gurumen 0 Denunciar post Postado Maio 28, 2008 Pessoal tenho uma dunivda em BD. Por exemplo, tenho um sistema de cadastro que dou um insert com todos os dados do produto MENOS o id que seria chave primaria e (auto_increment). Mas neste mesmo sistema de cadastro vou precisar deste numero de id pra dar um INSERT em outra tabela que iria este id. A outra tabela poderia ser por exemplo uma tabela de fotos dos produtos. Entao tem como pegar este id sendo auto_increment?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
andreymor 0 Denunciar post Postado Maio 28, 2008 Como é? você quer pegar o ULTIMO cadastrado ou o PROXIMO a ser cadastrado? caso seja o ultimo: http://br2.php.net/mysql_insert_id caso seja o proximo, basta pega ro ultimo e incrementar em 1, ou fazer um select ordenado de maneira decrescente , retornar o ultimo, e incrementar 1. Mas como ve, isso dá muito mais trabalho. Att., Andrey Moretti Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gurumen 0 Denunciar post Postado Maio 28, 2008 Como é? você quer pegar o ULTIMO cadastrado ou o PROXIMO a ser cadastrado? caso seja o ultimo: http://br2.php.net/mysql_insert_id caso seja o proximo, basta pega ro ultimo e incrementar em 1, ou fazer um select ordenado de maneira decrescente , retornar o ultimo, e incrementar 1. Mas como ve, isso dá muito mais trabalho. Att., Andrey Moretti seria cadastrado atual pra eu dar o insert do id dele em outra tabela Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NaPraia 12 Denunciar post Postado Maio 28, 2008 você faz o primeiro insert na tabela1, faz um select para pegar o id e faz o insert na tabela2 insert into tabela1 (campos) values (variaveis) select max(id) from tabela1 insert into tabela2 (campos) values (variaveis)joga o resultado da consulta numa variável e insere na tabela2 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alaerte Gabriel 662 Denunciar post Postado Maio 28, 2008 Pega o ID atual da aquery. mysql_insert_id(); Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gurumen 0 Denunciar post Postado Maio 28, 2008 eh pq eu nao cadatrei a id entao eu tenho q usar a proxima no caso tipo id | produto 0 | caneta 1 | lapis 2 | borracha preciso pegar o proximo id que seria no caso 3 (corretivo) e neste mesmo cadastro teria as fotos onde teria id | id_produto | foto 0 | 0 | caneta.jpeg 1 | 1 | lapis.png 2 | 2 | borracha.gif 3 | ? | ? ? precisava do id do produto.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NaPraia 12 Denunciar post Postado Maio 28, 2008 mas como é que tu quer cadastrar sem ter o produto na tabela produto???? o id será sempre igual ao id_produto???? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gurumen 0 Denunciar post Postado Maio 28, 2008 mas como é que tu quer cadastrar sem ter o produto na tabela produto???? o id será sempre igual ao id_produto???? entao eh que o cadastro dos dois saum na mesma pagina ou seja?: eu cadastro um produto, pego a id dele e gravo na tabela fotos... sim sera sempre igual pois se trata de um chave estrangeira Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NaPraia 12 Denunciar post Postado Maio 28, 2008 seja mais claro, você cadastra um produto e depois cadastra uma foto o id e id_produto da tabela da foto, vão ser sempre iguais??? não faz diferença se está na mesma tela, pode fazer o insert o select e o outro insert Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gurumen 0 Denunciar post Postado Maio 28, 2008 seja mais claro, você cadastra um produto e depois cadastra uma foto o id e id_produto da tabela da foto, vão ser sempre iguais??? não faz diferença se está na mesma tela, pode fazer o insert o select e o outro insert soh o id da foto vai ser diferente podem ter ateh duas fotos por produto entao pode ser repetido o id_produto; id da foto eh unico Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NaPraia 12 Denunciar post Postado Maio 28, 2008 então eu não entendi qual o teu problema. faz o insert na tabela produto, faz o select select max(id) from produtoe faz o insert na tabela foto Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gurumen 0 Denunciar post Postado Maio 28, 2008 então eu não entendi qual o teu problema. faz o insert na tabela produto, faz o select select max(id) from produtoe faz o insert na tabela foto consegui resolver o problema após inserir o query do produto na tabela coloquei $id = mysql_insert_id(); ai depois eh soh eu da um insert na tabela fotos com este id no campo id_produto; beleza RESOLVIDO obrigado a vcs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
andreymor 0 Denunciar post Postado Maio 28, 2008 hehehe....... po.. estavamos falando isso desde o inicio...... $id = mysql_insert_id(); ai depois eh soh eu da um insert na tabela fotos com este id no campo id_produto; Mas ta massa. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites