Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tomwp

rede sem fio

Recommended Posts

E ae comunidade...estou com uma duvida aqui...surgiu um amigo meu falando se eu fazia rede pra ele..e ai vai..e eh sem fio!..ele tem o roteador..e para 1 pc e 3 notebooks...como faço isso?

 

Abraços - TOm http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o modelo do roteador tom?

ixi..nao sei nao Edultra...vou perguntar pra ele..e dps retorno resposta aqui http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

Obrigado Edultra! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja o modelo assim poderemos lhe orientar corretamente no menu de configurações, mas basicamente o que você tera que fazer:

Ligar o cabo do modem na porta wan.

Configurar o tipo de acesso, se ele vai funcionar como router ou bridge, configurar o tipo de senha que vai ser utilizada na rede (WEP,WPA,WPA2-AES,TKIP).

Faixa de ips na rede (isso no caso de config como router).

Para uma segurança mais avançada, você pode utilizar o bloqueio por MAC (MAC Filtering), configurar para as maquinas mesmo obtendo ip automatico o router definir um ip fixo para cada maquina, você pode tambem abilitar o controle Qos para controle de banda por usuario, configurar sites bloqueados (por palavra chave).

 

Bem tudo isso dependerá do modelo do router, e suas configurações, a maquina dektop pode ser ligada ao router através de cabo, bem você deverá estudar a estrutura para do local para definir onde será o melhor local para a instalação do router um router entre quatro paredes o seu sinal cai muito, tambem é necessario saber qual tipo de antena que o router possui (Quantos Dbi) e qual a distancia entre os clientes e o ponto de acesso (onde ficará o router wireless).

 

Levante estas informações e poste aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ele nao comprou ainda..quer que eu indique um a ele..

 

mas primeiro na parte fisica do negocio Edultra...

 

em maos eu tenho que ter oq?

 

o roteador sem fio e 4 placas para os notebooks e pc?

 

sou leigo no assunto de rede!

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você ja tem o modem? teria que ter um modem, um roteador wireless, e cabo para ligar o roteador no desktop, os notebooks novos ja vem com a placa wireless embutida mas é bom você verificar se será necessario placas PCMCIA ou USB, o aconselhavel é se o pc esta no meio de tudo você deixar o modem e o router junto a ele (para economia de cabo e facil manutenção), você deve observar a distância e fontes de interferencia como:

Em primeiro lugar temos as superfícies de metal em geral, como janelas, portas metálicas, lajes, vigas e até mesmo tintas com pigmentos metálicos. Depois temos concentrações de líquido, como aquários, piscinas, caixas d'agua e até mesmo pessoas passeando pelo local (nosso corpo é composto de 70% de água).

Fornos de microondas operam na mesma freqüência das redes wireless, fazendo com que, quando ligados, eles se transformem em uma forte fonte de interferência, prejudicando as transmissões num raio de alguns metros. Telefones sem fio, que operam na faixa dos 2.4 GHz, também interferem, embora em menor grau.

 

Então é o seguinte vja a distancia do raio que este router terá que atingir para q eu possa lhe indicar algo ja concreto (kit de router com antena para esta distancia).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom..o router vai ficar do lado do desktop..sendo assim o desktop fica no segundo andar da casa..

a casa eh composta no segundo andar por 3 quartos e 1 banheiro...

no primeiro andar eh sala, cozinha, lavanderia e quintal!..

 

sendo assim aproximadamente um RAIO de 10METROS a casa.se for colocar bem na "sacada" onde fica o pc..mas pode deixar o pc la no quarto mesmo..e colocar o router no meio da casa..sendo assim no raio de uns 7metros aproxidamente.

 

o modem o cara tem..eh da Speedy azul - speedtouch.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse Speedy azul - speedtouch é USB?? se for complicou tudo...

