Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marciocorbolan

CodeGear Delphi 2009 e Access

Recommended Posts

Boa noite,

Não sei programar nada em Delphi, peguei para aprender e logo de cara travei em uma coisa!

Como que faço para conectar e buscar coisas no banco de dados!?

Bem... eu ja mecho com PHP e nunca tive problemas com banco de dados, sempre achei muito facil, mas esse tal de DELPHI está me tirando do serio!

Eu queria começar a mecher com banco de dados em Access por ser um banco que roda em qualquer lugar, depois partir para o SQL e outros. O problema é que não acho material completo e para versão que eu tenho do Delphi.

Depois de uma certa busca achei um material do Delphi 7 explicando passo a passo, do jeito que eu preciso.

http://starrtec.blogspot.com/2008/07/conec...m-delphi-7.html

O problema é que no meu Delphi não tem nenhuma guia ADO, no maximo tem DBExpress com a opção TSQLconnection

Alguem pode me ajudar? Eu quero aprender mas esta meio dificil de achar material.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei, o ADO virou dbGO.

Bem, agora gostaria de saber como consultar algo, tipo se eu quisese saber se tinha algum dado na tabela, em php/mysql eu faria assim..

$SQL = "SELECT * FROM nomedatabela";

$RESULTADO = mysql_query($SQL);

if(mysql_num_rows($resultado) == 0){ echo "VAZIA"; }

Como faço isso em Delphi e Access?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, não sei qual é o equivalente ao ADOQuery no Delphi 2009, porque ainda não o utilizei, mas com ADOQuery você poderia fazer assim:

Function TForm1.BuscaDados(sQuery:String):Boolean;
begin
   AdoQuery.Close;
   AdoQuery.Add(sQuery);
   AdoQuery.Open;
   if not AdoQuery.Eof then
	  result := true //Possui registros
   else
	  result := false; //Vazio
end;

E para executar neste exemplo seria:

if BuscaDados('SELECT * FROM TABELA') then
begin
....
end;

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui, mas ainda tenho uma duvida!

Ah! valeu Chrnos, depois vou tentar desse jeito, pois até agora só esperimentei fazer pelo icones, nada por comando.

Eu fui la e usei um ADOConnection, ADOTable e um DATASource ai consegui!

Bem o problema agora é que eu quero carregar um DataGrid com o valor da Combo que eu criei anterior!

O valor esta voltando, dei um ShowMessage e voltou o valor direitinho, a duvida agora é como pesquisar no banco com esse valor e preencher o data grid!

Para melhor esclarecer vou explicar o que quero fazer. La na faculdade tenho que fazer tabelas e mais tabelas, logo tive a ideia de fazer um programa que vai montando e salvando.

Assim quando eu quiser algo é só fazer e salvar, depois quando precisar é só visualizar. Vejam abaixo como é mais ou menos...

Imagem PostadaImagem Postada

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.