Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

CPI da pedofilia chama ex-assessor do Senado

Recommended Posts

CPI da pedofilia chama ex-assessor do Senado

ADRIANO CEOLIN

da Folha de S.Paulo, em Brasília

A CPI da Pedofilia vai ouvir um ex-assessor do Senado que é suspeito de usar um computador da Casa para divulgar imagens de sexo com crianças. O presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES), suspeita ainda que pode haver mais servidores envolvidos.

O economista José Carlos Jacob de Carvalho, 49, é apontado por investigação da Polícia do Senado e da Polícia Federal como responsável por armazenar material de pedofilia.

Servidor de carreira do Banco Central, Carvalho foi cedido entre 2003 e 2007 para trabalhar como assessor do senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Ele foi exonerado da Casa em junho do ano passado, depois das investigações.

De acordo com registros na Casa, ele ficou lotado nos gabinetes da liderança do governo, da primeira vice-presidência e, por último, na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

"Eu o demiti assim que soube da denúncia, em junho do ano passado. E, quando a CPI da Pedofilia começou, fiz questão de avisar o senador Magno Malta (PR-ES)", afirma Mercadante. "Só não fiz divulgação, porque fui informado de que o caso corria em segredo de Justiça", completou.

Na última semana, Mercadante foi relator do projeto de lei sobre crimes cibernéticos. Ele elaborou uma emenda que considera crime o armazenamento e a receptação de imagens de sexo com crianças.

Mercadante contou que, antes de demitir Carvalho, questionou-o sobre as imagens. "Ele negou tudo, mas disse que fazia uma pesquisa sobre sexualidade. Eu disse a ele que isso era incompatível com as funções que eu havia determinado e o demiti", disse.

O senador paulista contou ainda que, na época, o computador usado por Carvalho foi entregue à PF para a realização de uma perícia. "Em abril deste ano, fui informado pela Polícia do Senado sobre a existência de imagens de pedofilia na máquina periciada", disse.

O senador Magno Malta confirmou as declarações de Mercadante. "Esse caso era para ter sido mantido sob sigilo. Foi o próprio Mercadante que nos avisou do envolvimento deste cidadão", disse.

Malta disse que Carvalho teve requerimento de convocação aprovado na semana passada, mas só deverá depor em agosto, após o recesso parlamentar. "Nós queremos ouvi-lo, porque ele usou um computador do Senado que funciona ligado a uma rede com mais de 5.000 outros computadores. Queremos saber se há mais envolvidos", disse.

Malta afirmou que a CPI já teve acesso ao processo sobre Carvalho.

Passagens por governos

Antes de ser servidor do Banco Central, Carvalho foi técnico do Ipea, entre 1986 e 1993, e também trabalhou como professor de economia na UnB (Universidade de Brasília).

Ele também atuou nos governos José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, onde chegou a assumir o cargo de secretário-adjunto de Política Econômica, entre maio de 1999 e junho de 2000.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidia...95u421731.shtml

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas é uma doença mesmo e deve ser tratada e punida

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.