Crimson 0 Denunciar post Postado Outubro 4, 2008 http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif Olá para todos, gostaria de tirar uma dúvida, como fasso para terminar o desenvolvimento do meu soft em delphi, tipo, fechar o codigo para eu abrir ele como aplicativo, só não aprendi isso uahahuauh. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif Desde já sou muito grato... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Crimson 0 Denunciar post Postado Outubro 9, 2008 Gnt, Ninguém Oo... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
S4ndr0_soad 0 Denunciar post Postado Outubro 9, 2008 se entendi direito voce quer gerar o executavel certo?... se for isso usa o Ctrl + F9 e ele gera o "Nomedoseuprojeto.exe" na pasta do seu projeto.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Crimson 0 Denunciar post Postado Outubro 9, 2008 e aew S4ndr0 vlw por responder... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Hmm, mas esse arquivo eu vo pode carrega pra qualquer máquina que vai funciona?... Tipo... não vou precisar carregar mais nenhum outro arquivo junto com ele. Desde já, Ty. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
S4ndr0_soad 0 Denunciar post Postado Outubro 9, 2008 dependo do seu projeto, por exemplo, se o sistema gera relatório pelo Rave ele vai precisar dos arquivos .rav no mesmo local especificado no projeto, ou se ele utiliza BD... enfim... descreva melhor como é seu projeto pra saber melhor Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Crimson 0 Denunciar post Postado Outubro 13, 2008 Malz pela demora... Assim, meu Project é um sistema que cadastra informações sobre material utilizado na realização de uma safra. (Cultura, insumo, maquinas, serviços etc.), eu utilizei o DB FireBird, e o relatorio vai ser gerado pelo Rave (como você ja havia comentado). dai eu gostaria de saber se é so copiar o executavel que ele gera mais o arquivo *.fdb + *.rav ou tem mais alguma coisa. Por exemplo tem programas (Mais complexos claro) que geram DLL's pro windows, dai eu queria saber se existe alguem arquivo deste tipo que vo ter que instalar na maquina do usuario em algum lugar a parte, ou (por ser um prog simples) so copiar os arquivos que mencionei para a maquina do usuario? Acho que seria isso :wacko: ahaha. Desde já agradeço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Maikel Scheid 1 Denunciar post Postado Outubro 14, 2008 Bom, no caso que você comentou, que usa banco de dados Firebird e Rave Reports, precisa tomar alguns cuidados e copiar os seguintes arquivos: 1 - Com o Rave: você terá duas opções, ou copia o arquivo fisico *.rav e define em runtime qual o caminho que o mesmo se encontra e passa ao componente RaveProject ou incorpora ele no próprio executável, basta procurar ele na propriedade StoreRav do componente RaveProject, selecionar o arquivo e Load, ai ele não precisa mais ser copiado para junto com o cliente. 2 - Firebird: este será o arquivo onde ficarão armazenados os dados, precisa obrigatóriamente ser distribuido junto com o executável, porém, precisa configurar o caminho dele também. Se por exemplo na sua máquina ele está em C:\Software\banco.fdb, na máquina do cliente ele deverá estar no mesmo caminho, ou, o mais aconselhavel é que use arquivos de configuração, ou seja, arquivo conf.ini junto com o executável, onde será armazenado o caminho do banco, e no evento BeforeConnect do seu componente, leia o arquivo e faça a configuração dos parametros. 3 - As dlls: aqui depende um pouco do tipo de conexão que está utilizando, creio que seja dbExpress, e neste caso, precisa ter as seguintes dlls para a distribuição do seu software: -> dbexpint.dll -> dbxadapter30.dll -> dbxint30.dll -> dbxmss30.dll -> fbclient.dll -> GDS32.dll -> midas.dll -> msvcrt.dll Talvez alguns destes arquivos não seja realmente necessário, geralmente são estes dai. DICA Importante: a dll midas.dll tem várias versões diferentes, e de acordo com o Sistema Operacional, poderá haver incompatibilidade. Neste caso, declare no seu DataModule ou no formulário principal do seu sistema a unit MidasLib, que irá incorporar a dll ao seu executável. Incorporando o Rave e a dll Midas no executável o mesmo ficará mais pesado, mas aconselho este procedimento para evitar problemas futuros com a localização de diretórios e compatibilidade com Sistemas Operacionais Microsoft. Att Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Crimson 0 Denunciar post Postado Outubro 14, 2008 Vlw Maikel, já ficou mais fácil. Só mais uma coisa, poderia me dar um exemplo de algum teste que posso rodar no delphi pra verificar se o banco esta acessivel, eu tentei alguns "Try" mas mas ele não retorna o except que eu pedi, ele retorna um "Unhandled win32 exception", teria alguma dica de como fazer esse tratamento caso o Banco esteja inacessivel. Obrigado pela paciência. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Maikel Scheid 1 Denunciar post Postado Outubro 14, 2008 Olha, essa verificação para saber se o banco está ou não conectado pode ser feita de várias formas. 1 - Você está fazendo a conexão em runtime, no evento OnBeforeConnect: try SQLConnection1.Parameters.Values['Database'] := [Caminho do seu banco.fdb]; except on e:exception do showmessage('Seguinte erro:'+#13+e.message); end; 2 - Verificação manual, no evento onCreate do frmPrincipal ou qualquer outro evento if not SQLConnection.Connected then Showmessage('Banco não está conectado'); Nesse segundo caso apenas irá mostrar se está ou não conectado, no primeiro caso mostra qual o problema da conexão. Att Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Crimson 0 Denunciar post Postado Outubro 15, 2008 Seria mais um teste para ver se o servidor Firebird ta rodando e caso não estiver, retornar uma mensagen avisando pra rodar o server. Teria como fazer esse tipo de teste? Vlws... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Maikel Scheid 1 Denunciar post Postado Outubro 15, 2008 Olá Não tenho o código em mãos agora para lhe passar, mas além do Try...Except...End lhe retornar um erro, possivelmente com alguma mensagem do tipo "Server is not running", você poderia criar uma verificação nos serviços que estão rodando. Faz uma função que percorre todos os serviços do Windows, e se encontrar na lista o processo fbserver.exe irá retornar como verdadeiro e o Firebird estará rodando, caso contrário, mostra mensagem para iniciá-lo. Dá uma procurada no google sobre como trabalhar com a lista de processos no Windows. Geralmente, esta rotina não é muito utilizada para este fim, se seu cliente tem um sistema e vai usá-lo, obviamente que deverá estar ciente que o mesmo precisa de banco de dados e que deve estar rodando, também creio que o mesmo não iria simplesmente parar o mesmo. Att Maikel Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Crimson 0 Denunciar post Postado Outubro 16, 2008 Bom vo da uma olhada por aew, mas basicamente era isso, vlws pela ajuda. se achar algo relevante eu posto. Ty again. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites