Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mauro M. Pagnez

Nomenclatura de Arquivos

Recommended Posts

Minha dúvida parece ser bem besta, mas acho que não. Em alguns sistemas, nos diversos SGBDs e nos diferentes browsers muda um pouco a forma como eles irão lidar com os nomes dos arquivos. Eu gostaria de saber se, quando eu crio uma classe PHP, ao nomear um arquivo, qual é o padrão: utilizar a mesma convenção para nomear uma classe (ex.: SistemaExemplo) ou devo colocar todas as letras em minúsculo, separando as palavras por underline, como na convenção de nomes para funções (ex.: sistema_exemplo)? Lembrando que muitas classes PHP não serão exibidas pelos navegadores, mas serão tratadas pelo servidor PHP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

para cada classe crie um arquivo único

 

exemplo

 

myApp.class.php

class myApp{

	function foo()
	{

	}

}

 

myController.class.php

class myController{

	function prepareFoo()
	{

	}

}

 

para os nomes de funções siga a convenção de nomes "CamelCase" ao invés de usar underline "_"

 

exemplo

 

// underline
function my_app()
{

}

// CamelCase
function myApp()
{

}

 

se preferir pode utilizar os critérios da documentação do PHPDoc

http://www.phpdoc.org

ou

http://www.doxygen.org

 

para nomenclatura de diretórios e design do software consulte pesquise sobre MVC

 

dica de plataformas

http://www.phpwact.org/php/mvc_frameworks

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso daí eu faço, eu sempre gravo uma classe por arquivo, monto meus diagramas, tudo certinho. A dúvida que eu fico é se ao gravar algum arquivo PHP com letras maiúsculas existe a possibilidade de ocorrer problemas. Por exemplo, no MySQL, quando eu crio tabelas no Windows, segundo o manual, posso criar com letras maiúsculas e minúsculas sem problema, já no Unix, só vai rolar letra minúscula. Daí, o manual do MySQL adota a convenção com letras minúsculas. Por isso é que eu queria saber se existe problemas desse tipo no PHP, quando há troca de plataforma, no que se refere aos nomes de arquivo, porque eu não consegui achar sobre isso lá. Quanto as funções, no manual do PHP eles estão dizendo que deve-se adotar a convenção de nomes com o underline. Tem até funções que tiveram seu nome atualizado utilizando underline. Mas valeu aí pela resposta. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ressalva: A documentação do PHP refere-se à linguagem PHP somente e não ao desenvolvimento de aplicativos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu aí! Eu estava olhando o código do phpMyAdmin e os arquivos deles tem maiúsculas. Eu sempre adotei letra minúscula por ser uma convenção da própria Web. Daí eu fiquei na dúvida.

No que se refere a documentação:

A domunentação dá as regras para desenvolvimento adequado, limpo da linguagem. Exemplo: o sujeito, as vezes, por motivo de alguma ocasião, cria uma constante _exemplo_. Daí o PHP lança uma constante com o mesmo nome. O CamelCase eles utilizam, por padrão só para nomes de classes. O nome das funções (é claro, tudo isso é opcional) eles adotam com underline, com todas as letras minúsculas. Daí dão a regra para nomes objetivos e sujestivos, para facilitar a leitura do código. Mesma coisa para as variáveis. As constantes todas são em maiúscula, com underline para separar nomes compostos. Daí seguem as outras regras, para os métodos mágicos, constantes mágicas e assim por diante. Isso daí com certeza você sabe, nem precisa ficar explicando. Até +, brother!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.