Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marciarf

[Resolvido] somatório

Recommended Posts

bom amigos [acho que já posso falar assim devido ao tempo de contatos]

estou com uma dúvida simples porém, como não estou conseguindo solucionar, vou pedir-lhe um help.

tenho que fazer uma consulta em bd, ler uns valores de uma data até outra e somar os mesmos.

vou explicar: trata-se de uma coluna de estoques, onde, quando faço uma compra todos os campos subsequentes aquela data sao atualizados somando-se o valor da compra. o que tenho que fazer é automatizar compras, ou seja, o fulano me diz qual é o material, qual o estoque mínimo que deseja, assim como a data do primeiro recebimento e o estoque máximo.

o que faço é: faço a primeira compra tirando o estoque máximo do valor de estoque diário daquele dia e atualizo o restante da tabela para aquele material. dai vou analisando os dias seguintes.

para uma segunda compra, tenho que somar todos os consumos depois da data para essa compra, para evitar que sobre estoque. entao faço um somatório dos valores de estoque até a data final e, se for maior que o estoque máximo eu compro o maximo, se for menor, compro só a quantidade necessária.

o somatório tem sido meu problema.

comecei usando SUM na query, mas nao é o caso, entao preciso fazer usando, por exemplo um while para que leia os valores após a data para a compra até a data final no bd para aquele recurso.

$j=0;
					 while($read=mysql_fetch_array($query)){
						  $soma[$j] = $read['estoquefinal'];
						  $somatorio=$soma[$j]+$soma[$j-1];
						  echo "somatorio=".$somatorio."<br>";
						$j++;
					 }

estive tentando assim, mas me parece obvio que nao vai funcionar, pq se j=0, nao existe j-1.

é simples, mas nao estou saindo do mesmo ponto.

thanks

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá marciarf,

creio que dê para resolver seu problema com a consulta SQL, porém pensei no seguinte para seu código para resolver o problema do j-1...

if(isset($soma[$j-1])){

}else{

$somatorio=$soma[$j];

}

não sei se vai se enquadrar na sua regra de negócios... porém pode ser uma solução.....

t+

Compartilhar este post

Link para o post

thanks Higor

Consegui resolver. Obrigada pela boa vontade

Olá marciarf,

creio que dê para resolver seu problema com a consulta SQL, porém pensei no seguinte para seu código para resolver o problema do j-1...

if(isset($soma[$j-1])){

}else{

$somatorio=$soma[$j];

}

não sei se vai se enquadrar na sua regra de negócios... porém pode ser uma solução.....

t+

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.