo à telefonia móvel foi 46.135 em abril.

 

Outro ponto citado foi o relativo ao contrato de fidelização. A partir de 13/02/2008, ficou proibida a estipulação de prazo de carência para mudança de plano. No entanto, a prestadora pode estabelecer prazo de permanência, de no máximo 12 meses, quando oferecer vantagens aos usuários – aparelhos com preços menores aos praticados no mercado, por exemplo.

 

A pesquisa apurou que, dentre as pessoas que tinham conhecimento sobre as novas regras, 76,98% ficaram sabendo do assunto por meio da imprensa e apenas 5,66% foram comunicadas pela operadora. Ainda de acordo com o levantamento, 54,62% dos consumidores afirmaram que tiveram algum problema com a prestadora após a entrada em vigor da nova regulamentação. Quando questionados a que se referiam estes problemas, 22,46% responderam cobrança para desbloquear o aparelho.

 

Segundo os técnicos do Procon-SP, os resultados da pesquisa demonstraram a dificuldade que os usuários dos serviços de telefonia móvel possuem para obter informações sobre a legislação que regula o setor e, principalmente, para ter os seus direitos respeitados pelos fornecedores. No entanto, 79,25% dos consumidores que tomaram conhecimento das mudanças acreditam que as novas regras garantem mais direitos aos usuários e podem acarretar melhorias no mercado.

 

As informações foram obtidas pela aplicação de questionário via Internet (site da Fundação Procon-SP), respondido por 758 consumidores.

 

Fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/mate..._conteudo=10868

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caraca, coincidentemente foi ontem falar com uma advogada para entrar com processo contra a VIVO.

me sacaneou do início ao fim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que fazer isso mesmo

 

Este povo acha que porque tem grana pode fazer tudo e nao pode nao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perdeu porque ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que colocar credito as vezes rapaz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que colocar credito as vezes rapaz

mas eu coloco periodiamente Mario..

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

de

 

 

 

 

1

 

em

 

1

 

ano

 

 

rsr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai nao dá mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.