Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MarKteus

a_Quais as diferenças entre o VB.NET e o VB 2005 Express Edition ?

Recommended Posts

Oi

Existe diferença entre os VB 6, 2005, 2008 em relação ao VB.NET ou o VB.NET é mais uma versão melhorada deles ? (tipo uma versão nova mais atual sei lá)

Posso fazer a mesma coisa com qqer um desses VB´s ou o VB.NET é voltada só pra aplicações de Internet ?

Bom final de semana a todos http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom meu amigo a diferença entre os 3 visual basic´s é imensa.. é verdade sim que com o vbnet 2008 você consegue fazer tudo que fazia no vb6, porém não vale para o vb6 em relação ao net. na verdade a plataforma .net mudou o paradigama da programação em vb, antes você trabalhava com eventos, no vb.net tb, porém foi introduzido o conceito de programação orientada a objetos, essa é a principal diferença entre a versão 6 e a versao .net 2008, ja a 2005 e a 2003 são basicamente a mesma coisa com implementações não tão radicais.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom meu amigo a diferença entre os 3 visual basic´s é imensa.. é verdade sim que com o vbnet 2008 você consegue fazer tudo que fazia no vb6, porém não vale para o vb6 em relação ao net. na verdade a plataforma .net mudou o paradigama da programação em vb, antes você trabalhava com eventos, no vb.net tb, porém foi introduzido o conceito de programação orientada a objetos, essa é a principal diferença entre a versão 6 e a versao .net 2008, ja a 2005 e a 2003 são basicamente a mesma coisa com implementações não tão radicais.

Certo, então VB.NET ñ tem nada a ver pra desenvolvimento em Internet não ? .NET é apenas assim, um nome de uma nova versão ? :mellow:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia a todos.

Mas é claro que o VB.NET tem tudo a ver com desenvolvimento para internet. Inicialmente quando o Visual Basic foi lançado, era tão somente para aplicações desktops indo até a sua versão 6, e não era orientada a objetos, somente aplicações orientadas a Eventos, como disse o nosso amigo.

Com o uso frequente da Internet, a Microsoft adapta um linguagem de script que utiliza alguns códigos do VB para Internet, chamada de VBScript, linguagens estas que são incorporadas as Tags HTML, este conceito foi aprimorado para linguagem ASP (Active Server Pages), só que estas últimas linguagens não dispunha de Interface gráfica, tal qual o VB original dispunha, ou seja, voce arrastar componentes para dentro do Form e já ter todo o código pré-inicial definido, onde posteriormente programava-se os novos eventos e os novos recursos da sua aplicação, em suma, o VBScript, o ASP e o VB passaram a ser linguagens distintas.

O VB.Net, já incorpora um interface gráfica onde o código fonte pré-definido já o ASP com alguns códigos em HTML.

Já as novas versões a partir do Visual Studio 2005, dizem as más línguas, que já é totalmente orientada a objetos, tanto voltada para aplicações desktop, quanto para aplicações de Internet.

Porque voce disse que as más línguas ? Simples, porque eu não programo mais em VB desde 1999, onde programava na versão 6, e posteriormente em 2000 passei a programar em ASP, e depois passei para Delphi, e foi ai que abandonei o VB de vez. Motivo, o Delphi já era orientado o Objetos desde aquela época.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que eu sei a sigla . Net somente dá nome a nova versão da suite de desenvolvimento da microsoft. Claro o vb.net pode ter aplicações voltadas para web, porém precisa do asp.net para fazer a interligação, ficando mais ou menos assim:

usuario > pagina html > codigo asp > programa vb..

o usuario somente ve a pagina html, o asp faz a ligação com o programa em vb.net.

Como disse anteriormente o vb.net, mudou o paradigma do seu modelo de programação, passou de orientado a eventos para orientado a objetos, sobre o vb.net 2005 somente ser orientado a objetos eu não sei.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia a todos.

Este artigo foi tirado da página do Widipedia neste endereço abaixo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/VB.NET

Visual Basic.NET é uma linguagem de programação totalmente orientada a objetos e com suporte total a UML, criada pela Microsoft e distribuída com o Visual Studio .NET (Versão seguinte ao Visual Basic 6.0), embora hoje já haja o Visual Basic 2005.

O Visual Basic.NET é um produto extremamente diferente do antigo Visual Basic 6.0, não podendo ser considerada uma versão seguinte. Não apenas a maneira de programar foi alterada, mas todo conceito de orientação a objetos trouxe poder para a linguagem. A Microsoft simplesmente descontinuou o antigo Visual Basic 6.0 tornando o produto parecido com as demais linguagens do Visual Studio, parecido em questões de recursos e portabilidade pois o Visual Basic.NET ainda é muito diferentes de liguagens como o Visual C++, C#, etc. Porém esta nova versão aproximou o Visual Basic.NET das grandes linguagens de programação, aumentando a aceitação dos programadores Java e até mesmo C++, embora programadores Java caso tenham que migrar para plataforma Microsoft preferem o C#. Apesar da linguagem ser parecida com o antigo Visual Basic 6.0 a migração destes programadores para a nova plataforma e utilização do Visual Basic.NET é mais fácil para programadores que utilizam linguagens orientada a objeto por causa da grande diferença. Os programadores do antigo Visual Basic 6.0 acostumados com a orientação a eventos encontram dificuldades para utilizar o Visual Basic.NET.

Agora o ASP, tirado desta página

http://pt.wikipedia.org/wiki/ASP

O ASP (de Active Server Pages) é uma estrutura de programação em Script que se utiliza de VBScript, JScript, PerlScript ou Python processadas pelo lado servidor para geração de conteúdo dinâmico na Web.

Ele roda/corre nativamente em servidores Windows, através do serviço chamado de IIS (Internet Information Service) - o servidor web da Microsoft, ou do PWS (Personal Web Server) em ambientes com Windows 98. Além disso ele pode rodar/correr em outras plataformas, como Linux no servidor Apache quando usando um Módulo de um programa como o Tomcat.

O script é interpretado no lado do servidor e o que é enviado ao lado do usuário/utilizador (navegador, por exemplo) é apenas a saída. que normalmente é uma linguagem de marcação como HTML, XHTML ou XML.

Linguagens como o Javascript e o VBScript podem ser processadas pelo navegador do visitante e, neste caso, este precisa ser compatível com a linguagem. Contudo, como o ASP é processado pelo servidor, há independência de navegadores, uma vez que eles só processarão HTML.

Através dessa tecnologia também é possível executar consultas a Banco de Dados, através da biblioteca de componentes ActiveX.

O uso desta tecnologia vem diminuindo sensivelmente pela maturação da tecnologia .NET, sendo gradativamente substituído pelo ASP.NET que proporciona uma gama maior de recursos e um melhor desempenho.

O VB.NET, a meu ver foi feito para rodar na camada de negócios de um servidor, onde trabalhando em conjunto com ASP, muito embora o ASP rode do lado do servidor, ele foi feito para mostrar a saída do lado do cliente na camada de apresentação, ou seja, tudo parecido com a linguagem JAVA e seus JSP (Java Server Pages), para serviços na WEB.

Um abraço a todos.

Jorge da Silva Abreu

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.