Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

stview

Validação de Form

Recommended Posts

Eu tenho um form dividido em 2 partes na mesma página (action $PHP_SELF), na primeira parte eu crio um botão de submit que OnClick chama um java de validação do formulario, após validado faz o submit e o php faz a inserção no DB, e chama a segunda parte da página com outro formulário, este não tem validação e eu faço um update no db como restante dos dados. OKMas ... eu trabalho com o if do php baseado no botão submit, se for o primeiro passo o value do botão é Próximo passo, se for 2 passo é Enviar Dados, e baseado no $Submit eu executo o insert ou o update.Minha dúvida:A validação do form não funciona OnClick no bt Submit, tem que ser button ... mas dai eu tenho que colcoar um hidden com nome Submit, claro que isso não é tão terrível assim .. mas queria saber se existe alguma outra maneira mais profide se fazer isso .. eu não manjo nada de javascript, nem sei pq o onclick não funciona no submit .. pra mim é tudo botão ...Alguma Luz??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok .. eu nem pensei nsso .. ate pq eu não sei usa-lo .. :) Eu ainda não testei mas ja vou perguntar, a funcionabilidade do OnSubmit, é igual a do OnClick?No OnClick, ele verifica antes de dar o submit, no caso do OnSubmit, elevai tentar fazer o submit e se der erro ele retorna? Tipo um refresh?Valeu pelo interesse.

Compartilhar este post

Link para o post

o evento OnSubmit é do Form

<form ... OnSubmit="return funcao()">

então a função será executada ao submeter o formulário.

o return serve para enviar ou não o form de acordo com seus critérios.

na função você põe return false caso não envie o formulário por algum campo em branco ou sei lá:

bla bla bla

...

if (document.form1.Nome.value=='')

return false; //não envia o form

else

return true; //envia o form

okz?

Compartilhar este post

Link para o post

Minha função ja tem o return false, acho que funciona de igual forma os dois modos, mas quero saber o seguinte.No OnClick antes de submeter o form, ele faz a validação, a página nem pisca, usando o OnSubmit será igual?

Compartilhar este post

Link para o post

affxo v se entendi:você quer validar um form pelo button e não o submit. certo?então você vhamou a função no onclick deste button (ou do Form)?se for não adianta.se quiser impedir o envio de um form pela validação terá q por no OnSubmit do referido formulario.no button você pode chamar o submit do form:

<input type="button" ... OnClick="java script: document.form1.submit()">

:wacko:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa ... Seguinte:

Eu tenho uma página.php com um form dividido em duas partes, dividido por if, você preenche a primeira parte, da submit, é feita a validação, o php insere no banco e chama a segunda parte do form, você preenche, da o submit, é feita validação e o php insere os novos dados. Essa é a rotina, tudo na mesma pagina.

Eu estou utilizando assim:

Pra fazer o submit, estou usando um button, que chama o javascript de validação, se tiver tudo ok, o javascript da o submit, se não esta ok ele da um focus no campo errado.

O "problema" é o seguinte, pra chamar a validação do js, não posso usar um botão Submit, não funciona. Então eu uso botão button.

Mas meu if de inserção no db em php é feito pela variável Submit, exato o botão é ma variável. Se o bt submit tem como value "Próximo Passo", ele cria um novo cadastro no db, e chama a segunda parte do form, se tem como value "Enviar" eu busco o cadastro da primeira etapa e faço um update.

Acontece q pro php eu não posso usar if ($button=="Enviar") no lugar de if ($submit=="Enviar") ... não funciona, então estou colocando junto do botão de submit, um hidden com nome submit e com o valor q eu quero, mas eu acho isso meio que "enjambra" ...

Então eu queria saber se tem com resolver isto, algummodo de excluir o hidden.

Entendeu agora?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.