Sσwyєяº 0 Denunciar post Postado Agosto 13, 2008 bom galera é o seguinte ... eu estou desenvolvendo um aplicativo desktop aqui com o netbeans.. só que tal aplicativo deve usar um banco de dados (mysql). já instalei o driver ( na verdade, baixei e coloquei na pasta onde o mysql está instalado ) até ai tudo bem... na aba serviços donetbeans (responsável pelo banco de dados ) eu consigo conectar ,inserir,deletar,atualiaz.. fazer tudo no banco.. mas não consigo via código .. ¬¬ .. exemplo... eu tenho uma classe que serve de teste... mas não estou conseguindo.. segue ela: package testebanco; import java.sql.*; public class Main { private Connection conexao; private String Driver = "com.mysql.jdbc.Driver"; private String url = "jdbc:mysql://localhost:3306/hardware"; private String Usuario = "root"; private String Senha = "123456"; public void Conexao () { try { Class.forName ( Driver ); conexao = DriverManager.getConnection ( url , Usuario , Senha ); } catch ( ClassNotFoundException ex ) { System.out.println ( "Driver JDBC Não encontrado..." ); } catch ( SQLException ex1 ) { System.out.println ( "Falha durante o processo de conexao..." + ex1 ); } } public void InserirDados () { try { Statement status = conexao.createStatement (); status.executeQuery ( "INSERT into hardware (id,nome_pc) values (1,'micro_um') " ); } catch ( SQLException ex ) { System.out.println ( "Erro ao Inserir Dados!" ); } } public void ImprimeDados () { try { Statement status = conexao.createStatement (); ResultSet resultado = status.executeQuery ( "select * from hardware" ); while ( resultado.next () ) { System.out.println ( resultado.getInt ( "id" ) ); System.out.println ( resultado.getString ( "nome" ) ); } } catch ( SQLException ex ) { System.out.println ( "Erro ao ler Dados!" ); } } public static void main ( String[] args ) { Main acessaDados = new Main (); acessaDados.Conexao (); acessaDados.InserirDados (); acessaDados.ImprimeDados (); } } erro : init: deps-jar: compile: run: Driver JDBC Não encontrado... Exception in thread "main" java.lang.NullPointerException at testebanco.Main.InserirDados(Main.java:29) at testebanco.Main.main(Main.java:52) Java Result: 1 CONSTRUÍDO COM SUCESSO (tempo total: 0 segundos) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
sublyer 0 Denunciar post Postado Agosto 14, 2008 Seu erro está na frase Driver JDBC Não encontrado..., adicione ao classpath o driver jdbc. Flwww, grande abraço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
manhani_java 0 Denunciar post Postado Agosto 20, 2008 é so colocar o driver de conexao do mysql na pasta c:\arquivos de programas\java\jdk\jre\lib\ext, e verifica se esta linha se encontra no path de suas variaveis de ambientes Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
paulopatto 0 Denunciar post Postado Novembro 6, 2008 Tenta usar algo parecido com isso: package com.paulopatto.exemplos.imasters.java; import com.mysql.jdbc.Connection; import java.sql.DriverManager; import java.sql.SQLException; public class ExemploDeJDBC { private Connection conn = null; /// Metodo para conecatar com o banco de dados. public void conectar() throws SQLException{ try{ Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver"); this.conn = (Connection) DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/fj28", "usuario", "senha1234"); System.out.println("Hooo, conseguimos conectar ao MySQL"); } catch(SQLException e){System.err.println("[ERRO]: Erro na conexão com o banco de dados! - " + e.getMessage());} catch(ClassNotFoundException e){System.err.println("[ERRO]: Xiii a classe não foi encontrada - " + e.getMessage());} finally{conn.close();} } public static void main(String[] argumentos){ ExemploDeJDBC lol = new ExemploDeJDBC(); try { lol.conectar(); /// Omitido... }catch(SQLException e){System.err.println("[ERRO]: Erro na conexão com o banco de dados! - " + e.getMessage());} /// Omitido... } /// Demais métodos com funcionalidades do MySQL omitidos. } Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Ricardo.Sep 0 Denunciar post Postado Dezembro 23, 2008 bom galera é o seguinte ... eu estou desenvolvendo um aplicativo desktop aqui com o netbeans.. só que tal aplicativo deve usar um banco de dados (mysql). já instalei o driver ( na verdade, baixei e coloquei na pasta onde o mysql está instalado ) até ai tudo bem... na aba serviços donetbeans (responsável pelo banco de dados ) eu consigo conectar ,inserir,deletar,atualiaz.. fazer tudo no banco.. mas não consigo via código .. ¬¬ .. exemplo... eu tenho uma classe que serve de teste... mas não estou conseguindo.. segue ela: package testebanco; import java.sql.*; public class Main { private Connection conexao; private String Driver = "com.mysql.jdbc.Driver"; private String url = "jdbc:mysql://localhost:3306/hardware"; private String Usuario = "root"; private String Senha = "123456"; public void Conexao () { try { Class.forName ( Driver ); conexao = DriverManager.getConnection ( url , Usuario , Senha ); } catch ( ClassNotFoundException ex ) { System.out.println ( "Driver JDBC Não encontrado..." ); } catch ( SQLException ex1 ) { System.out.println ( "Falha durante o processo de conexao..." + ex1 ); } } public void InserirDados () { try { Statement status = conexao.createStatement (); status.executeQuery ( "INSERT into hardware (id,nome_pc) values (1,'micro_um') " ); } catch ( SQLException ex ) { System.out.println ( "Erro ao Inserir Dados!" ); } } public void ImprimeDados () { try { Statement status = conexao.createStatement (); ResultSet resultado = status.executeQuery ( "select * from hardware" ); while ( resultado.next () ) { System.out.println ( resultado.getInt ( "id" ) ); System.out.println ( resultado.getString ( "nome" ) ); } } catch ( SQLException ex ) { System.out.println ( "Erro ao ler Dados!" ); } } public static void main ( String[] args ) { Main acessaDados = new Main (); acessaDados.Conexao (); acessaDados.InserirDados (); acessaDados.ImprimeDados (); } } erro : init: deps-jar: compile: run: Driver JDBC Não encontrado... Exception in thread "main" java.lang.NullPointerException at testebanco.Main.InserirDados(Main.java:29) at testebanco.Main.main(Main.java:52) Java Result: 1 CONSTRUÍDO COM SUCESSO (tempo total: 0 segundos) Fala cara tudo certo? Então, o erro está mesmo na adição do seu driver JDBC ao classpath do projeto. Se tudo isso é novo para você (jdbc, classpath...), tenta dar uma olhada nesse tutorial aqui: http://www.meupost.com/2008/11/25/como-con...ndo-o-netbeans/ Ele mostra como conectar sua aplicação Java a um banco MySQL usando o NetBeans, tudo passo a passo. Espero que ajude. Se tiver dúvidas, pode postar que a gente ajuda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Discorpio 1 Denunciar post Postado Janeiro 20, 2009 Boa tarde Sσwyєяº. Bom, todo projeto Java tem uma pasta na sua árvore na caixa de ferramentas na aba project chamada Bibliotecas, dentro desta pasta voce deve adicionar o Driver.Jar do MySql, deve estar com o nome MySql.Jar que se encontra na pasta JDBC onde voce instalou o MySql , pois o projeto precisa saber que voce vai utilizar esta biblioteca que nada mais é que o driver JDBC de conexão com o banco MySql, assim voce já está configurando o Classpath da biblioteca JDBC de conexão. Um abraço Jorge da Silva Abreu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Sσwyєяº 0 Denunciar post Postado Janeiro 29, 2009 Caraca! Esse tópico tem séculos! .. já resolvi e esqueci de vim aqui avisar! Desculpem ! É! Eu descobri o erro logo após postar! ... obrigado! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites