Teodorico 0 Denunciar post Postado Março 16, 2004 ACESSANDO ITENS EM BIBLIOTECAS COMPARTILHADAS O Flash 5 adicionou um novo e estimulante recurso para gerenciamento de recursos em filmes de Flash: a capacidade de vincular símbolos, sons, mapas de bit e símbolos d efonte dentro de arquivos SWF externos a outros filmes de Flash utilizados em site Web. Esses arquivos SWF externos, chamados bibliotecas compartilhadas, são diferentes dos arquivos SWF carregados. O Flash MX conginua a expandir o potencial das bibliotecas compartilhadas e melhorou a interface e as caixas de diálogo utilizadas para cirar itens compartilhados. O principal benefício da utilização de um arquivo SWF de biblioteca compartilhada é que o download precisa ser feito apenas uma vez, mesmo que vários outros filmes de Flash possam precisar acessar o mesmo elemento. Por exemplo, se você quiser utilizar Blur Medium como uma fonte incorporada para vários filmes de Flash (arquivos SWF), precisa incorporar a fonte para cada filme. Uma fonte pode consumir facilmente mais de 30 K em cada filme. Multiplique isso por 10 ou 20 arquivos do site Web que utilizam a fonte e você talvez esteja desperdiçando uma grande quantidade de bytes somente com o uso da fonte. Em vez disso, se você adicionasse um símbolo de fonte para um arquivo SWF de biblioteca compartilhada e utilizasse esse recurso compartilhado para todos os filmes de Flash, precisaria fazer o download da fonte somente uma vez, mesmo que ela seja utilizada por vários filmes. Um arquivo de biblioteca compartilhada SWA não carrega em um nível nem uma localização de instância de clipe de filme. Em vez disso, você configura a biblioteca de um filme de Flash (um arquivo FLA) com recursos que deseja utilizar em outros filmes de Flash. Esse documento é a base do arquivo de biblioteca compartilhada SWF. Depois de atribuir um identificador para cada recurso na biblioteca, você salva o documento do Flash, publica um filme de Flash (arquivo SWF) a partir dele e fecha o documento do Flash. Então, abre outro documento de Flash (arquivo FLA) e, utilizando File > Open as Shared Library, abre o documento de Flash (arquivo FLA) de biblioteca compartilhada. A janela Library abrirá (em um estado cinza desativado) e você pode arrastar e soltar recursos para o novo arquivo de filme de Flash. Nota: Mesmo que os recursos estejam vinculados para o arquivo SWF de biblioteca compartilhada externa, o documento do Flash (arquivo FLA) realmente armazenará cópias dos recursos. Entretanto, eles não serão exportados para o filme de Flash que é publicado. Depois que você estabeleceu um arquivo de biblioteca compartilhada, quaisquer alterações para o conteúdo real do documento (arquivo FLA) e do filme (arquivo SWF) do Flash da biblioteca compartilhada será propagado para qualquer filme de Flash que utiliza os recursos compartilhados. Cuidado: Recomenda-se que você utilize apenas elementeos pequenos (baixo tamanho em bytes) nas bibliotecas compartilhadas, para assegurar que elas sejam descarregadas e disponíveis para filmes de Flash que as utiliza. Como com qualquer pordução Web, certifique-se de testar antecipadamente e com freqüência antes de desenvolver todo o projeto. CONFIGURANDO UM ARQUIVO DE BIBLIOTECA COMPARTILHADA Para compartilhar recursos entre vários filmes de Flash, você precisa estabelecer um arquivo (ou arquivos) de biblioteca compartilhada que esteja disponível para outros arquivos de filme de Flash. Para criar um arquivo de biblioteca compartilhada, siga estes passos: 1. Crie um novo documento de Flash (Ctrl + N). 2. Para colocar trabalho artístico do Flash na biblioteca, desenhe as formas e ooutros elementos (textos, linhas, gradientes e assim por diante). Selecione o desenho e escolha Insert > Convert to Symbol (F8). Na caixa de diálogo Convert to Symbol, escolha um tipo de símbolo (por exemplo, Graphic, Button ou Movie Clip) que seja mais apropriado para a natureza do seu trabalho artístico. O Flash MX também permite que você defina os parâmetros de exportação diretamente nessa caixa de diálogo. Clique no botão Advanced; e nas opções estendidas, selecione Export for runtime sharing. Especifique um nome de identificador de vinculação e digite o URL absoluto ou relativo para o arquivo SWF compartilhado no campo de URL. Esse URL simplesmente deve ser o caminho para esse filme de Flash no servidor Web, como http://www.academiadexadrez.com/arquivos/bibComp.swf. Alternativamente, se souber que todos os filmes de Flash serão armazenados na mesma pasta do servidor Web, você pode simplesmente digitar o nome do arquivo SWF (tomando o nosso exemplo, sem o http://www.academiadexadrez.com/arquivos/). 3. Para colocar mapas de bits e sons na biblioteca, importe os arquivo-fonte que normalmente improtaria, utilizando File > Import (Ctrl + R) ou File > Import to Library. 4. Exclua todo trabalho artístico que colocou no stage. Todos os recursos que deseja compartilhar devem estar na biblioteca. 5. Para colocar uma fonte inteira (ou face de tipos) na biblioteca, abra o painel Library e escolha New Font no menu de opções localizado no canto direito superior do painel Library. Na caixa de diálogo Font Symbol Properties, digite um nome de referência para a fonte, escolha a tipologia no menu Font e selecione um falso estilo (Bold ou Italic) a ser aplicado (opcional). Dê a cada fonte embutida um nome descritivo que indique sua funcionalidade dentro do filme de Flash. Exemplo: Name: menuFont Font: Copperplate Gothic Bold Style: __ Bold __ Italic ATRIBUINDO NOMES A RECURSOS Depois que colocou cada recurso na biblioteca do documento de Flash (arquivo FLA) inicial (starter), você precisará atribuir um identificador único para cada recurso. 1. Selecione o símbolo, mapa de bits, som e fonte na biblioteca. Clique com o botão direito do mouse no recurso selecionado e escolha Linkage. Como alternativa, você pode selecionar o item e escolher Linkage no menu de opções da biblioteca. 2. Na caixa de diálogo Linkage Properties, escolha a opção Export for runtime sharing for the Linkage. Isso força o recurso a ser exportado com o arquivo SWF publicado. Então, digite um nome único no campo Identifier. No campo de URL, insira a localização final pretendida do arquivo SWF que você publicará a partir desse deocumento do Flash. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo. Obs.: Cada recurso na biblioteca do documento de biblioteca compartilhada precisa de um nome exclusivo. 3. Repita os Passos 1 e 2 para cada recurso na biblioteca. ESPECIFICANDO A LCOALIZAÇÃO DA BIBLIOTECA COMPARTILHADA Uma configuração necessária para cada recurso do documento da biblioteca compartilhada é o caminho absoluto ou relativo (como um URL) para o SWF da biblioteca compartilhada no servidor Web. Para alterar o URL de todos os recursos do documento atual da biblioteca compartilhada, siga estes passos: 1. No menu de opções do painel Library, escolha Shared Library Properties. 2. No campo de URL, digite a localização do arquivo SWF de biblioteca compartilhada (ou onde pretende publicá-lo na Web). Essa localização será anexada ao identificador de cada recurso compartilhado nos filmes que utilizam o recurso Cuidado: Certifique-se de especificar esse URL antes de começar a utilizar o documento de biblioteca compartilhada (arquivo FLA) com outros documentos de Flash (arquivos FLA). A localização de URL é armazenada dentro de cada documento que utiliza o arquivo SWF de biblioteca compartilhada e nào atualizará se você decidir alterar o URL mais tarde no arquivo FLA de biblioteca compartilhada. PUBLICANDO O ARQUIVO DE FILME DA BIBLIOTECA COMPARTILHADA Depois que os identificadores foram atribuídos aos recursos do documento do Flash e o URL da biblioteca compartilhada foi configurado, você precisa publicar um arquivo SWF do documento do Flash. 