Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Brasil tem o único laboratório do Hemisfério Sul que pesquisa nanoestr

Recommended Posts

Brasil tem o único laboratório do Hemisfério Sul que pesquisa nanoestruturas

 

Guido Orlando Jr.

 

Imagem Postada

 

Você já ouviu falar de Luz Síncrotron? Provavelmente não. Ela é a base do LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron), que fica em Campinas e funciona desde 1997, financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.

 

Para ficar um pouco mais fácil de entender, a luz síncrotron é uma intensa radiação eletromagnética produzida por elétrons de alta energia num acelerador de partículas e abrange uma ampla faixa do espectro eletromagnético: Raios-X, Luz Ultravioleta e Infravermelha, além da luz visível, que sensibiliza o olho humano. É com esse conjunto de luzes que cientistas brasileiros descobrem novas propriedades físicas, químicas e biológicas existentes em átomos e moléculas, que são os componentes básicos de todos os materiais e que servem para o desenvolvimento de novos semicondutores, nanotecnologia e até estudos sobre a cura de certos tipos de câncer.

 

Segundo informações constantes no site do laboratório, "pesquisas realizadas no LNLS são os passos iniciais que podem levar ao desenvolvimento de novos materiais de alto desempenho - mais econômicos e menos nocivos ao ambiente - e a novos conhecimentos sobre materiais biológicos, como as proteínas, que irão propiciar mais adiante o surgimento de soluções para problemas de saúde. "

 

Aplicações práticas e dimensões

 

Segundo Nilson Zankim, pesquisador do centro de biologia estrutural molecular do LNLS, "é possível analizar uma gama bastante ampla de materiais, como por exemplo ligas metálicas, semicondutores, metais pesados em poluentes em amostras do meio ambiente e "enxergar" estruturas tridimensionais - ou atômicas - em proteínas e dessa forma entender seu mecanismo molecular", afirma o cientista.

 

O objetivo do laboratório é "dar o pontapé inicial" ao fazer pesquisa básica para qualquer tecnologia de ponta, a fim de fornecer informações primárias para o desenvolvimento, desde nanotecnologia até a busca para cura de um tipo de câncer infantil, por exemplo.

 

As dimensões do acelerador de partículas são consideráveis: o perímetro do anel de armazenamento de elétron mede 93m, a chamada linha de transporte 18m, o acelerador de linear de elétrons também 18m e o diâmetro do anel, 30m.

 

Veja o diagrama abaixo:

 

Imagem Postada

 

Localizado na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, está a aproximadamente 100 quilômetros da capital paulista e ocupa uma área total de 380 mil metros quadrados. É uma das instituições do Pólo II de Alta Tecnologia de Campinas, região em que estão a UNICAMP, PUC-Campinas, Fundação CPqD e está aberto para qualquer cientista barasileiro ou do exterior, que podem enviar projetos para serem submetidos à avaliação de viabilidade de estudo.

 

Clique aqui para ir ao site do LNLS e conhecer mais sobre esse laboratório, que é um dos 14 existentes no mundo e único no Hemisfério Sul.

 

Fonte: http://voit.uol.com.br/web/pagina.aspx?IDPagina=570

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nossa que bacana isso.

 

ADORO tecnologia de ponta.

 

E o BR na frente melhor ainda

 

heheheh

 

nossos brasileiros são melhores que os outros

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é um dos que possuem esta tecnologia

 

muito bom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.