Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

donny_

Uma em relacao a utf-8 e iso-8859-1

Recommended Posts

Bom galera, seguinte, minha pagina esta toda setada para "utf-8", so que qd eu upo uma imagem do meu form para enviar a imagem para o servidor, as imagens com nomes acentuadas são enviadas todas distorcidas, exemplo:

no lugar de: foto1né.jpg aparece foto1né.jpg

Dai o q acontece, mudei na minha pagina de "utf-8" para "iso-8859-1", so que dai inverteu, as imagens sao enviadas com a acentuação correta, so que na minha pagina, o texto é exibido todo desregular, tipo:

no lugar de: Atenção:, aparece Atenção:

Minha duvida: Qual a maneira mais correta de mim corrigir isso? mudar algo no servidor ou no texto das paginas eu colocar a acentuação conforme o iso, por exemplo:

no lugar de mim digitar Comércio, eu digito Comércio ??

como é a maneira correta de mim corrigir isso? Obrigado vlw galera... conto com vcs...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trate tudo com o mesmo chaset.

No banco, a mesma coisa. Collation e charset.

Salve seus documentos usando o mesmo "encoding type".

Exemplo: salvo meus documentos usando encoding type utf-8, sirvo meus documentos usando utf-8 como charset e no banco mysql uso charset utf8 e collate utf8_unicode_ci

assim, posso escrever meus documentos perfeitamente, com acentos, com cedilha e o que quiser e quem quiser copiar um texto de meu site e passar pra outro local, não dará erro nas acentuações nem nada. a mesma coisa vale para quem colar algo em algum form de entrada meu, eu receberei os dados ok, sem erros. leia mais sobre o utf-8.

Compartilhar este post

Link para o post

Guto vlw pela dica, mais ta tudo UTF-8, nao tenho nenhum problema com textarea, select nada, o unico problema q encontrei foi nesses bendito <input type="file"... qd faço o upload das imagens para o servidor, as imagens com acentuacao sao upadas todas desregulares, tirando isso ta tudo perfeito.... so pra acrescentar, mudei o encoding type de utf para iso as imagens foram upadas certinhas, so que dai a exibicao do texto em minha pagina mudou completamente. vlwww...

Compartilhar este post

Link para o post

mas tu diz o nome do arquivo da imagem né? ex.: "documentÁrio.doc" chega com problema no Á para você, é isso?

q bizarro.

seu form tem aquele atribute enctype="multipart/form-data"?

<form method="post" enctype="multipart/form-data" action="suaPagina.php">
<input type="file" name="arquivo" />
</form>

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

Guto tem sim..

Alaerte vou dar uma lido e posto aqui...

Fazendo mais alguns testes, qd tirei essa linha

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8559-1" />

os acentos voltaram ao normal, mais nao tem logica deixar sem encoding type....

posto resultados....

Compartilhar este post

Link para o post

Alaerte, o trem aki deu piriri,

$arquivo = utf8_decode($_FILES['arquivo']);

nao funfo.....

vlwww continuo na tentativa ake, novidades postarei.... vlwww a todos....

Compartilhar este post

Link para o post

entao PAI, ja consegui resolver tudo aki. essa pagina q tava mexendo é codigo de outro, agora q percebi q o encoding tava declarado em outra pagina... ai tive que inverter as coisas.

e BENÇA PAPAI... brigadu ta.

Guto vlwww tb pela força...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.