JMacedo 0 Denunciar post Postado Outubro 8, 2008 Bom dia caros colegas, tenho no banco mysql uma tabela chamada artigos. tenho o seguinte problema: preciso trazer os 10 ultimos registros porem com datas diferentes e sempre o ultimo id cadastrado. abaixo segue o comando que estou utilizando lembrando que preciso trazer todos os campos da tabela, não estou conseguindo distinguir por data. SELECT * FROM artigos WHERE destaque != '' ORDER BY DATA DESC LIMIT 10 . ate ai tudo bem mas se tem um outro registro com a mesma data, preciso trazer somente o útimo cadastrado neste comando acima ele consulta os dois trazendo dois ou mais registros com a mesma data. Desde já agradeço a cooperação dos colegas. No aguardo. att Joao Henrique Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
m@dDog 5 Denunciar post Postado Outubro 8, 2008 ate ai tudo bem mas se tem um outro registro com a mesma data, preciso trazer somente o útimo cadastrado neste comando acima ele consulta os dois trazendo dois ou mais registros com a mesma data. Joao Henrique Não sei se entendi bem, mas não daria para usar um GROUP BY pela data que você não quer que repita Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NaPraia 12 Denunciar post Postado Outubro 8, 2008 usa o DISTINCT na consulta, não precisa de group by Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
m@dDog 5 Denunciar post Postado Outubro 8, 2008 usa o DISTINCT na consulta, não precisa de group by Verdade. DISTINCT é melhor. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
JMacedo 0 Denunciar post Postado Outubro 8, 2008 usa o DISTINCT na consulta, não precisa de group by Entao mas preciso trazer todos os campos e com o distinct so posso trazer um somente Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NaPraia 12 Denunciar post Postado Outubro 8, 2008 Entao mas preciso trazer todos os campos e com o distinct so posso trazer um somentede onde você tirou essa informação??? ela está completamente equivocada. select distinct data, campo1, campo2 from tabela Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
JMacedo 0 Denunciar post Postado Outubro 8, 2008 Entao mas preciso trazer todos os campos e com o distinct so posso trazer um somentede onde você tirou essa informação??? ela está completamente equivocada. select distinct data, campo1, campo2 from tabela porque ao dar o comando acima com o distinct com mais de um campo da tabela é retornada uma consulta que nao disntingue as datas trazendo datas iguais como se nem estivesse usando a clausura! entendeu? att, Joao select distinct id, data,titulo from artigos order by id asc limit 25 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NaPraia 12 Denunciar post Postado Outubro 8, 2008 e se tu fizer assim select data, id, titulo from tabela where (data, id) in ( select distinct data, max(id) from tabela) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
JMacedo 0 Denunciar post Postado Outubro 8, 2008 e se tu fizer assim select data, id, titulo from tabela where (data, id) in ( select distinct data, max(id) from tabela) Cara deu certo agora. veja só como ficou: SELECT max( id ),data ,titulo, texto, destaque FROM artigos WHERE destaque != ' ' GROUP BY data ORDER BY id ASC LIMIT 30mas eu vou passar a utilizar mais subconsultas mano a partir de agora. agradeço sua atenção abraço! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites