Regex 0 Denunciar post Postado Agosto 8, 2008 Olá amigos! Vou tentar ser o mais claro possível: Estou tentando desenvolver um sistema de gestão financeira, na área agrícola. Em determinado form, utilizo um DBGrid para exibir valores resultantes de uma query do DB. Os registros são numéricos(tratam-se de valores em dinheiro) e necessitam ter ao lado uma coluna que retorne o resultado de um cálculo específico, baseado no valor do campo, que na maioria das vezes é de porcentagem. Ex.: Máquina | Horas trabalhadas | Manutenção | Custo Trator XYZ | 3 | 150,00 | ???? Trator TWI | 5 | 120,00 | ??? Percebam o campo custo. Ele deve retornar o cálculo da soma da manutenção de todas as máquinas (150+120), dividido pela soma de horas de todas as máquinas (3+5), multiplicado pela máquina em questão (no caso do Trator XYZ, seria por 3, no caso do Trator TWI seria por 5). Resumindo, o cálculo do primeiro custo seria: ((150+120)/(3+5))*3. Vocês não precisam analisar o cálculo... Minhas dúvidas sobre este problema são: 1. A coluna 'custo' não existe no meu banco de dados. Gostaria de adicioná-la de forma estática(direta) no DBGrid. Isto é possível? Se não for, qual seria minha alternativa para criar algo semelhante, em design? 2. Como faço, no código, para o Delphi entender os campos que quero calcular? Isto é, como referencio cada coluna? Sugestões são bem-vindas. Grato por qualquer ajuda.... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Regex 0 Denunciar post Postado Agosto 11, 2008 Pessoal, Para resolver este problema acima estou tentando criar uma subselect, que já traga o cálculo pronto desde a query. Mas não estou conseguindo fazer uma subselect devido a um erro de sintaxe! Estou tentando assim: SELECT *, SUM(horasmaq_manutencao) as totalhoras FROM horastrabalhadasmaq ........ Estou acostumado a fazer desta forma com MYSQL e PHP.. mas no Delphi não! (Meu banco é Paradox) Como deveria ser esta sintaxe? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites