Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marostegan

Imprimir dados DBGrid

Recommended Posts

Pessoal... eu dinovo aqui com mais dúvidas em meu projeto!!! =///

o que eu preciso é o seguinte....

tenho um cadastro de clientes gigantee...

porém alguns são mensalistas e outros não...

tem uma parte do sistema meu que tem um DBGrid que faz um filtro e exibe somente os clientes que são mensalistas... até ai tranquilo...

o problema agora...

como eu faço para pegar esse dados do DBGrid e mandar pro relatório do QuickReport para poder imprimir?

procurei algumas coisas na net e aqui no forum... tentei seguir e talz... mais não consegui fazer!

alguém poderia dar essa força pra mim?

obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ai meu amigo, td beleza?

já passei por uma dessas ai e consegui resolver da seguinte forma: criei o relatório no QuickReport, e utilizei a mesma lógica da query que usei para vizualizar os dados no dbgrid e coloquei ela no relatório... ou seja, a mesma query que você usa pra vizualizar apenas os clientes mensalistas, é a que você vai usar para imprimir só os mensalistas....

espero ter dado uma luz...

Compartilhar este post

Link para o post

e ai meu amigo, td beleza?

já passei por uma dessas ai e consegui resolver da seguinte forma: criei o relatório no QuickReport, e utilizei a mesma lógica da query que usei para vizualizar os dados no dbgrid e coloquei ela no relatório... ou seja, a mesma query que você usa pra vizualizar apenas os clientes mensalistas, é a que você vai usar para imprimir só os mensalistas....

espero ter dado uma luz...

fala amigo... eu axo que não entendi muito bem pq assim....

eu tenho no meu DM uma query que chama q_clientes... (ela está ligada com a tbl_clientes - nessa tambela ficam os clientes mensalistas e os normais, com a diferença que quando é mensalista tem um campo sim e não para marcar...) [ah.. meu bd é access... rss... é que ainda estou estudando o firebird! mas em fim.. xD]

quando abro a tela de clientes ele lista todos os clientes porém em cima tem 3 radiobutton (mensalista, normais, geral)

quando seleciono o RB mensalista é executado o seguinte:

q_clientes.close;
q_clientes.SQL.clear;
q_clientes.SQL.add('select * from tbl_clientes where mensalista like '''+ RadioButton1.Caption + '%''');
q_clientes.Prepared;
q_clientes.open;

nesse caso a caption do RadioButton1 é -1 para filtrar!

em fim... depois do filtro fica no meu DBGrid somente os mensalistas...

só que eu não tenhu uma query só para os mensalistas...

resumindo... rs...

eu não faço idéia de como imprimir isso... =///

tem como você me da uma forcinha... ou um passo a passo?

o que você fez ia funcionou certinho??

cara, brigadao msm por essa força pq to msm precisando mto disso....

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

a sim, entendi... bom, tenta fazer assim: use uma query auxiliar e liga ela no seu formulário no quick report, mais ou menos assim:

supondo que sua tabela de clientes tem os campos codigo, nome, endereço, mensalista (se é sim ou não) por exemplo:

coloca na sql da query auxiliar, mais ou menos assim:

select Clientes.Codigo, Clientes.Nome, Clientes.Endereco where

Clientes.Mensalista = :Mensalista

esse :Mensalista é um parametro que você está passando... ai, você tem que alimentar esse parametro, em alguma hora ai que você clicar em um botão, falando que esse parametro é igual ao conteudo do campo Mensalista da tabela de clientes....

ai, depois que você fez a query auxiliar, ligou ela no quickreport, é só correr pra galera rsrsrs...

espero ter dado uma luz....

Compartilhar este post

Link para o post

a sim, entendi... bom, tenta fazer assim: use uma query auxiliar e liga ela no seu formulário no quick report, mais ou menos assim:

supondo que sua tabela de clientes tem os campos codigo, nome, endereço, mensalista (se é sim ou não) por exemplo:

coloca na sql da query auxiliar, mais ou menos assim:

select Clientes.Codigo, Clientes.Nome, Clientes.Endereco where

Clientes.Mensalista = :Mensalista

esse :Mensalista é um parametro que você está passando... ai, você tem que alimentar esse parametro, em alguma hora ai que você clicar em um botão, falando que esse parametro é igual ao conteudo do campo Mensalista da tabela de clientes....

ai, depois que você fez a query auxiliar, ligou ela no quickreport, é só correr pra galera rsrsrs...

espero ter dado uma luz....

entendi ... mais como eu chamo os dados de um DBGird no QR?

quando vou chamar dados de um DBEdit por exemplo, estou usando da seguinte forma:

No Form do QR

procedure Tqr_garantias.Imprime(empresa, datacompra, produto, validade :string);
begin
  q_empresa.Caption := empresa;
  q_data.Caption := datacompra;
  q_produto.Caption := produto;
  q_validade.Caption := validade;
  QuickRep1.Preview;
end;

No botão que chama o Form QR...

begin
qr_garantias := Tqr_garantias.Create(self);
try
qr_garantias.imprime(DBEdit3.text, DBEdit1.text, DBEdit2.text, DBEdit6.text);
finally
qr_garantias.free;

como eu iria chamar as colunas do DBGird no QR.. isso que é que eu não entendo! ;//

valews!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.