Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nknk

Galeria c/ mysql x s/mysql

Recommended Posts

Estou pensando em montar uma galeria, mas antes de implementar queria opinião, sugestão. Em mysql é mais fácil montar pra mim, pq sem mysql precisa dar criar diretorios e manipular na hora de abrir imagem, não sei mexer direito ainda. Mas qual é a melhor?

Em relação aos thumbs, vale a pena criar um thumb da imagem ou criar um arquivo que gera o thumb toda vez?

A minha dúvida em relação a galeria feita com mysql é inserir os arquivos, eu pensei por exemplo em separar por ; ex.: arq1.jpg;arq2.jpg... e na hora de exibir eu teria que tirar essas virgulas, qual seria o metodo mais otimizado para isso? jogar num array? substituir por um comand html?

Esses prós e contras seriam em relação a eficiente do script, ex.: s/mysql seria mais rapido para carregar e com não.

Em ambos os casos o upload a foto seria feito para um pasta, ou mais(sem bd).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

depende da finalidade

por exemplo

a questão dos thumbs, se o aplicativo for muito acessado convém gerar as thumbs em dsco e não em tempo de execução.

mesmo assim, mesmo se nao for um aplicativo muito acessado, convém gerar as miniaturas

quanto ao uso de banco de dados. a não ser que você seja o guru da lógica de programação, é recomendável armazenar em banco de dados

o motivo... banco de dados serve justamente para isso, organizar dados.

obviamente que nçao há necessidade de uso de banco de dados se tiver poucas imagens, em torno de 20 ~ 50 por exemplo.

mas pode ser que precise algum dia aumentar a capacidade de armazenamento de imagens.

daí você precisará de um banco de dados. Se o sistema nao estiver preparado para isso terá um trabalho a mais pra fazer..

nesse caso é questão de planejamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, mas por exemplo: Como eu armazenaria as fotos de uma galeria na tabela.

Existe outro metodo mais apropriado? Eu pensei no seguinte:

INSERT INTO galeria (titulo,imagens) VALUES ('Nome da galeria','foto1.jpg,foto2.jpg,foto3.jpg');

Compartilhar este post

Link para o post

INSERT INTO galeria (titulo,imagens) VALUES ('Nome da galeria','foto1.jpg,foto2.jpg,foto3.jpg');

isso se chama gambiarra...

armazene de forma apropriada

para cada imagem 1 registro

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.