Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

David Figueiredo

MySql

Recommended Posts

boa noite gente. gostaria muito da ajuda de vcs, é o seguinte:

tenho um banco de dados de cadastro de produtos onde é cadastrado imagem dos mesmo, gostaria que toda vez que eu fosse cadastrar novamente um produto ele lesse a tabela pra verificar se eu cadastrei a imagem, se a resposta for ñ eu poder ter a opção de cadastrar na hora, acredito que exista uma consulta que eu possa selecionar o ultimo registro feito eu pensei em fazer isso da seguinte forma: fazer um COUNT que vai me dar a quantidade total de registro e logo depois pegar a quantidade e consultar pelo ID mais ai vem um outro problema, a minha tabela tem no ID o AUTO_INCREMENT e sempre que excluo um registro aquele valor fica vazio existe um jeito desses espaços serem preenchidos? ou então da seguinte forma: tenho os registros com IDs de 1 a 10, ai exclui o registro com ID 5 ai automaticamente o que tinha ID 6 se tornar 5 o ID 7 se tornar 6 e assim por diante até todos os registros ficarem novamente na ordem??

espero que ñ tenha ficado muito complicado de se enteder

aguardo retorno

desde já agradeço.

David Lima

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para retornar o último registro você pode usar o max na consulta.

Já em relação a mudança das chaves primarias, além de não ser viavel (ter que alterar nas tabelas relacionadas, etc), creio que não seja preciso, pois através de querys você pode tratar esta situação sem precisar fazer update na chave.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.