Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

treestorm

Não existe imagem analógica. O Tratado

Recommended Posts

Olá galera esse é meu primeiro Post, achei muito legal a estrutura do fórum, parabéns aos organizadores.Como é o 1º tomara que seja polêmico, portanto vamos lá:Alguém ai consegue dizer onde acaba o digital e onde começa o analógico? Bom eu ja não consigo. Vou dar uma geral e gostaria que me ajudassem a resolver esse mistério: A fotografia de tempos pra cá, vem sofrendo trasformações mil, a ultima grande, foi a câmera digital. Um pequeno pedaço de metal com diodos fotosensíveis, convertem a luz em sinais eletricos que se encarregam de gerar um mapa de pixels. Enquanto na analógica; a luz entra em contato com sais de prata que se deformam e reagem quimicamente para formar uma imagem. Ai é fácil identificar quem é quem no Analógico X Digital. Mas quando vamos "revelar" (na verdade o ato de passar a imagem pro papel é ampliar, ao contrário do que a maioria está acostumada a falar), a coisa muda de figura. Equipamentos de ampliação hoje, tem recursos incríveis de correção de cor, densidade, nitidez e contraste. A partir de um negativo, ou cromo, podemos, imprimir uma imagem P&B em instantes por exemplo. É ai que eu queria chegar, mostrar ao leitor que chegamos a um ponto "over analogic image". São raras as impressões (fotos) realmente analógicas, eu duvido que um fotógrafo amador, por exemplo tenha acesso (em São Paulo) à revelação analógica. Eu explico. Hoje o processo de revelação e impressão em uma "fotótica da vida", funciona assim:1 - Após o negativo entrar para a loja, ele vai para uma maquina reveladora, totalmente automática. 2 - O negativo sai revelado, e vai para maquina de ampliação.3 - O operador da maquina, faz o scan do negativo e corrige cor, densidade... 4 - A cópia sai da maquina prontinha.até ai... nada muito assustador, mas vamos olhar mais de perto. A maquina que revelou o negativo é automática, todas as variações que podem ocorrer no processo de revelação, está padronizado. Ali não ha alteração de temperatura, portando não existe alteração de contraste na imagem latente. Antigamente as imagens reveladas manualmente, começavam a ser manipuladas antes mesmo de entrar em contato com o quimico. Uma combinação quimica especial, pode gerar uma película com grão mais fino ou não, pode gerar um contraste acentuado ou tons psicodélicos. A maquina que escaneou o negativo, gerou um mapa de bits com padrão RGB, dai foram aplicadas várias mascaras de ajuste, e após finalizada o sinal digital foi enviado para a impressora fotoquimica. A impressora recebe um arquivo (foto) assim como uma deskjet recebe um folheto bancário, usa seus lasers de 400 dpis de resolução em um papel foto-quimico-sensivel que vai revelar a imagem após passar por cilindros de quimicos controlados por computadores, antes de sair, no verso da cópia é impresso o numero de série do filme, o nome da loja, o ID da maquina, e os numeros de correção. Onde está a analogia ai minha gente? :blink: Mesmo que o cidadão tenha usado uma Pinhole ele vai ter como resultado uma imagem digital. Mesmo que ele use sistemas mais antigos de ampliação e faça revelação manual, ainda vai ter um pouquinho de digital, ou na maquina que preparou as porcentagens de emulsão para o papel. Caso ele use uma câmera totalmente manual, com fotometrô de mercúrio (analógico, pois não usa baterias), ainda assm terá uma película que foi preparada por maquinas altamente precisas, e na ampliação, usará ampliadores com estabilizadores de potência de lâmpadas. Ou seja... é impossível hoje em dia imaginar uma imagem analógica. E olha que eu sou fanatico por P&B manual, amplio em casa, uso camera analógica. Em contra partida, trabalho num laboratório fotografico profissional e sei como funcionam as coisas. Pensar que a pouco tempo, uns 100 anos ou menos, as imagens eram ampliadas com a luz do sol!. Uma janela era porta de entrada para a luz, que projetada sobre um espelho era desviada para um condensador que forçava a passagem da luz por uma placa de vidro com imagem impressa, que por fim era projetada sobre uma superficie tratada com emulsão fotográfica, por vezes emulsão sobre cerâmica. Isso é analógico. Falar que Digital é quando não tem filme, e analógico é quando tem, é meio inconsistente pra mim. Por que em ambos os casos (hoje em dia) dependemos da mesma tecnologia para colocar a imagem no papel. Fato é: a imagem dita digital precisa evoluir para uns 27 megapixels para chegar perto do negativo, e uns 35 Megapixels para empatar com um bom cromo 135 mm, considerando que a câmera com maior resolução atualmente (Kodak 14n - 14 Megapixels) tem 14 Megapixels, ainda falta bastante, em contra partida, temos evoluido rápido. É esperar e ver no que dá. Sei que é meio estranho o que vou dizer, mas afirmo com firmeza: Imagem analógica é igual mosca branca, existe, mas ninguém nunca viu.Imagem analógica existe pra você?ps.: caraca foi mal o tamanho do texto, espero que gostem... rsrs pra quem gosta de fotografia ja viu que tenho assunto né... rsrs falow

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa cara!!Muito bacana teu texto!!! :D Legal que tenha uma mente bem aberta!! Participo de listas na internet onde alguns participantes não consideram imagens geradas digitalmente como fotografia... segundo eles são apenas imagens no papel...ehehehehh...A muito tempo que deixei de lado essa briga... pra mim o mais importante é a arte em si... o que aquela fotografia te passa... o que ela pode somar a um anuncio (no meu caso trabalho com publicidade), etc...Sou amante da fotogarfia analogica (como mídia)... e agora estou partinto para a digital... acho que uma Canon G3... a principio é o que a grana dá!!!Mas é isso cara!!!Parabéns pelo texto... e seja muito bem-vindo a nossa comunidade!!Pelo visto você tem muito a colaborar conosco!! :D Abração, Tiago.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.