 

Quanto ao router é aquilo que te perguntei vai precisar limitar a banda para cada usuario? se for pra limitar é um tipo de router se não for é outro, ambos tem suas vantagens, um pelo controle o outro pela distancia e velocidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse Speedy azul - speedtouch é USB?? se for complicou tudo...

 

Quanto ao router é aquilo que te perguntei vai precisar limitar a banda para cada usuario? se for pra limitar é um tipo de router se não for é outro, ambos tem suas vantagens, um pelo controle o outro pela distancia e velocidade.

nao..eh entrada de rede normal..akelas RJ-45...

 

e o cara queria q limitasse sim...agora se for controlar a velocidade..e ser ruim na distancia e velocidade..ai eh melhor nao limitar http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif ..

 

continuo no aprendizado aqui!

 

Abraços - Tom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe pela demora, mas então para limitar a banda dos usuarios você terá que comprar um roteador wireles que tenha controle de Qos, para a distancia citada existem muitos aparelhos que atendem, optaria por aparelhos da linksys ou até TPlink, tenho um modelo da TPLink o TL-WR642G de 108 Mbps de 400 mw com uma antena de 5 Dbi apesar de não ter controle de Qos, ele tem proteção por senha, MAC e criptografia, funciona tranquilamente a esta distancia, com um notebook pego sinal tranquilamente a 60 metros mesmo com algumas barreiras, e só vejo comentarios bons deste aparelho.

A configuração dos aparelhos é simples, na propria web existem manuais online para configuração, mas qualquer duvida é só postar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tranquilo Edultra...sem problemas...bom vamos la..

 

andei dando uma pesquisada aqui...e vai ser essa mesmo que você me passou...que vou oferecer ao cliente...mas ai vai uma duvida..

 

fui ver e ta aproximadamente 250 reais esse TL-WR642G que você me passou...nao teria um outro com "menos" potencia ai com um preço mais acessivel??

 

E em relacao ao configuracao..eu procuro sim..vo da uma pesquisada..soh precisava +/- ter uma nocao de como funciona..

 

Vai conectar como?

 

que eu digo..eh a parte de hardware ainda..a parte de fora..nada com as config do windows ainda..

 

como seria o "desenho" dos pc + notebook + router + modem ?

 

 

EDIT:

Edultra..dando uma navegada aqui encontrei o seguinte link:

http://pcworld.uol.com.br/reviews/2005/11/...-28.0835108916/

Nele diz apenas isso...e eh vdd mesmo?

eh tal facil assim?

 

Agora, na janela Conexões de rede, selecione o dispositivo de rede sem fio com o botão direito e clique em Ver redes sem fio disponíveis. Isto o levará à janela de Gerenciamento de redes sem fio. Na caixa Tarefas de rede, escolha Atualizar lista de redes. Deverá aparecer uma rede denominada Linksys, que é o nome padrão utilizado pelo roteador.

 

Repita este processo com todos os computadores e a rede estará pronta para ser usada. Para tirar proveito dela sem preocupações, falta a parte mais complicada, que é reforçar a segurança. Clique aqui para instruções de como fazer isso.

Fico no aguardo!..Obrigado

Abraços - Tom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim tem outros mais baratos com essa potencia tem o Access point EDIMAX 7209 que é um otimo aparelho, tem o Super GTS que tambem é um bom aparelho, porem com um sinal mais fraco, ambos funcionam até 54 Mbps.

 

Quanto a instalação wireless nos micros, sim é facil assim mesmo, é só localizar a rede (é automatico) e digitar a senha cadastrada no router e pronto ele vai entrar na rede receber um endereço de rede e pimba estara dentro da rede para compartilhamento de arquivos e acesso a internet, o mais dificil mas não tanto será a configuração do roteador, mas é mais facil do que você imagina.

 

Os aparelhos EDIMAX e GTS tem firmwares em portugues.

 

Qualquer duvida é só postar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo..bom vamos la as duvidas:

 

porem com um sinal mais fraco, ambos funcionam até 54 Mbps.

qual eh a diferença do 108 Mbps da TPLink para esse que voce indicou EDIMAX de 54Mbps? oq vai mudar de um para o outro?

apenas o sinal? sendo o sinal a velocidade? ou estou errado?

 

e digitar a senha cadastrada no router

como eh feito isso?

 

será a configuração do roteador

e como eu vou configurar o router EDIMAX por exemplo?

 

 

Obrigado e fico no aguardo!

 

Tom http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo..bom vamos la as duvidas:

 

porem com um sinal mais fraco, ambos funcionam até 54 Mbps.

qual eh a diferença do 108 Mbps da TPLink para esse que voce indicou EDIMAX de 54Mbps? oq vai mudar de um para o outro?

apenas o sinal? sendo o sinal a velocidade? ou estou errado?

 

Nao, veja que eu escrevi o seguinte:

tem o Super GTS que tambem é um bom aparelho, porem com um sinal mais fraco, ambos funcionam até 54 Mbps.

Ou seja o Super GTS é mais fraco que o EDIMAX, ambos funficionam com uma velocidade maxima de 54 Mbps, á força do sinal repassado a antena que é fraco no GTS ele é até 250 mW enquanto o EDIMAX é até 400 mW possibilitando assim a instalação de antenas externas mais fortes.

e digitar a senha cadastrada no router

como eh feito isso?

 

Isso você vai fazer em um local especifico no router, por exemplo no TP-Link que eu tenho é em wireless->wireless settings-> enable wireless security, dai escolho o tipo da senha a ser utilizada (WEP,WPA,WPA2) dependendo do tipo a ser escolhido será uma senha de 64, 128 bits, ASCII , HEXA ou frase.

Os dois modelos tem firmware em portugues dai entao sera facil a configuracao.

 

será a configuração do roteador

e como eu vou configurar o router EDIMAX por exemplo?

 

 

Obrigado e fico no aguardo!

 

Tom http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

Ele ja vem pre configurado como router, você so tera que efetuar a configuracao para ppoe configurando o usuario e senha do provedor de internet ai da regiao se quiser deixar ele como bridge é so selecionar a opcao durante o Quik setup, dai náo precisara informar o usuario e senha, devera desabilitar o DHCP Server dai o proprio modem ira especificar o endereco de cada maquina na rede, as configuracoes dos routers sao todos parecidos alguns tem algumas funcoes a mais mas o tipo de configuracao e muito parecido para eis um tuto de como fazer a configuracao no tplink:

 

http://www.meiragoncalves.com/blog/?p=95

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Edultra...vou convercer o cara de comprar o TPLink que ja li o tutorial e "entendi" meio que por cima as configuracoes que tem que fazer nesse router...certo...

 

feito essas configuracoes que voce me mostrou nesse link o PC com o cabo ja vai estar na net..para fazer os outros 3 Notebook wireless se comunicar eh fazer akilo que eu li?

 

Agora, na janela Conexões de rede, selecione o dispositivo de rede sem fio com o botão direito e clique em Ver redes sem fio disponíveis. Isto o levará à janela de Gerenciamento de redes sem fio. Na caixa Tarefas de rede, escolha Atualizar lista de redes. Deverá aparecer uma rede denominada Linksys, que é o nome padrão utilizado pelo roteador.

 

Repita este processo com todos os computadores e a rede estará pronta para ser usada. Para tirar proveito dela sem preocupações, falta a parte mais complicada, que é reforçar a segurança. Clique aqui para instruções de como fazer isso.

apenas isso e a rede ja esta pronta?

 

dai escolho o tipo da senha a ser utilizada (WEP,WPA,WPA2)

e qual delas eu escolho?

 

ppoe configurando o usuario e senha do provedor de internet ai da regiao se quiser deixar ele como bridge

PPOE = rede sem servidor (router)

Bridge = apenas 1 pc conectado e sendo ele servidor

 

eh isso os 2?

 

EDIT:

 

Edultra..estava vendo aqui oq você disse:

 

TL-WR642G de 108 Mbps .... com um notebook pego sinal tranquilamente a 60 metros mesmo com algumas barreiras

mas isso nao vai ser necessario 60 metros eh muita coisa...as distancias do not..sera de aproximadamente 15 metros +/-..ai eu tava vendo um aqui parecido com esse que você me passou mais barato..

http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/2429304

 

eh bom esse? esta por 130 reais..se tivesse um mais barato seria melhor ainda!..fico no aguardo!

 

e por fim..o preço..nunca fiz rede wireless..quanto pode ser cobrada a mao de obra para montar essa rede?

1 pc + 3 not?

fico no aguardo!.

 

Abraços - Tom http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Edultra...vou convercer o cara de comprar o TPLink que ja li o tutorial e "entendi" meio que por cima as configuracoes que tem que fazer nesse router...certo...

 

feito essas configuracoes que voce me mostrou nesse link o PC com o cabo ja vai estar na net..para fazer os outros 3 Notebook wireless se comunicar eh fazer akilo que eu li?

Sim, conectando os dois cabos corretamente ja vai estar tudo na net, é só seguir os passos para configurar a senha para segurança da rede.

 

Agora, na janela Conexões de rede, selecione o dispositivo de rede sem fio com o botão direito e clique em Ver redes sem fio disponíveis. Isto o levará à janela de Gerenciamento de redes sem fio. Na caixa Tarefas de rede, escolha Atualizar lista de redes. Deverá aparecer uma rede denominada Linksys, que é o nome padrão utilizado pelo roteador.

 

Repita este processo com todos os computadores e a rede estará pronta para ser usada. Para tirar proveito dela sem preocupações, falta a parte mais complicada, que é reforçar a segurança. Clique aqui para instruções de como fazer isso.

apenas isso e a rede ja esta pronta?

 

Sim, só seguir o passo a passo.

dai escolho o tipo da senha a ser utilizada (WEP,WPA,WPA2)

e qual delas eu escolho?

 

Fica ao seu critério, para uma segurança melhor utilizaria a WPA2 porem em maquinas com o Vista será necessario identificar o metodo de codificação dos dados, na maquina para que ela possa se conectar na rede.

 

ppoe configurando o usuario e senha do provedor de internet ai da regiao se quiser deixar ele como bridge

PPOE = rede sem servidor (router)

Bridge = apenas 1 pc conectado e sendo ele servidor

 

eh isso os 2?

 

Não você entendeu errado, PPOE é o metodo la para a conexão para o servidor de internet se você utiliza-lo como router você tera que dizer o usuario e senha para efetuar a conexão, como Bridge ele deixa esse papel para o modem, o aparelho apenas fara a "ponte" entre o modem e os micros na rede interligando todos, repassando o endereço de ip especificado pelo modem.

 

EDIT:

 

Edultra..estava vendo aqui oq você disse:

 

TL-WR642G de 108 Mbps .... com um notebook pego sinal tranquilamente a 60 metros mesmo com algumas barreiras

mas isso nao vai ser necessario 60 metros eh muita coisa...as distancias do not..sera de aproximadamente 15 metros +/-..ai eu tava vendo um aqui parecido com esse que você me passou mais barato..

http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/2429304

 

eh bom esse? esta por 130 reais..se tivesse um mais barato seria melhor ainda!..fico no aguardo!

 

e por fim..o preço..nunca fiz rede wireless..quanto pode ser cobrada a mao de obra para montar essa rede?

1 pc + 3 not?

fico no aguardo!.

 

Abraços - Tom http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

Mais barato que isso até existe mais ja não aconselho, a diferença entre os dois é a velocidade do acesso que é metade do outro modelo, porem para acesso a internet vcs não iriam notar a diferença poderiam trabalhar com o ele a 11 Mbps que não notariam, ja que a internet no brasil geralmente não passa dessa velocidade... esse modelo a antena é fixa não pode ser trocada, mas ao que parece é um bom roteador tambem...

 

Quanto ao valor, não pode se exigir muito, ja que será uma configuração facil e rapida mas vai muito do perfil do cliente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom vamos la:

 

Fica ao seu critério, para uma segurança melhor utilizaria a WPA2 porem em maquinas com o Vista será necessario identificar o metodo de codificação dos dados, na maquina para que ela possa se conectar na rede.

como assim, como vou identificar o metodo? pois vai ter maquina com Vista sim!

 

como Bridge ele deixa esse papel para o modem, o aparelho apenas fara a "ponte" entre o modem e os micros na rede interligando todos, repassando o endereço de ip especificado pelo modem.

entao eu vou deixar como PPOE, sendo assim nao precisando especificar os endereço de ip certo?

 

Quanto ao valor, não pode se exigir muito, ja que será uma configuração facil e rapida mas vai muito do perfil do cliente.

certo..mas foi oq flei..nunca fiz rede..a sua resposta nao me ajudou muito a cobrar um valor...nao faço a minima de qto cobrar...em relacao ao cliente ele eh rico hahahha.. :lol:

 

Fico no aguardo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como assim, como vou identificar o metodo? pois vai ter maquina com Vista sim!

Ao aparecerem as redes sobre o alcance da maquina, você ira clicar em um botão avançado, e tera que escolher o tipo de codificação escolha AES ou TKIP e pronto.

entao eu vou deixar como PPOE, sendo assim nao precisando especificar os endereço de ip certo?

Sim o roteador ja vem pré configurado as configurações que você terá que efetuar são aquelas que passei no tutorial la em cima.

 

certo..mas foi oq flei..nunca fiz rede..a sua resposta nao me ajudou muito a cobrar um valor...nao faço a minima de qto cobrar...em relacao ao cliente ele eh rico hahahha.. :lol:

 

Fico no aguardo!

Veja o tempo que ira demorar, acredito que nesta configuração não ira demorar mais que umas 2 hs para configurar, isso fazendo com calma....

Se o cara é rico porque ta querendo economizar no router? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Edultra, bom vamos la:

 

codificação escolha AES ou TKIP e pronto.

certo...e qual dos 2 você recomenda? ahh e outra...a principio eu vou fazer a rede para o PC Desktop e mais 2 not...o terceiro vai vim soh ano que vem que foi oq ele me disse...ai qdo ele for conectar o 3° not eu vou ter q voltar la para colocar tds en rede neh?

 

Veja o tempo que ira demorar, acredito que nesta configuração não ira demorar mais que umas 2 hs para configurar, isso fazendo com calma....

Se o cara é rico porque ta querendo economizar no router? grin.gif

certo..mas nao esqueça q nunca fiz..as vezes posso demorar um pouco mais...hahaa..pq ele eh xorao...mas eh rico sim..mas continuo nao tendo um valor, huauha e como se cobra? por tempo, por pc na rede, por oq?? e se for tempo..qto cobrar por hora por exemplo..

 

Fico no aguardo! - Tom http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

certo...e qual dos 2 você recomenda? ahh e outra...a principio eu vou fazer a rede para o PC Desktop e mais 2 not...o terceiro vai vim soh ano que vem que foi oq ele me disse...ai qdo ele for conectar o 3° not eu vou ter q voltar la para colocar tds en rede neh?

Recomendo colocar criptografia AES, e sim se você ativar o controle de por MAC você tera que voltar lá para configurar o numero de MAC deste novo notebook.

 

certo..mas nao esqueça q nunca fiz..as vezes posso demorar um pouco mais...hahaa..pq ele eh xorao...mas eh rico sim..mas continuo nao tendo um valor, huauha e como se cobra? por tempo, por pc na rede, por oq?? e se for tempo..qto cobrar por hora por exemplo..

Sim você pode cobrar por ponto ou por hora, veja mais ou menos o quanto você cobra por hora ai para fazer manutenção em micros, você pode utilizar o mesmo calculo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.