Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Giovani

Governo do Amazonas anuncia projeto de internet sem fio

Recommended Posts

Por Tatiane Seoane, repórter do Computerworld

São Paulo - Acesso à rede pública possibilitará a gestão e decisões seguras dos recursos públicos. Sinais serão transmitidos via Wi-Fi ou WiMax.

 

O governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB/AM), divulgou projeto para distribuir acesso à internet sem fio de internet para os 61 municípios da região, com exceção da capital Manaus.

 

A infra-estrutura do projeto, avaliado em 51 milhões de reais, será da Hughes. A iniciativa é parte do Amazonas Digital, que visa a levar conectividade e integração entre as cidades do interior do Estado e a capital Manaus.

 

A primeira fase, prevista para ser concluída até meados de 2009, vai atender 15 regiões. Até o fim de 2008, quatro cidades já contarão com acesso livre à internet.

 

Para isso, a Hughes vai instalar antenas e torres de recebimento de sinais de WiFi ou WiMax. A expectativa do governo do Estado é concluir todo o projeto até o inicio de 2010.

 

De acordo com o Braga, a infra-estrutura dos telecentros que receberão estes sinais conta com um centro de mídia em Manaus, enquanto as escolas públicas possuem antenas para receber o acesso e receptores para direcioná-los às salas de aula.

 

Braga afirma que o acesso à rede pública aberta para todos possibilitará a gestão e decisões seguras dos recursos públicos. “O Amazonas tem o tamanho de um país, a conexão à web facilitará a comunicação entre delegacias, hospitais e escolas”, explica do governador do Estado.

 

Inclusão digital por meio da educação

Em um outro projeto, chamado de “Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica”, o governo do Amazonas possibilita, atualmente, que 17 mil estudantes tenham aulas em salas de aula virtuais.

 

Com capacidade de banda de internet de 2 megas a 4 megas e 406 pontos de rede, cerca de 700 comunidades do interior do Estado contam com a tecnologia para levar educação às regiões mais isoladas.

 

Estas salas de aula, segundo o governo do Estado, contam com webcams, microfones, TV LCD, além das antenas e receptores.

 

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/11/...ternet-sem-fio/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Otima iniciativa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.