Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dudys

Arquitetura do Sistema em ASP.NET

Recommended Posts

Olá!Eu gostaria de saber se o pessoal que já fez projetos em ASP.NET poderia me ajudar. No ASP, eu costumo usar uma "página de ação" nos meus projetos. Ou seja, existem diversos formulários de cadastro/alteração de dados de um usuário, por exemplo. Contudo, todos formulários que mexem com inserções/alterações/exclusões são enviados para uma ÚNICA página, por exemplo, "CADASTRAR.ASP". Nesta página, eu recupero um valor que indica de onde a requesição vêm e o que fazer com ela (se é um novo cadastro de usuário faz isso, se é alteração, aquilo, etc).Com isso, eu posso garantir que TODO INSERT/UPDATE/DELETE é feito em uma ÚNICA página, tornando possíveis modificações e depurações mais rápidas (afinal, não preciso sair caçando em que página aquele ou este insert é feito).Contudo, no ASP.NET, isso não me pareceu viável. Não sei se é bug (realmente creio que não) mas não consegui direcionar o "ACTION" de um form para uma determinada página (sempre que compilava e executava, ele colocava o action como sendo a própria página). Alterei outros dados do form (como o método) e verifiquei que realmente o action ele alterava, e apenas o action.Tentei então direcionar o trabalho para uma classe, mas classes não recuperam valores de formulário (ou recuperam?? como seria??). Ou seja, minha arquitetura foi por água abaixo!! :chorando: Alguém poderia me dar um exemplo ou uma idéia de como centralizar em um único lugar todos os INSERTS/UPDATES/DELETES? Seja classe, webform, qualquer coisa.Serei muito grato!Obrigado,Eduardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa!Posso tentar lhe ajudar, mas você precisa me ajudar primeiro :P Da uma olhadinha no meu tópico aqui nessa página mesmo e pega meu icq pra gente conversar sobre o assunto!valeus!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normalmente, como no ASP.Tente passar uma informação pela querystring ou faça uma busca no BD (depende do tipo do sistema)E no código:<script runat="server">Dim strTipo As String = Request.QueryString("tipo")Sub Page_Load(obj As object, e As EventArgs)'condiçãoIf strTipo = "novo" Then...ElseIf strTipo = "existente" Then...Else...End IfEnd Sub</script>Acho que deve ser +/- isso :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ASP.NET usa por default a metodologia do Web Forms, onde toda ação no formulário reflete sobre ele mesmo para daí tomar outras decisões.A vantagem é poder usar o mecanismo "codebehind", onde toda parte lógica fica num arquivo, dessa forma você pode criar uma página de lógica específica para cadastros. Por exemplo:Você define em cada página de cadastro:clientes.aspx => <@% Page Codebehind="cadastros.cs" Inherits="cadastros.clientes" %>pedidos.aspx => <@% Page Codebehind="cadastros.cs" Inherits="cadastros.pedidos" %>Daí, no código do arquivo cadastros.cs (C#) você manipula cada classe:

namespace cadastros{    public class clientes : System.Web.UI.Page    {        ....    }    public class pedidos : System.Web.UI.Page    {        ....    }}

É mais ou menos isso!!!mas atenção, o codebehind só pode ser rodado compilando o código (C# ou VB), gerando uma DLL numa pasta "bin" abaixo da pasta do sistema.Boa sorte!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.