Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

CristoferMartins

Interpretador de linguagem numa programa feito no Delphi !

Recommended Posts

bom eu estou criando um programa e gostaria de uma interface simples , e um interpletador de linguagem no programa iria resolver bastante,pois era so eu botar um codigo em pascal num edit1 e o delphi executaria esse codigo como fosse uma procedure ou function.

eu ja vi isso e isso se chama interpretador de linguagem,nao quero recriar a linguagem ou algo assim,so quero que o delphi entenda oque ta no edit1 .

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Cristofer...

O que você está querendo é um "Interpretador de Pascal"?

Já teve oportunidade de conhecer MWBasic, QuickBasic, TRS80Basic, dBase2, dBaseIIIPlus, FoxBase?

Exemplo, na mesma sequência, em xBasic:

>_ PRINT 5*5 (enter)

25

Exemplo, na mesma sequência, nos xBase:

.? 5*5 (enter)

25

Então... há um bom tempo atrás, os computadores vinham com um interpretador da linguagem Basic... e os SGBD como os dBase2, dBaseIIIPlus, FoxBase tinham também um interpretador... e até a linguagem Clipper permitia que se fizesse a execução do conteúdo de uma variável string - chamado macro-substituição - o que permita, de certa forma, a criação de um "interpretador" Clipper...

Porém, nunca (pelo menos que eu me lembre) foi feito um "interpretador" de Pascal... aliás, de todos os "Turbos" da Borland com os quais trabalhei (Turbo Pascal, Turbo C, Turbo Basic, que eu me lembro), nenhum tinha um interpretador na forma como você gostaria... isso porque a estrutura da programação e a imensa capacidade de procedures, funções, objetos, etc. etc., possível, meio que invibializaria a criação de um "bom interpretador"...

No entanto, uma boa pista para você criar um "intepretador" seria pesquisar sobre os recursos disponibilizados pelos interpretadores antigos, para você conseguir definir bem as capacidades do seu interpretador...

Ok?

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.