Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Giovani

Lan houses poderão ser obrigadas a manter cadastro de usuários

Recommended Posts

Por Redação do IDG Now!

São Paulo - Projeto de Lei recebeu parecer favorável à exigência de estabelecimentos reterem o nome completo, RG e tempo de conexão.

As lan houses do Brasil poderão ser obrigadas a manter um cadastro de seus usuários. A medida, prevista no Projeto de Lei 296/08, do senador Gerson Camata (PMDB-ES), recebeu na quarta-feira (15/10) parecer favorável da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

Segundo a proposta, o cadastro deverá ter o nome completo e o número da carteira de identidade do usuário, além da identificação do terminal por ele utilizado, a data e a hora do início e do término do uso de cada equipamento. O descumprimento dessa obrigatoriedade será punido com multa entre 10 mil reais e 100 mil reais.

O projeto ainda será examinado, em decisão terminativa, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

No primeiro semestre deste ano, a Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM) apreendeu 475 CPUs com conteúdo ilegal em 88 lan houses de todo o Brasil.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/10/...ro-de-usuarios/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui nos suburbios, é cheio de LAN, dificil ficalizar todas, e muitas nem pede nada... para quem quizer aprontar tem muito espaço vago ainda, mas é um medida válida do Governo... :)

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom isso... só tem que fiscalizar bastante para isso não virar mais um problema.

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade as que tentam estar sempre certinhas serao as mais ficalizadas e punidas

enquanto aquelas mais clandestinas impossivel seguiriam da forma como está

Compartilhar este post

Link para o post

Se pede RG e endereço eu procuro outra LAN. Acho que uma câmera já é o suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Se pede RG e endereço eu procuro outra LAN. Acho que uma câmera já é o suficiente.

Acho que deve pedir mesmo. E nao vejo o PQ nao dar. Eu pelo menos nao devo nada a ninguem...

Compartilhar este post

Link para o post

é correto mesmo

quem nao tem nada errado a fazer nao precisa temer

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que deve pedir mesmo. E nao vejo o PQ nao dar. Eu pelo menos nao devo nada a ninguem...

Eu, pelo menos, não devo nada. Mas me recuso a aceitar este tipo de iniciativa. Acho invasão de privacidade e o problema deveria ser resolvido de outra forma. Se fosse assim, diversos outros serviços deveria ter a exigência de cadastro, c/ rg por suspeita de alguma atividade ilicita, prevenção. Como disse anteriormente, a câmera já é o suficiente, assim como softwares capazes de bloquear acesso a contéudos. Outro dia o dono da lan house estava reclamando por eu ter limpado o histórico do ie, que onda!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa medida poderia estar em rigor há muito mais tempo

Apenas os pontos wireless ficarão vulneráveis, pois são redes abertas onde qualquer um pode utilizar sem identificação.

Mas me recuso a aceitar este tipo de iniciativa. Acho invasão de privacidade e o problema deveria ser resolvido de outra forma.

pedir documentos de identificação não é invasão de privacidade...

A ordem e progresso do país depende da colaboração do povo.

Compartilhar este post

Link para o post

O custo de câmera é maior do que exigir um RG.

Agora tem que ver se vai ser levado a sério mesmo, pois uma pessoa pode mostrar o RG de outra sem que a outra saiba, e aí é confusão formada caso haja algum problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, pelo menos, não devo nada. Mas me recuso a aceitar este tipo de iniciativa. Acho invasão de privacidade e o problema deveria ser resolvido de outra forma. Se fosse assim, diversos outros serviços deveria ter a exigência de cadastro, c/ rg por suspeita de alguma atividade ilicita, prevenção. Como disse anteriormente, a câmera já é o suficiente, assim como softwares capazes de bloquear acesso a contéudos. Outro dia o dono da lan house estava reclamando por eu ter limpado o histórico do ie, que onda!

quando você liga pro seu provedor de internet, você tb se recusa a confirmar seus dados?

você se recusa a mostrar sua habilitacao numa blitz?

se você fosse dono de uma lan, você nao iria exigir o cadastro?

fala serio amiguinho

por isso o Brasil nao vai pra frente

as leis estao ai pra preservar a todos, inclusive você, infelizmente

Compartilhar este post

Link para o post

Todo mundo é obrigado a se identificar

Ou será identificado pelo estado numa delegacia de policia

Nao existe este falso moralismo de invasao de privacidade ao utilizar um serviço externo ao seu endereço

E quanto ao ponto levantado pelo hargon quem apresentar identidade alheia e for pego será enquadrado no artigo 299 do codigo penal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Falsidade_ideol%C3%B3gica

Compartilhar este post

Link para o post

Essa medida poderia estar em rigor há muito mais tempo

Apenas os pontos wireless ficarão vulneráveis, pois são redes abertas onde qualquer um pode utilizar sem identificação.

Mas me recuso a aceitar este tipo de iniciativa. Acho invasão de privacidade e o problema deveria ser resolvido de outra forma.

pedir documentos de identificação não é invasão de privacidade...

A ordem e progresso do país depende da colaboração do povo.

De fato, o argumento da invasão de privacidade não se sustenta. Mas não sou favor dessa medida, não quer dizer que todo o progresso vai ser arruinado, mesmo porque este assunto é infimo diante de outros como corrupção e essa conclusão é por demais exorbitante. Diversos outros serviços não pede rg, nem endereço, cadastro e por isso não sou a favor. Isso não quer dizer que vivo a margem da lei e que sou contra a todos os tipos de lei.

As outras inferencias dos posts acima não tem nada a ver. Isso não quer dizer que eu não vou mostrar minha habilitação para um guarda. Em nenhum momento pode se fazer essa inferência com as opiniões que dei, mesmo porque me referi somente ao caso das lan houses, sei que muitas nem ligam para isso e opito por essas. Se eu fosse dono de lan house, já pensei nesta possibilidade, iria seguir a lei, claro. Mas eu tenho o direito de recusar a ir numa lan house que pede endereço e rg, endereço ate q vai dependendo da importância.

Entrar numa lan house para imprimir uma prova de vestibular, ex hipotetico, com urgência. Por favor: Seu endereço, nome completo, rg - VOCÊ É SUSPEITO PARA O ESTADO. Nem se passaram 5 minutos e era para imprimir um documento de internet, mas tem que fazer cadastro por causa da lei que não tá nem ai para estes casos comuns.

Compartilhar este post

Link para o post

A proposta da lei é impedir que lan houses permitam que pessoas sem identificação utilizem a internet.

Se outros serviços nao exigem documentos de identificação, é outro assunto e não vem ao caso. No tempo apropriado serão discutidas reformas.

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é a lan house realizar um cadastro dos usuários, assim se a pessoa voltar futuramente não precisa cadastrar os dados de novo.

Criando um cadastro acaba sendo bom para a lan house, pois para evitar se cadastrar em todas as lan houses da cidade, às pessoas procurarão a lan house em que se cadastraram primeiro.

Provavelmente após aprovar o projeto todas as lan de SP irão andar na linha... nenhum dono de lan house vai querer se responsabilizar por ato dos usuários. Se ele não pede o que é exigido a culpa vai cair é nele que é o responsável.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu tenho o direito de recusar a ir numa lan house que pede endereço e rg, endereço ate q vai dependendo da importância.

nao meu caro, muito pelo contrario

eu nao compro em loja sem passar minha identidade junto com o cartao de credito, sempre esfrego meu RG na cara do vendedor, tb nao sou obrigado, mas evito fraudes, assim como na lan

eu nao iria de forma alguma em uma lan que nao fizer meu cadastro...

o cidadao tem o DEVER de fiscalizar

se a lan nao me cobra identificacao, tb nao cobra do pedofilo, nem do hacker, nem de quem usa a lan pra fazer merd@

mostrar a identidade nao doi nao, fica tranquilo

fiscalizar e ajudar a manter a ordem, nunca foi o forte da nossa sociedade, mas um dia, nao muito longe, isso vai mudar

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo plenamente com o que foi postado no ultimo post pelo desisto

É muito facil reclamar do que fazem mas se voce nao faz nada para ajudar ou sugere melhorias nao tem muita razao de reclamar posteriormente

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Mário http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

mas se voce nao faz nada para ajudar ou sugere melhorias nao tem muita razao de reclamar posteriormente

essas palavras passaram exatamente em minha cabeca, mas acabei nao escrevendo :)

nao adianta de nada a gente reclamar que o padeiro vendeu um pao a menos, que o cara da loja mandou uma blusa rasgada, e no fim das contas a gente deixa passar coisas tao simples que sao de peso maior

é como se diz

"mantenha-se na ordem e tenha a vantagem de poder reclamar sempre"

se for seguir à risca, omissao tb é crime

o cidadao tem o dever de fiscalizar, e caso se omita, pratica omissao, passivel de pena

pra mim, o X da questao nao é denunciar pq é 'obrigado', e sim em saber que estou ajudando em alguma coisa

força e honra

abracos

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.