eduzinhu 0 Denunciar post Postado Setembro 20, 2008 Ola galera, estou fazendo um curso de informática aqui em minha cidade, e o professor mandou fazer o seguinte problema: criar uma matriz, em que esta some cada linha e mostre o resultado do lado da linha somada , e some cada coluna e mostre o resultado em baixo de cada coluna somada segue um exemplo do que ele quer: Matriz 3x3 1 2 3 6 4 5 6 15 7 8 9 24 12 15 18 ele falou que o usuário tem so que informar os numeros da matriz sendo que o resultado mostrado do lado o usuario não terá acesso, ele disse que o codigo tem que ser flexivel, e em estrutura for..... por favor me ajudem, agradeço a compreenção. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
eduzinhu 0 Denunciar post Postado Setembro 21, 2008 aqui está o jeito errado do que eu fiz deste problema: package matriz; import java.util.Scanner; public class MatrizExe2 { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); final int tamanho = 4; int matriz[][] = new int [tamanho][tamanho]; int somalin=0, somalin1=0, somalin2=0, somacol=0,somacol1=0, somacol2=0; int resultado; for (int linha = 0; linha < 3; linha++){ for (int coluna = 0; coluna < 3; coluna++){ System.out.print("Informe um valor: "); matriz[linha][coluna] = entrada.nextInt(); if (linha == coluna) somalin = matriz[0][0] + matriz[0][1] + matriz[0][2]; somalin1 = matriz[1][0] + matriz[1][1] + matriz[1][2]; somalin2 = matriz[2][0] + matriz[2][1] + matriz[2][2]; somacol = matriz[0][0] + matriz[1][0] + matriz[2][0]; somacol1 = matriz[0][1] + matriz[1][1] + matriz[2][1]; somacol2 = matriz[0][2] + matriz[1][2] + matriz[2][2]; } } for (int linha = 0; linha < 3; linha++){ System.out.println(); for (int coluna = 0; coluna < 3; coluna++){ System.out.print(matriz[linha][coluna]+ "\t"); } } System.out.println(matriz[0][3] = somalin); System.out.println("\n\nSoma da primeira linha " + somalin); System.out.println("\n\nSoma da segunda linha " + somalin1); System.out.println("\n\nSoma da terceira linha " + somalin2); System.out.println("\n\nSoma da primeira coluna " + somacol); System.out.println("\n\nSoma da segunda coluna " + somacol1); System.out.println("\n\nSoma da terceira coluna " + somacol2); } } não está mostrando o resultado no lado de cada linha e de cada coluna, e quando mostrei ao meu professor ele disse que o codigo não era flexivel, que tinha que ser feito em estrutura FOR.... me ajudem estou desesperado! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
_Isis_ 202 Denunciar post Postado Setembro 22, 2008 Não é flexível porque você não lê a entrada que diz qual é o tamanho da matriz. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ClaudinhU 0 Denunciar post Postado Setembro 30, 2008 Estou resolvendo... já posto... Deu um probleminha aqui, mas já resolvo! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ClaudinhU 0 Denunciar post Postado Setembro 30, 2008 package matriz; import java.util.Scanner; public class Matriz { public static void main(String[] args) { Scanner input = new Scanner (System.in); System.out.println("Digite o tamanho da matriz:"); int tamanho = input.nextInt(); int[][] matriz = new int[tamanho][tamanho]; //Preencher matriz for (int i = 0; i < tamanho; i++) { for (int j = 0; j < tamanho; j++) { System.out.println("Digite um numero:"); matriz[i][j] = input.nextInt(); } } //Calcular a soma das linhas da matriz int soma = 0; for (int x = 0; x < tamanho - 1; x++) { for (int z = 0; x < tamanho - 1; z++) { soma = soma + matriz[x][z]; //ERRO } System.out.println("A soma da linha é: " + soma); soma = 0; } } } Tá com erro na linha 27...mas a idéia você pode pegar ai...ou consertar a linha... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
_Isis_ 202 Denunciar post Postado Setembro 30, 2008 Deve dar erro porque você está usando X ao invés de Z. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ClaudinhU 0 Denunciar post Postado Outubro 1, 2008 //Calcular a soma das linhas da matriz int soma = 0; for (int x = 0; x < tamanho - 1; x++) { for (int z = 0; z < tamanho - 1; z++) { soma = soma + matriz[x][z]; //ERRO } System.out.println("A soma da linha é: " + soma); soma = 0; } Não...ainda da erro...troquei o x por z...mesmo assim ainda dá errado... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
_Isis_ 202 Denunciar post Postado Outubro 1, 2008 //Preencher matriz for (int i = 0; i < tamanho-1; i++) { for (int j = 0; j < tamanho-1; j++) { System.out.println("Digite um numero:"); matriz[i][j] = input.nextInt(); } matriz[i][j] = 0; } int soma = 0; for (int x = 0; x < tamanho - 1; x++) { for (int z = 0; x < tamanho - 1; z++) matriz[x][tamanho-1] += matriz[x][z]; } também ajuda se você disse QUAL erro dá... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites