Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Márcio Lordelo

Verificação de Usuário e senha

Recommended Posts

Olá a todos, gostaria de saber como faço para quando eu clicar no botao de submeter ele chamar uma funcao e verificar se existe algo digitado nos campos destinados a usuario e senha. Caso nao tenha nada em um dos campos a funcao avisa com um alert e direciona para o local onde nao tem os dados.

Eu estava tentando fazer, nao consegui fazer todo, mas vou postar ate onde eu fiz pois assim caso alguem saiba já vejo onde estava errando.

Agradeço desde já!

<html>
<head>
<title> </title>
<script type="text/javascript">
function verifica(usuario,senha) {
if ((usuario = "") || (senha = "")); {
  if (usuario=""); {
	alert('Usuário não informado!');
  }
  else { alert('Senha não informada!');
 }
}
</script>
</head>
<body>
<table border="1" align="center">
<form name="form1" action="" method="get" class="form2">
<tr>
<td>Usuário:</td>
<td><input type="text" name="usuario" value="" id="usuario" maxlength="15" size="25" class="dados"/></td>
</tr>
<tr>
<td>Senha:</td>
<td><input type="pass" name="senha" value="" id="senha" maxlength="10" size="25" class="dados" /></td>
</tr>
<tr>
<td colspan="2" ><center><input type="submit" name="botao" value="Submit" id="botao" class="botao" onSubmit="verifica(usuario.getAttribute("value),senha.getAttribute("value))" /></center></td>
</tr>
</table>
</form>
</body>
</html>

Putz, sem querer abri o tópico no local errado! Por favor algum moderador poderia mover o tópico? Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Artigos, Tutoriais e Matérias (Javascript) http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Javascript

Compartilhar este post

Link para o post

Cria um botão novo mas não de submit.

Neste botão, atribua no evento onClick uma função.

Crie está função na sua página.

Nesta função você pega os dois elementos utilizando DOM.

Assim:

variavel1 = document.nomeDoFormulario.nomeDoCampo.value;

E depois a variavel2.

Então usa estrutura IF simples de Java Script para ver se está vazio ou não.

Agora verificações mais avançadas, que aliás, são recomendáveis, seria melhor utilizar outros tipos de código. Tente usar alguns que já vem prontos.

Uma dica pra você é procurar no Google por: Verificação de Formulários Java SCRIPT.

Virá muita coisa, te garanto.

E para consultar sobre o DOM que eu falei, mais especificamente o HTML DOM, vá em:

www.w3schools.com, entre em HTML DOM, vá em Reference e lá aproveite os exemplos porque é bastante coisa. Mas te garanto que vai ajudar MUITO na sua caminhada de verificação de formulários.

Outra dica importante é que eu já percebi que você está usando alguma linguagem dinâmica como ASP ou PHP para conectar com o banco, certo? Pois é. Cuidado com SQL Injection, pesquise sobre o termo e encontrará várias funções para eliminar o problema. A importância é extrema.

Abraços,

Giancarlo Braga.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom tentei fazer isso que você indicou, mas não ta indo de maneira nenhuma.

Estou começando agora, e isso é estudo pois tenho uma matéria na faculdade que terei prova sabado agora e vai cair javascript, só que eu to me batendo MUITO pra conseguir fazer as coisas, mas MUITO mesmo, só pra você ter idéia não estou conseguindo fazer com que ao clicar em um botão, você pegue o que tem num input do tipo text e use eval para mostrar o resultado de uma expressao digitada nesse input...

Bom vou postar meu codigo 'atualizado' , por favor, se possivel, aponte onde estão os erros. Obrigado

<html>
<head>
<title> </title>
<script type="text/javascript">
function CheckForm()
{
	var nome = document.form1.usuario.value;
	var senha = document.form1.senha.value;
	if (nome == "")
	{
		window.alert("Por favor, digite seu nome.");
		nome.focus();
	}
	if (senha == "")
	{
	window.alert("Por favor, digite sua senha.");
		nome.focus();
	}
}
</script>
</head>
<body>
<table border="1" align="center">
<form name="form1" action="" method="get" class="form2" id="form1">
<tr>
<td>Usuário:</td>
<td><input type="text" name="usuario" value="" id="usuario" maxlength="15" size="25" class="dados"  "/></td>
</tr>
<tr>
<td>Senha:</td>
<td><input type="password" name="senha" value="" id="senha" maxlength="10" size="25" class="dados" /></td>
</tr>
<tr>
<td colspan="2" ><center><input type="button" name="botao" value="Submit" id="botao" class="botao" onSubmit="CheckForm()" /></center></td>
</tr>
</table>
</form>
</body>
</html>

Obrigado.

EDITANDO__ _

Só agora consegui fazer o do eval -__-''

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.