1. Salve o documento do Flash (arquivo FLA). Utilize um nome descritivo que notifique outros membros da equipe de produção Web que esse é um arquivo de biblioteca compartilhada como sharedLib.fla. 2. Publique o filem de Flash com oum arquivo SWF. Nenhum outro formato de publicação é necessário. No Publish Settings (File > Publish Settings), selecione somente o formato do Flash na guia Format. Clique em OK. Escolha File > Publish para criar um arquivo SWF a partir do documento. 3. Feche o documento do Flash. VINCULANDO A RECURSOS DE OUTROS FILMES Depois que o arquivo SWF de biblioteca compartilhada for publicado, você pode utilizar os recursos compartilhados em outros filmes de Flash. 1. Crie um novo documento de Flash ou abra um existente. 2. Utilizando o comando File > Open as Library, pesquise a pasta onde o documento do Flash de biblioteca compartilhada (arquivo FLA) foi salvo. Para propósitos de teste, você deve manter esse documento na mesma pasta dos outros documentos do Flash que o compartilham. Selecione o arquivo FLA de biblioteca compartilhada e clique em Open. Um painel Library separado indisponível para o arquivo FLA de biblioteca compartilhada se abrirá no ambiente de autoria do Flash MX. 3. Arraste o(s) recurso(s) que deseja utilizar para a biblioteca do novo documento de Flash ou para o Stage. Apesar de o Flash MX copiar o conteúdo de cada recurso compartilhado, o recurso será carregado a partir do arquivo separado SWF de biblioteca compartilhada. 4. Para ver se um recurso é nativo ao filme de Flash ou provém de um arquivo SWF de biblioteca compartilhada, clique com o botão direito do mouse no símbolo ou recurso na biblioteca. Selecione Linkage no menu de contexto. A caixa de diálogo Linkage Properties indicará se o símbolo (ou recurso) será importado de um arquivo SWF externo de biblioteca compartilhada. Quando tiver terminado de arrastar os recursos do arquivo de biblioteca compartilhada, feche o painel Library. Quando publicar o(s) novo(s) filme(s) do Flash que utiliza(m) o arquivo SWF de biblioteca compartilhada, certifique-se de colocar todos os arquivos no servidor Web para teste ao vivo. Se você utilizou localizações de URL relativa para o(s) arquivo(s) SWF da biblioteca compartilhada, certifique-se de que os arquivos serão armazenados nos diretórios adequados do servidor Web. ATUALIZANDO RECURSOS COMPARTILHADOS O Flash MX adicionou uma atualização para recursos que foram importados de um documento da biblioteca compartilhada. Para examinar quais recursos do documento atual foram importados, expanda a largura do painel Library para visualizar a coluna Linkage. Se alterou o conteúdo de um recurso em um documento da biblioteca compartilhada (arquivo FLA) e publicou o novo arquivo SWF, você pode optar por atualizar os recursos de referência em outros documentos do Flash que utilizam os recursos compartilhados. Vamos examinar o processo completo da atualização de um recurso da biblioteca compartilhada. 1. Abra o documento da biblioteca compartilhada (arquivo FLA). 2. Abra o painel Library e edite o recurso compartilhado que deseja atualizar. Por exemplo, se precisar alterar o desenho para um símbolo de clipe de filme, dê um clique duplo no símbolo e edite o conteúdo do símbolo. 3. Quando terminar de editar o recurso, salve o documento do Flash e publique um filme de Flash. Feche o documento da biblioteca compartilhada. 4. Abra um documento do Flash que utilize um recurso da biblioteca compartilhada. 5. Abra o painel Library do documento. Você observará que quaisquer elementos alterados ainda aparecerão como apareciam antes da atualizaçào ocorrer. Selecione o recurso que foi alterado no documento da biblioteca compartilhada e escolha Update no menu de contexto. A caixa de diálogo Update Library Items aparecerá. Marque a caixa de seleção ao lado do nome do recurso que deseja atualizar e então clique no botão Update. Você também pode selecionar vários itens no painel Library e escolher Update no menu de opções para atualizar vários itens de uma vez. (Fonte: Flash MX - A Bíblia, Editora Campus, Reinhardt & Dowd) ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites