lhbessa 0 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 Pessoal, to precisando muito da ajuda de vcs... To desenvolvendo um site só a nível de aprendizado, mas vou precisar de alguns dos recursos q to tentando utilizar agora para uns projetos q tenho em mente num futuro próximo... Uso dreamweaver, php e mysql. Peço desculpas se minha dúvida já foi esclarecida em outro(s) tópico(s), mas nao achei nenhum específico. A questão é o seguinte: to fazendo um site que irá cadastrar vários DVDs, e também os atores q participam dos títulos. Tenho uma tabela q armazena a informação dos atores, inclusive a foto. Optei por não armazenar a imagem no banco de dados, e sim o caminho onde ela se encontra. (O campo no BD é do tipo TEXT). Para isso, utilizo o Insert Record em conjunto com um File Field. Achei uma função pra trabalhar com imagem, acho q conhecida por todos: function geraImg($img, $max_x, $max_y, $imgNome) { //pega o tamanho da imagem ($original_x, $original_Y) list($width, $height) = getimagesize($img); $original_x = $width; $original_y = $height; //se a largura for maior que altura acho a porcentagem if($original_x > $original_y) { $porcentagem = (100 * $max_x) / $original_x; } else { $porcentagem = (100 * $max_y) / $original_y; } $tamanho_x = $original_x * ($porcentagem / 100); $tamanho_y = $original_y * ($porcentagem / 100); $image_p = imagecreatetruecolor($tamanho_x, $tamanho_y); $image = imagecreatefromjpeg($img); imagecopyresampled($image_p, $image, 0, 0, 0, 0, $tamanho_x, $tamanho_y, $width, $height); return imagejpeg($image_p, $imgNome, 100); } geraImg($fotoTmp, 320, 180, ".../fotos/Ator/".$foto);A única questão é q nao preciso redimensionar foto nenhuma, quero q a foto escolhida seja adicionada de acordo com o tamanho natural dela. Quando tento implementar o código, a seguinte msg de erro aparece, no momento em que clico no botão cadastrar: Fatal error: Call to undefined function: imagecreatetruecolor() in d:\projetosphp\dvds\cadastro_ator.php on line 129 Já fiz o download da biblioteca gd2.dll, e tirei o ";" do arquivo de configuração do php, mas o erro persiste. Alguém poderia me ajudar??? Tb aceito sugestões no modo como devo trabalhar com imagem.. Se alguém tiver uma idéia melhor, agradeço. Fico grato pela ajuda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Renato Machado de Menezes 0 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 Olá, você já configurou o php.ini? Se você estiver usando o servidor apache, configure o php.ini e reinicie o serviço. creio que deve funcionar. qualquer coisa estamos ai. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lhbessa 0 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 Olá, você já configurou o php.ini? Se você estiver usando o servidor apache, configure o php.ini e reinicie o serviço. creio que deve funcionar. qualquer coisa estamos ai. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Já fiz a configuração sim... nao acredito que o problema seja esse... Já descomentei a linha da extensão gd2.dll... Alguma outra sugestão..? Agradeço a ajuda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lhbessa 0 Denunciar post Postado Outubro 8, 2008 Alguém sabe o que pode estar ocorrendo..? Fico grato pela ajuda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hufersil 145 Denunciar post Postado Outubro 8, 2008 a biblioteca GD2 não está corretamente configurada no servidor Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lhbessa 0 Denunciar post Postado Outubro 8, 2008 a biblioteca GD2 não está corretamente configurada no servidor Thanks, hufersil... acreditava q esse fosse o problema mesmo, alguma coisa com a biblioteca, mas nao tinha ctz.. Sabe o q posso fazer pra resolver isto? Grato Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hufersil 145 Denunciar post Postado Outubro 9, 2008 - alterar o arquivo php.ini, descomentando a linda da gd2 - certificar que o arquivo que corresponde ao modulo realmente existe - reiniciar o servidor (no caso de windows, no caso de *nix, não sei como funciona). Sempre que uma das funções relativas a imagens (como imagecreate, imagecreatetruecolor) não funciona corretamente, a alternativa mais concreta de erro é que a biblioteca não esteja configurada corretamente. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites