sdvivi 0 Denunciar post Postado Agosto 11, 2008 Gente... boa tarde!! help.. please... É o seguinte, tenho uma tabela que possui um campo "id" auto_increment, até ai blza, porém preciso que ao virar o ano(por exemplo virar 2008 para 2009), este auto incremento inicie novamente, até aí blza de novo, coloquei o ano como sendo chave primária, vinculando ao auto_incremento. O meu problema começa aí, pois ao editar os dados nessa tabela, utilizava o "id" como chave, porém zerando e iniciando de novo terei "id's" iguais... ou seja 0001, 0001... o que irá diferir será o ano... 0001 - 2008, 0001 - 2009... e tal... Assim... Gostaria de saber se tem como inserir junto com o registro no banco de dados por exemplo letras ou numeros para serem anexados ao "id", que é um campo auto_increment... de forma que possam diferenciar os id's... Exemplo: A0001 - 2008 B0001 - 2009 Se tiverem outra idéia por favor me repassem, estou realmente precisando... :unsure: Valeu... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo1 0 Denunciar post Postado Agosto 11, 2008 Pq você nao faz 2 ids? um identificador de registros como primary e o outro do jeito que você quer reiniciando ao passar dos anos? pq dai você nao teria conflito só uma ideia! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kandrade 7 Denunciar post Postado Agosto 11, 2008 Uma idéia é fazer esses dois campos sua chave primária da tabela. Os ids podem se repetir não para o mesmo ano. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
sdvivi 0 Denunciar post Postado Agosto 11, 2008 Pq você nao faz 2 ids? um identificador de registros como primary e o outro do jeito que você quer reiniciando ao passar dos anos? pq dai você nao teria conflito só uma ideia! Pensei nessa possibilidade, porém preciso deles como auto_increment, e não posso ter 02 campos auto_increment na mesma tabela... preciso que a auto_numeração seja automática no registro dos dados.. entendeu... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
giesta 29 Denunciar post Postado Agosto 11, 2008 Uma ideia seria pular o valor auto increment.... ALTER TABLE tabela AUTO_INCREMENT=2008000000000001 ALTER TABLE tabela AUTO_INCREMENT=2009000000000001 ALTER TABLE tabela AUTO_INCREMENT=2010000000000001 mas o conceito geral de auto increment que reseta pq o ano muda nao eh exatamente mto bom Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites