Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SID_SILVA

[Resolvido] DropDown no ASP.NET

Recommended Posts

Boa tarde Amigos

Teno varios DropDown que eu carrego a partir de informacoes do banco de dados.

Eu gostaria de deixar uma frase como primeiro item a ser selecionado em uma rotina de inclusao, para poder determinar se o usuario selecionou ou nao um dos itens, ou entao deixar o primeiro item em branco, tambem para depois lembrar o usuario que ele nao selecionou nenhum item.

Gostaria de saber como fazer isso.

Obrigado e um Abraco

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

SID_SILVA,

Se sua intenção for adcionar Itens fixos no DropDown, você pode popular diretamente pelo ASPX assim:

<asp:DropDownList ID="ddlDropDown" runat="server" Width="200px" AppendDataBoundItems="True">
	   <asp:ListItem Value="0">Selecione...</asp:ListItem>
</asp:DropDownList>

Espero ter ajudado http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

[]'s

Daniel Afonso

Compartilhar este post

Link para o post

<asp:DropDownList ID="estado" runat="server" CssClass="required" DataSourceID="dsEstados"

DataTextField="estado" DataValueField="uf" AppendDataBoundItems="true" style="width:100px"

Text='<%# Bind("estado") %>'>

<asp:ListItem Selected="True" Value="" Text="-- Selecione --"/>

<asp:SqlDataSource ID="dsEstados" runat="server" ConnectionString="<%$ ConnectionStrings:JairoString %>"

SelectCommand="SELECT * FROM estados ORDER BY estado"/>

No meu caso eu tenho um manipulador de form em JS que é chamado pelo botão submit e eu uso o style do objeto como requerido ou nao ou seja, se o class do textbox for required, o manipulador força a seleção ou preenchimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde

Muito obrigado por sua ajuda meus amigos.

Esses meus DropDown serao populados com informacoes vidas da base de dados.Numa rotina de inclusao nao no DropDown mas sim na minha tela de entrada de dados, esses DropDown tenha a informacao :

Selecione Um Campo

Pois assim se o usuario nao selecionar qualquer campo, o sistema devera informar que nada foi selecionado,pedindo entao que um dos campos do Drop seja selecionado.

Pois se o usuario simplesmente se esquecer de selecionar um valor e clicar para salvar os dados, sera salvo o primeiro valor que aparecer no combo, quando na verdade o valor a ser gravado, tera que ser necessariamente selecionado.

Da para fazer isso?

Obrigado novamente e um abraco

Compartilhar este post

Link para o post

SID_SILVA,

Foi isso mesmo que eu disse.. Assim você coloca o 1º Item (hard code) e o resto virá do banco. Ex:

Código no ASPX:

<asp:DropDownList ID="ddlDropDown" runat="server" Width="200px" AppendDataBoundItems="True">
	   <asp:ListItem Value="0">Selecione...</asp:ListItem>

Código no .CS:

this.ddlDropDown.DataSource = oListaBanco; //Nesse caso eu populo um List<> com um Select do Banco, para popular o DropDown
this.ddlDropDown.DataValueField = "idNomeCampo"; //Aqui inclua o nome do campo no Banco referente ao ID
this.ddlDropDown.DataTextField = "NomeCampo"; //Aqui inclua o nome do campo no Banco referente ao Nome a ser apresentado no DropDown
this.ddlDropDown.DataBind();

Como você incluiu um Item (0) no ASPX, você pode fazer validar se o User selecionou algo, se for != 0 (diferente de zero)..

[]'s

Daniel Afonso

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado amigos, problema resolvido.

Um Abraco e ate a proxima duvida que alias eu postarei, daqui a pouco.

Se nao fossem esses foruns eu estaria perdido.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.