KUROL3 3 Denunciar post Postado Agosto 13, 2008 Olá estou com um problemas não quero usar o php para somar mas no select............ tenho esses campos no banco pedidos id_peido valor frete 1-------50.00-------10.00 1-------48.00-------10.00 1-------30.00-------10.00 5-------90.00-------20.00 5-------95.00-------20.00 15------900.00-----50.00 eu queria que o select somasse todos os valores da coluna valor... ou seja teria que dar 1213 e somasse o frete por grupo de id_pedido teria que dar 80 e o total geral 1293 Abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
cassitos 2 Denunciar post Postado Agosto 14, 2008 oi. agrupando pelo pedido, você consegue fazer a soma de cada coluna e também o total destas colunas. até aí normal, basta fazer o Group By. Agora como você quer o total geral também na mesma consulta, você pode tentar utilizar o modificador WITH ROLLUP. eis um exemplo: SELECT id_pedido, SUM(valor) as totalvalor, SUM(frete) as totalfrete, (SUM(valor) + SUM(frete)) as totalgeral FROM pedidos GROUP BY id_pedido WITH ROLLUP o resultado seria o seguinte (de acordo com o que está na tabela que você passou acima): id_pedido totalvalor totalfrete totalgeral 1 128 30 158 5 185 40 225 15 900 50 950 NULL 1213 120 1333 repare que utiizando o rollup o mysql vai adicionar uma linha ao final do resultado com o totalizador de cada campo utilizado no somatório (SUM). http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/gro...-modifiers.html seria isto o que você quer? edit: só não lembro a partir de qual versão do mysql este modificador está disponível. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
KUROL3 3 Denunciar post Postado Agosto 14, 2008 Quase.... rsrsr até ai eu havia conseguido .... o que não pode é somar os fretes por grupo de pedido... tipo id_peido se tiver 5 itens o frete para esse pedido é um so nao a soma dos 5 itens..... entendeu ou compliquei? Abraco valeu pela ajuda Marco Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
KUROL3 3 Denunciar post Postado Agosto 14, 2008 Quase.... rsrsr até ai eu havia conseguido .... o que não pode é somar os fretes por grupo de pedido... tipo id_peido se tiver 5 itens o frete para esse pedido é um so nao a soma dos 5 itens..... entendeu ou compliquei? Abraco valeu pela ajuda Marco Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
cassitos 2 Denunciar post Postado Agosto 14, 2008 hummmm... entendi... :) vou dar mais uma pesquisada e testes... mas vamos aguardar também algum outro camarada responder. se você conseguir... posta ae p/ galera como fez. :P Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
giesta 29 Denunciar post Postado Agosto 14, 2008 Bacalhais a parte.... Essa tabela ta precisando de uma normalizadinha, pois o frete deveria ter uma tabela soh pra ele, mas nada q vai quebrar as pernas do seu sistema.... Alem disso um select simples resolve seu problema amiguinho (assumindo q o valor do frete seja um soh para todos os produtos dentro pedido, como você mostrou no exemplio).... Select id_pedido, sum(valor) as total_em_produtos, max(frete) as valor_frete , ( sum(valor)+max(frete) )as total_a_pagar from tabela GROUP BY id_pedido Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
KUROL3 3 Denunciar post Postado Agosto 14, 2008 Valeuuu matou a pau... cho ve se entendi o MAX() pega o maior valor de cada group por id_pedido ... como todos os produtos do id_pedido é o mesmo valor ele pega sempre um... ai tanto faz usar o MAX() ou MIN()...... BLZZ>... Agora você disse para joga o frete em outra tabela.... é vantajoso issu tem o pedido em uma tabela o frete relacionado ao pedido em outra tabela.. e os dois relacionado ao cliente.? abaixo o site que estou mexendo.. rsrs http://www.casamusical.com.br Abraço Marco Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites