Regex 0 Denunciar post Postado Junho 13, 2008 Olá amigos! Estou iniciando a entender o Delphi. Visto que venho de outras linguagens, como o PHP e o Javascript, a linguagem do Delphi parece-me diferente do que estou acostumado... Bem, fiz a conexão com um banco de dados e tenho um DBGrid com alguns valores sendo exibidos. Estes estão sendo repassados a DBTexts. Gostaria de clicar em um botão e fosse mostrada a soma destes valores. Consegui fazer isto com campos comuns, mas não com DBTexts. Não sei se estou dando uma referência errada ou o problema é outro... Vejam: valor:=StrToFloat(DBText1.datafield)+StrToFloat(DBText2.datafield); final.caption:=FloatToStr(valor); Isto retorna um erro de ponto flutuante. Alguém poderia me dar uma luz? Grato Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
João Paulo Taraciuk 0 Denunciar post Postado Junho 13, 2008 Olá Regex, não sei se vai te ajudar, mas no seu caso dá para fazer assim var valor : Double;//eu utilizo a variável em Double ... valor:=StrToFloat(DBText1.Caption) + StrToFloat(DBText2.Caption); Label1.Caption:=FloatToStrF(valor,ffFixed,7,2);{o fffixed é para deixar o valor com duas casas decimais e até 7 antes da vírgula} //Neste caso, eu estou jogado o resultado para um label-------------------------------------------------------------------------------------------- Mas dá para fazer a soma já na consulta, eu utilizo o Zeos na conexão com o banco, então ficaria assim, numa tabela com três campos Cod_cliente - Nome - Valor var valor: Double; ... ZQuery1.Active:=False; ZQuery1.SQL.Clear; ZQuery1.SQL.Add('Select Cod_cliente, Nome,Valor from clientes'); ZQuery1.Active:=True; ZQuery1.First; while not(ZQuery1.Eof)do begin valor:=valor+ZQuery1.fieldByname('Valor').AsFloat; ZQuery1.Next; end; Label1.Caption:=FloatToStrF(valor,ffFixed,7,2); Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Regex 0 Denunciar post Postado Junho 13, 2008 Olá João! Muito grato pela ajuda! [resolvido]. Já que você tocou no assunto da query, pergunta simples: onde insiro a query do BD? Minha conexão está baseada em um DataModule, com um TDataBase e vários TTable's e TDataSource's. A query eu insiro como uma procedure ou dentro de algum componente? Vlw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
João Paulo Taraciuk 0 Denunciar post Postado Junho 15, 2008 Então amigo Regex, assim como você está aprendendo Delphi, eu estou tentando aprender php e estou encontrando algumas dificuldades Em Delphi, você tem que utilizar o componente Query, eu por exemplo utilizo o componente Zeos, neste link tem uma explicação de como instalar o mesmo no delphi, http://imasters.com.br/artigo/3377 o zeos pode ser utilizado para vários bancos, como MySQL, SQL Server, etc. Você só tem que colocar ela ou no DataModule ou mesmo no form onde vai utilizá-la, eu utilizo o zeos por achar mais fácil e simples de trabalhar do que a SQLConnection. Instale ele no delphi, aí, se surgir dúvidas, pergunta aí, que na medida do possível, a gente dá uma ajudinha. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Regex 0 Denunciar post Postado Junho 18, 2008 Olá João, Grato pela ajuda novamente! Ajudou bastante ^^ Havendo dúvidas sobre PHP envie-me pm, posso ajudá-lo! Abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcio.theis 3 Denunciar post Postado Junho 18, 2008 Somente por observação, em caso de dúvidas, sempre utilizem o fórum... Obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites