Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dinamo32

servidor backup

Recommended Posts

olá a todos!

meu problema é o seguinte temos dois escritorios que funcionam em municipios diferentes do principal, a um mês atrás ocorreu um problema no servidor de um desses escritorios e tudo o q tinha nele foi pro espaço, quando foi perguntado se tinha algum backup pra restaurar a resposta foi rasteira "não" tendo em vista q todos os funcionarios foram instruidos em como proceder para realizar as copias.

resumindo meu chefe quer q a reponsabilidade dos backups dos dois escritorios fique a cargo do principal que é onde eu administro mais eu não conheço nenhum programa ou procedimento q faça backup em um servidor remoto, alguns amigos me indicaram o linux mais os servidores de onde eu iria extarir as informações são todos windows 2003 server, o certo é q o meu chefe esta disposto a deixar uma maquina ligada 24 hs por dia para armazenar os backups e a comprar qualquer tipo de software q faça esse serviço eu só queria q alguem me desse uma esclarecida de como proceder e qual melhor software comprar eu ficaria muito agradecido.

**se alguem tiver uma solução q trabalhe no sentido windows - linux eu ficaria grato tambem

ficarei no aguardo

um abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voce pode usar o Linux para fazer o backup.

Voce consegue chegar até os computadores do outro escritório?

Primeira coisa que deve ser resolvida é conectividade. Voce pode usar uma VPN por exemplo.

Resolvido isso voce deve configurar um serviço chamado samba.

Com ele voce consegue compartilhar arquivos entre os sistemas operacionais.

Dica: Use um diretório do servidor win 2003 para armazenar os dados.

Compartilhe-o no samba.

Para fazer o backup voce pode usar um recurso do Linux chamado crontab que nada mais é do que um agendador de tarefas.

Lá voce pode dizer quando o backup deve ser feito. Ex: de uma em uma hora, de um em um dia, etc.

Pronto seus dados estarão no servidor Linux.

Agora voce pode optar por gravar os dados em DVD ou fita dat para ter mais um meio de backup, isso se realmente for preciso.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

kandrade obrigado pela atenção!

só umas duvidas, conexão direta com os servidores nos não temos a solução seria mesmo vpn mais eu imaginava q nós poderiamos ter um servidor ftp onde fosse salvo automaticamente os backup's, então pra finalizar as minhas duvidas são as seguinte.

*tem como configurar um servidor linux para receber os backups automaticamnte via ftp?

*o samba faz backup do hd inteiro ou só de pastas especificas?

*quando você diz "recurso do Linux chamado crontab" esse recurso vai rodar no servidor linux ou no win2k3?

*não seria preciso fazer qualquer configuração no servidor windows pra tudo rodar perfeitamente, ou só o linux faz todo o serviço?

*esse dados salvos no servidor linux podem ser restaurados sem problemas no windows?

kandrade, mais uma vez obrigado pela atenção e desculpe por tantos quetionamentos mais seu post já ajudou a esclarecer muita coisa e eu acho que podemos esclerecer todas por aqui mesmo

ficarei no aguardo amigo

um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Então vamos as respostas.

só umas duvidas, conexão direta com os servidores nos não temos a solução seria mesmo vpn mais eu imaginava q nós poderiamos ter um servidor ftp onde fosse salvo automaticamente os backup's, então pra finalizar as minhas duvidas são as seguinte.

Pode ser feito desse jeito sim, voce tem que configurar um servidor ftp no windows e esse tem que estar acessivel na internet.

*tem como configurar um servidor linux para receber os backups automaticamnte via ftp?

Sim, voce vai precisar de um script para fazer a conexão e puxar os arquivos.

Acho que existe software que voce configura isso diretamente, mas eu nunca usei.

Os scripts podem ser feitos em php, shell script ou outra linguagem.

*o samba faz backup do hd inteiro ou só de pastas especificas?

O samba só faz compartilhamento.

Se voce quiser compartilhar todo seu HD voce pode usando o samba.

No caso de backup com ftp voce não vai precisar do samba.

*quando você diz "recurso do Linux chamado crontab" esse recurso vai rodar no servidor linux ou no win2k3?

No Linux.

*não seria preciso fazer qualquer configuração no servidor windows pra tudo rodar perfeitamente, ou só o linux faz todo o serviço?

Nesse caso voce teria que configurar um serviço de ftp no windows.

*esse dados salvos no servidor linux podem ser restaurados sem problemas no windows?

Creio que sim.

Tem que tomar cuidado com nomes de arquivos com acento, espaços.

Isso já me deu problema.

kandrade, mais uma vez obrigado pela atenção e desculpe por tantos quetionamentos mais seu post já ajudou a esclarecer muita coisa e eu acho que podemos esclerecer todas por aqui mesmo

ficarei no aguardo amigo

Foi nada, se tiver mais alguma dúvida pode continuar a postar.

Abraço!

Obs: Com VPN sua rede estará bem mais segura. A transferencia pode ser demorada voce terá que ter banda e confiabilidade na conexão.

Compartilhar este post

Link para o post

bom amigo, sem querer abusar da sua boa vontade me corrija se eu estiver errado!

se eu entendi bem a solução seria então essa, automatizar o backup nos servidores windows salvando-os em uma pasta compartilhada acessar essa pasta via vpn e copiar para o servidor linux os backups?

a minha preocupação seria em automatizar tudo isso tipo, o backup seria feito diariamente em dois horarios independente se estivessem usando arquivos do servidor ou não depois de terminado o servidor linux catava os backups feitos e salvava no seu hd e a cada fim de dia eu gravaria um dvd com os backups de cada servidor salvo no servidor linux.

ou se possivel automatizava os backups direcionando para uma pasta compartilhada via net ou vpn no servidor linux.

amigo fico no aguardo e sou grato mais uma vez pela paciência e atenção.

um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo, voce pode automatizar o backup nos servidores windows ou simplesmente usar um diretório para armazenar todos os dados que precisa.

se eu entendi bem a solução seria então essa, automatizar o backup nos servidores windows salvando-os em uma pasta compartilhada acessar essa pasta via vpn e copiar para o servidor linux os backups?

É só usar o crontab que ele automatiza o processo.

Voce pode automatizar até a gravação do dvd se quiser.

a minha preocupação seria em automatizar tudo isso tipo, o backup seria feito diariamente em dois horarios independente se estivessem usando arquivos do servidor ou não depois de terminado o servidor linux catava os backups feitos e salvava no seu hd e a cada fim de dia eu gravaria um dvd com os backups de cada servidor salvo no servidor linux.

Essa é a idéia, voce copia os arquivos do diretório do windows compartilhado e guarda uma cópia no servidor Linux.

ou se possivel automatizava os backups direcionando para uma pasta compartilhada via net ou vpn no servidor linux.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.